O que é a potência e o que é o binário?????

Boa tarde Ibizianos,

Enquanto fazía uma pesquisa, acabei por descobrir uns pdf, que exclarecem muito bem, esta história de Potência e Binário.

Aqui fica parte desse texto sobre potência e binário:

"Ora aqui está uma matéria que tem sido objecto de muitos equívocos.
Muitas pessoas ficam confusas quando se trata de interpretar a importância do binário e potência num motor de automóvel. Vamos lá então ...

Potência

O conceito físico de potência relaciona o trabalho com a unidade de tempo.
OK, já percebi, ficou na mesma ... confuso! Mas é simples se dermos um exemplo:
Vamos imaginar que está a tirar água de um poço. O acto de lançar o balde, enchê-lo e trazê-lo para cima, representa uma tarefa a que vulgarmente designamos de trabalho.
Vamos partir do princípio que realiza esta tarefa em 2 minutos. Se, com a prática, for capaz de realizar esta mesma tarefa em 1 minuto, concluímos que conseguiu realizar esta tarefa/trabalho em menos tempo (neste caso em metade do tempo).



Como o conceito de potência é extraído da relação entre um determinado trabalho e o tempo que levamos a fazê-lo, quando o mesmo trabalho é realizado em menos tempo, quer dizer que foi aumentada a potência de quem o realizou. No caso anterior, quando o balde é enchido em metade do tempo, podemos concluir que aumentou a potência para o dobro.
Mas, para puxar o balde para cima com a água no seu interior, independentemente do tempo que levamos a fazê-lo (da potência com que realizamos esse trabalho), é necessário ter força para o puxar. Esta capacidade de ter força para o puxar representa o conceito de binário.
Vamos imaginar que quem tira o balde é um rapaz muito magrinho e "enfezadinho" com um metro e meio de altura. Ao fim de pouco tempo o rapazinho tem de ir lanchar porque o esforço que desenvolve é grande para a sua capacidade física. Partamos do princípio que ele teve de lanchar 2 pregos e 2 imperiais.
Agora vamos entregar o trabalho a um "matulão" tipo "armário" com dois metros de altura cheio de força de braços. Vamos também partir do princípio que ele realiza este trabalho no mesmo tempo (potência igual que o seu colega anterior (apesar de ter um tamanho /"cilindrada" superior). Ao fim de algum tempo vai lanchar e come 3 pregos e bebe 3 imperiais.
Aparentemente, o consumo (lanche) deste novo trabalhador parece ser maior.
Mas...

Vamos analisar:
Altura do "enfezado" - 1,5 metros
Altura do "armário" - 2 metros
Consumo do "enfezado" - 2 pregos + 2 imperiais= 2 lanches
Consumo do "armário" - 3 pregos + 3 imperiais= 3 lanches

Consumo específico do "enfezado" - 2 lanches/1,5 metros = 1,333 lanches por metro

Consumo específico do "armário" - 3 lanches/2 metros = 1,5 lanches por metro




A primeira conclusão a tirar daqui é que o "armário", que até tinha fama de consumir muito, afinal, coitado, até não consome quase nada mais. A razão pela qual isto acontece é porque o "armário" tem mais binário (força= para puxar o balde para cima, realizando esta tarefa mais facilmente.

Resumindo:
A potência é a capacidade de realizar um trabalho em determinado tempo. Se levarmos menos tempo, quer dizer que somos mais potentes (ex: atingir em poucos segundos uma determinada velocidade).
O binário, de uma forma simplista, representa a força do motor (ex: vencer declives com facilidade).
Num motor de automóvel é tão importante ter uma coisa como ter a outra. De uma forma pouco tecnicista (mais prática), podemos fazer a seguinte associação: a potência indicia as performances puras (velocidade máxima / aceleração 0 - 100 Km/h) e o binário a capacidade de acelerar (80 - 100, 100 -120, etc...) - as denominadas retomas de velocidade.
A unidade que representa a potência em qualquer motor é o Quilowatt ou Cavalo. E a unidade que representa o binário é o Kg x metro ou Newton x metro (Kgm ou Nm).
O consumo específico é-nos dado pela relação grama/Quilowatt/hora ou litro/Quilowatt/hora.




O que é que isto quer dizer?
Consideremos dois motores:

Primeiro: 10 Quilowatt de potência 2 litros de consumo ao fim de 1 hora, Consumo específico - 2/10 = 0,2 Litros por cada Quilowatt em 1 hora

Segundo: 20 Quilowatt de potência
4 litros de consumo ao fim de 1 hora
Consumo específico - 4/20 = 0,2 Litros por cada Quilowatt em 1 hora

Afinal, estes motores, apesar de potências diferentes têm o mesmo consumo específico. Eu sei que, ao fim de algum tempo ou quilómetros percorridos, o consumo absoluto em litros de combustível do segundo motor é maior. Tudo bem, só que não posso esquecer-me que ao utilizar o motor com mais cavalos tenho também muito mais performance. E se eu tenho mais performance vou abusar mais do andamento e, logo, consumir mais litros de combustível. No entanto, muitas vezes, se utilizar os dois motores em exacta igualdade de circunstâncias, muito provavelmente, eles não farão grande diferença nos litros consumidos em determinado tempo ou em determinada distância percorrida.
Então, a grande conclusão a tirar daqui é que nem sempre se pode assumir que um motor mais potente tem de consumir muito mais. Por outro lado, se um motor de automóvel tiver um binário elevado, consegue aumentar a sua performance e consumir muito menos. Melhor ainda se o binário do motor se mantiver elevado ao longo das rotações - um binário que decresce pouco ao longo
das rotações do motor denomina-se, na gíria, por binário aplanado porque a sua representação gráfica é uma curva muito constante e plana.




Binário


Fisicamente, o que é isso do binário ?
Em termos físicos, binário é o resultado da multiplicação de uma força pela distância a que está o ponto de aplicação dessa mesma força.
Pois, pois, já percebi. Está na mesma ... não é? Então vamos lá ver um exemplo:
Vai na estrada e tem um furo. Fica todo aborrecido. Abre a mala do carro para tirar os apetrechos e, quando pega na chave de rodas, qual não é o seu espanto que repara que ela é muito pequenina.
Aplica a chave nas porcas da roda que quer mudar e ...Humm! Humm! Bfuuuu... Bom! Ai o diabo ? Mais uma tentativa: Humm! Humm! Humm! Hummgerehhhhhhh!
Aaauuuuu! Bolas que já dei um "jeito" às costas.
Pensamento: Vou experimentar com o pé ... Humm! Humm! Humm! Hummgerehhhhhhh!

E nada !!!



Os outros carros passam na estrada e vêem um indivíduo a dar pulos enormes ao lado do carro e pensam: "Passou-se!"
Porque é que será que isto lhe está a acontecer ? De repente, um automobilista caridoso pára para o ajudar e tira da mala do carro uma chave de rodas enorme.
E, finalmente, agarra nessa chave e as porcas da roda que quer mudar rodam sem esforço nenhum.
Porquê, porquê, porquê ??? Será que ficou com mais força, assim de repente ...?Claro que não!
A questão é que, a mesma força (a sua força), foi aplicada mais longe da porca da roda que quer mudar. A força feita foi precisamente a mesma, mas aumentou a distância.

Exemplo:

Com a sua chave de rodas:
Força - 4 Kg
Distância -15cm = 0,15m(comprimento da chave)
Binário - 4Kg x 0,15 = 0,6 Quilograma x metro = 0,6 Kgm

Com a chave de rodas do outro automobilista:
Força - 4 Kg
Distância - 45 cm = 0,45m(comprimento da chave)
Binário - 4Kg x 0,45 = 1,8 Quilograma x metro = 1,8 Kgm

Binário 1 - 0,6 kgm
Binário 2 - 1,8 Kgm

Diferença - o binário 2 é três vezes superior ao binário 1 porque a distância é também 3 vezes superior.



Para que possa evitar equívocos na leitura e comparação de produtos através dos respectivos catálogos de comercialização, deixo aqui uma simples indicação do sistema de unidades.

Forma mais habitual de representar a potência:
CV - cavalo
KW - Quilowatt

... como diriam os americanos do Laurodérmio -Quiloquê ? ...
Ora, 1 cavalo equivale a cerca de 736 Watt

Se tivermos um veículo com um motor de 60 KW, para sabermos quantos cavalos debita temos de calcular da seguinte forma:

60 KW = 60.000 Watt

1 CV ----------- 736 Watt
X CV ------- 60.000 Watt

X = (60.000 W x 1 Cv):736 W = 60.000:736 = 81,521 Cv = +/- 82 Cv

Agora ao contrário:

Um veículo com 82 CV

1 CV ------------ 736 Watt
82 CV -------------- X Watt

X = (82 x 736):1 = 60.352 Watt = 60,352 KW = +/- 60 KW

Resumindo:

Para passar de KW para CV, transforma-se os KW em Watt e divide-se por 736.
Para passar de CV para KW, multiplicam-se os cavalos por 736 e ao resultado obtido coloca-se uma vírgula 3 casas para trás, obtendo-se o valor em KW.
Quando comparar 2 veículos que apresentem sistemas de unidades diferentes, não esqueça de converter o sistema de unidade de medição de um deles, de modo a poder compará-los correctamente.
Caso contrário, vai ficar erradamente convencido que um deles é muito menos potente que o outro, devido à diferença de apresentação dos valores de medição.
Forma mais habitual de representar o binário:

Kg x metro = Kgm
Newton x metro = Nm

Para converter Kgm em Nm, multiplique por 9,8.
Para converter Nm em Kgm, divida por 9,8.


Exemplo:

Um veículo atinge 180 Nm de binário 180 Nm a dividir por 9,8 = 180:9,8 = 18,36 Kgm

Agora ao contrário:
Um veículo atinge 18,36 Kgm de binário 18,36 a multiplicar por 9,8 =18,36 x 9,8 = 179,928 Nm = +/- 180 Nm"


Elucidados??? Melhor é impossivel


fonte: Motor Consult

Neste site podem encontrar mais alguma informação (de mecânica automóvel), acerca turbos, variadores de fase (vtec, vvti, vanus), transmissão, direcção, suspensão, chassis, aerodinânica, etc, etc.
 
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Mais um texto sobre Binário e Potência, que li num outro Forum

“Esta é a história de um Binário que tinha por hábito esconder-se nos entre-folhos da Cambota, algures na fronteira entre a Biela e o Volante do Motor...

Mal amado e muitas vezes incompreendido, o Binário refugiava-se amarguradamente nos cantos mais recônditos fazendo os possíveis por passar despercebido.



Certo dia recebeu um postal da dona Potência:



"Querido Binário,



Desde que partiste o meu coração ficou vazio.

Não mais preencheste com a tua virilidade e poder a minha performance desportiva.

Apesar da companhia da Biela, do Moente da Cambota, do Veio de Excêntricos à Cabeça, do Volante do Motor e do Pistão, a vida sem ti não é a mesma coisa. Sinto-me... Impotente!

Quando nos abandonaste éramos uma família perfeita. Sem o teu vigor arrastamo-nos agora por becos e vielas.

Inexoravelmente, a cada dia que passa estamos mais próximos de um ferro velho qualquer.

Não pudemos mais viver sem ti.

Volta Binário que estás perdoado.



Com muito óleo semi-sintético API SJ,

Desta tua Pitonisa,

Potência"



Ao ler estas linhas a lágrimas lubrificantes SAE 5W40 escorreram-lhe pela testa acima. O texto havia-o tocado profundamente e começava agora a sentir um novo vigor vectorial. Tinha de regressar rapidamente. Mas havia um problema. Quando o Binário se foi nunca pensou em voltar. Como certamente entendem, perder o Binário é simples, mas recuperá-lo pode ser dramático.



Nada de pânico, pensou ele. Resolveu tentar entrar pelo Sistema de Escape mas logo reconsiderou ao imaginar a traição que iria fazer à Potência ao penetrar a senhora Panela de Escape.



Outra hipótese válida era cruzar o Filtro de Ar, prosseguindo pelo colector de admissão... Havia passado algum tempo e com a evolução técnica, podiam os Carburadores, seus velhos amigos, ter sido substituídos por Injectores... Era arriscado. Nunca se pode confiar em Injectores. Quando menos se espera, não obedecem ao dono, ou pior... Quem não levou já uma injecção para saber o que custa?



Outra hipótese era liquefazer-se, misturar-se com um líquido aromático de 98 Octanas e entrar através do Depósito. O Tampão até dava um jeitinho... Mas mais uma vez esmoreceu... Não era uma caminho muito diferente. No percurso podia encontrar na mesma os Injectores e voltava a ter problemas.



Restava uma última solução... Era algo arriscada, mas o prémio final valia o esforço. Se tudo corresse bem, no final do dia estaria ao lado da sua amada, dona Potência.

O plano era imperfeito mas à falta de melhor não restava outra alternativa.

Mascarou-se de SLICK50 e imiscuiu-se num bidão que continha Óleo de Motor API SJ - 10W40. Aquele líquido viscoso dourado fazia-o sorrir.

Impulsionado pela Bomba de Óleo do Motor, imaginava-se já a percorrer as entranhas da Cambota, a desvairar a Biela, a besuntar o Pistão, escorrendo pelos Segmentos de Lubrificação e regressando aquecido, com a ajuda dos Segmentos Raspadores, ao Carter onde estaria novamente chapinhando junto da sua "Potência". Que visão maravilhosa!

Só havia um pequeno problema. Primeiro tinha de ir ao Bujão... Ir era uma força de expressão. Tratava-se de convencer o Bujão a deixar verter o Óleo Queimado que havia perdido toda a sua vaidade e apresentava-se agora sem ânimo para cumprir a missão.

Além do Bujão tinha de convencer também o Carter. Nenhum Carter que se preze aceitaria de boa vontade que lhe "fossem" ao Bujão!

Afinal não foi assim tão difícil pois até o Carter já ansiava por uma revisão periódica.



Mudado o Filtro de Óleo, retirado o Tampão enroscado na Tampa das Válvulas, o Binário escorregou por entre as Molas, saudando o Veio de Excêntricos, que com a idade estava cada vez menos excêntrico, descendo pelas condutas do Bloco até ao Carter que por esta altura já tinha o Bujão enroscado, hermeticamente fechado por uma Anilha de cobre!

A gravidade havia cumprido a sua missão e estava agora muito perto da sua amada Potência.

O motard aproximou-se da sua montada, colocando a Chave no Canhão e premindo o Botão da Ignição. O Binário sentiu um suave murmurar acompanhado de um leve estremecer da Cambota, impelida pelo Volante do Motor que roçava sofregamente no Bendix do Motor de Arranque.

A rotação aumentou... O Binário sentiu-se puxado. O som era agora inebriante. Pleno de Binário o motociclo arrancou em 3ª por inexperiência do seu condutor. Mas não lhe faltava Binário. Nem isso foi suficiente para o Motor ir abaixo.

4ª, 5ª, 6ª... Sentia-se agora a Potência a vibrar... Havia finalmente reencontrado o seu Binário e respiravam agora os dois ofegantes num êxtase contínuo.

A Embraiagem deslizava, os Carretos da Caixa rodavam desvairadamente, o Pinhão de Ataque provocava intencionalmente a Cremalheira roçando-se avidamente na Corrente. A Cremalheira refugiava-se na Jante traseira que por sua vez se libertava daquele excesso de energia através do Pneu de Borracha e Sílica Gel! 100, 200, 300 km/h... Loucura!



Tudo correu bem até um dia...



Batiam, leve, levemente, como quem chama por mim...



Não, não era a Brigada de Trânsito a mandar parar... “

ehehehe muito giro, não??? :finga:

Many cumps
 
Excelente topico sim sr.

Houvesse mais iniciativas destas e este forum era um mundo automovel.
 
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