Nova Vítima dos Rolamentos da Caixa de Velocidades

Olá a todos,

Infelizmente, o meu Natal chegou mais cedo!

O meu Seat Ibiza (1200 cc, 70 cv a gasolina) de 2008, com apenas 55.000 Km, tem rolamentos estragados na caixa de velocidades...enfim...uma situação absolutamente vergonhosa e inacreditável! Principalmente se considerarmos que sou eu o único condutor e a caixa de velocidades por ter um manuseamento tão agradável, é quase impensável sequer acreditar que esta possa ser indevidamente manuseada! Garantidamente, posso afirmar com 100% de certeza que, no caso particular do meu Ibiza, a caixa nunca foi mal manuseada!

Tenho um orçamento "estimado" num mecânico de confiança, que ronda os 600 € para a reparação, o que inclui: remover a caixa, desmontar a caixa toda, substituir rolamentos e voltar a montar tudo...

A concessionária SEAT nem sequer se atreve a avançar com um valor inicial para o orçamento...dizem que só desmontando...(devem achar que eu sou tolo)...depois fico eu preso aos valores que eles quiserem faturar!!!!!! :shock:

Resumindo, gostaria de obter opiniões para as seguintes questões:

1) Alguém já teve um problema igual com tão pouca quilometragem? (volto a recordar que o meu carro tem apenas 55.000 Km)

2) Fizeram a reparação da caixa, ou optaram pela troca por outra caixa? Caixa nova ou recondicionada?

3) Fizeram a intervenção de reparação numa concessionária da marca ou num mecânico de confiança? Trocaram os rolamentos todos de uma só vez, ou apenas trocaram aqueles que estavam já defeituosos?

4) Quanto pagaram pela intervenção?

5) Há quantos quilometros fizeram a reparação? A reparação resolveu bem o problema? Continua tudo bem, ou a caixa começa já a dar sinais de que poderá voltar a acontecer?

6) Na Vossa opinião vale a pena reparar este problema ou o melhor é entregar este carro à retoma e trocar por outro?

Desde já agradeço toda e qualquer resposta!
 
O que diz a SEAT sobre isso?
Ou lavam as mãos mais uma vez?

Enviei um email a reclamar para a SEAT Portugal mas não tenho qualquer esperança de que venham a assumir o que quer que seja, porque depois de acabar o período de garantia nunca mais lá fui, mas posso garantir que o plano de manutenção foi cumprido na íntegra, com revisões a tempo e horas, óleos com as normas certas, e tudo o mais. Coincidência ou não, o carro nunca teve um único problema de mecânica, até que esta "bomba" acabou por rebentar nas minhas mãos...

Na concessionária SEAT tive uma conversa muito "interessante" porque quando os confrontei com qual seria a explicação de um carro com 55.000 km ficar com problemas de caixa, responderam-me sempre com frases lacónicas como: "São mecânicas Senhor!" e "Acontece com todas as marcas"

Como eu já disse anteriormente, eles na concessionária SEAT não quiseram assumir nenhum valor estimado para a reparação, mas esclareceram-me logo que eu ficaria sem carro durante 15 dias, porque os rolamentos da caixa "não são peças de desgaste, e por isso não fazemos stock, temos de encomendar". Realmente eles até têm uma certa razão, os rolamentos não partem por um desgaste de 55.000 Km, mas sim por defeito de fabrico...mas como é que eu provo isso???
 
Olá
Paguei na semana passada 560 euros pelo mesmo serviço, com a diferença de o meu ter 307.000 e apesar de o ter comprado novo, tem tido alguns condutores ao longo dos anos!
Eu optava sempre por reparar.
Sorte
 
Olá
Paguei na semana passada 560 euros pelo mesmo serviço, com a diferença de o meu ter 307.000 e apesar de o ter comprado novo, tem tido alguns condutores ao longo dos anos!
Eu optava sempre por reparar.
Sorte

Obrigado pela partilha!

A reparação da sua viatura não foi feita em nenhum concessionário oficial SEAT, pois não?

Já agora, aproveitou para mudar todos os rolamentos da caixa ou mudou, apenas e só, os rolamentos defeituosos?
 
Boas. Permita me a questão???!!!
Comprou o carro novo??? e onde???

Comprei o carro na concessionária oficial SEAT da ilha onde resido, nos Açores. O carro foi comprado com 2.500 Km pois era o test-drive do Ibiza, mas até me deram 2 anos de garantia...papel assinado e tudo!
 
Olá
O mecânico trocou apenas um rolamento que estava estragado, teve que mandar casquilhar ali um veio qualquer e houve outra peça da caixa que teve que ser trocada, o mecânico não foi mais especifico e como me tinha dado um orçamento de 500 a 600 euros, paguei e vim embora.

Não foi na Seat, foi num mecânico daqueles antigos, dos poucos que ainda se dedicam a este tipo de trabalhos...
 
Olá
O mecânico trocou apenas um rolamento que estava estragado, teve que mandar casquilhar ali um veio qualquer e houve outra peça da caixa que teve que ser trocada, o mecânico não foi mais especifico e como me tinha dado um orçamento de 500 a 600 euros, paguei e vim embora.

Não foi na Seat, foi num mecânico daqueles antigos, dos poucos que ainda se dedicam a este tipo de trabalhos...

O mecânico onde certamente deverei executar a reparação (duvido que a SEAT assuma seja lá o que for...) também é do mesmo "tipo", isto é, uma pessoa com muitos anos de experiência, que inclusivamente já executou esta operação noutros Ibiza e também no equivalente VW Polo. O preço é semelhante aquilo que pagou, e como estou nos Açores há sempre que pagar o transporte das peças, daí ficar sempre um pouco mais caro o total a pagar.

Tenho é que arranjar/alugar viatura de substituição porque como não há peças em stock em lado nenhum, vou ter de me desenrascar por 15 dias ou mais, enquanto a reparação é feita...

Pouca sorte...
 
Repara isso, boa sorte. Quais são os sintomas já agora?

O problema foi gradativo, evoluiu muito lentamente, e isso dificultou-me imenso... até ter aquela sensação da certeza de que efetivamente algo não estava bem...

O início foi marcado por uma sensação estranha - há alguns meses atrás, no máximo um ano - de que o carro quando arrancava, em velocidades baixas, a menos de 30 Km/h, se a caixa estivesse engrenada em primeira ou segunda velocidade, no caso de deixar deslizar (em terreno plano) tirando completamente os pés dos pedais, sentia um ruído ligeiramente mais forte, um trabalhar mais arrastado, uma espécie de RRRRRRRRRRRRRRrrrrrrrRRRRRRRRRRRRRRRrrrrrrrrrRRRRRRRRRRrrrrrrr, mas nesta fase bastava não tirar o pé do acelerador e tudo parecia absolutamente normal!

Gradualmente o nível de ruído foi aumentando, mas continuava a manifestar-se apenas na situação que descrevi acima, isto é, quando o deixava deslizar (sem pé no acelerador) em velocidades muito baixas, com a primeira ou segunda velocidades engrenadas.

Há um mês e meio, e quase sem querer, desliguei o rádio porque nada de interessante estava a passar, e numa descida com o carro engrenado em quarta (devia ir a perto de 70 Km/h), reduzo para a terceira mudança e permaneço com o pé carregando a embraiagem ao fundo (porque corria o risco de ter eventualmente de reduzir ainda mais para segunda) e é aí que me apercebo que a caixa de velocidades estava "a cantar", isto é, ouvia-se e ouve-se claramente um RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR bastante audível e agudo.

Perante esta situação fui fazendo experiências semelhantes e rapidamente apercebi-me que bastaria viajar em terreno plano a 60 Km/h ou 70 km/h, digamos que em quinta velocidade, assim que se tira o pé do acelerador sente-se logo o RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, ainda que de forma mais ligeira e dissimulada. Depois se mantiver o pé sempre a fundo na embraiagem e for engrenado as várias mudanças até à segunda (volto a recordar que tudo isto é feito sem nunca retirar o pé da embraiagem) sinto o RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR que vai ficando mais agudo, e acelerado, à medida que engreno as mudanças mais baixas, principalmente na segunda e terceira velocidades é um som que não engana ninguém...(se entre cada duas mudanças optarmos por deixar a alavanca em ponto morto por alguns segundos o ruído desaparece quase instantaneamente...)

Já reproduzi estes meus testes "experimentalistas" em outros dois carros da família e nada do que acima descrevi acontece...
 
Tenho uma cena parecida mas é com o AC, quando carrego no pedal da embraiagem ou tiro o pe acelerador houve-se um VRUUUMMMMMMM VRUMMMMMM
 
Tenho uma cena parecida mas é com o AC, quando carrego no pedal da embraiagem ou tiro o pe acelerador houve-se um VRUUUMMMMMMM VRUMMMMMM

Não sou nenhum especialista...muito longe disso...mas pelo que relatas...se só ouves o ruído com o ar condicionado ligado só pode ser o ruído de funcionamento do compressor que até pode ser "normal" (o ideal seria ouvires outro carro igual com AC a funcionar, pode até ser mesmo parado, para comparares o nível de ruído). Ou então podes é ter um problema qualquer no compressor (ou nos apoios deste componente), e por exemplo, quando o compressor roda haver alguma peça interna que possa estar "empenada" e ao rodar causa um "arrastar" que provoca um nível de ruído acima do que seria expectável.

Se ligares o AC com o teu carro parado, e capot aberto, não consegues identificar qual é a peça que está a provocar o ruído? (o ideal é fazeres isso com duas pessoas, tu na zona do capot, e outra pessoa a ligar e desligar o AC dentro do carro)

Estamos a falar de um Ibiza 6J? A insonorização não é propriamente das melhores...
 
Last edited:
E eis que, decorridos apenas três dias úteis, já obtive a resposta oficial da SEAT...fantástica! como já seria de esperar...aqui fica a bold para se ler mesmo bem:

Após análise cuidada do conteúdo da sua exposição, acedemos ao histórico de intervenções realizadas na viatura quando a mesma se encontrava dentro do período de garantia do Fabricante, não encontrando qualquer menção ou registo de queixa do nosso estimado cliente sobre falhas ou inconformidades relativas a caixa de velocidades.

Ainda assim e face as circunstâncias, diligenciamos junto do SEAT Service esclarecimentos sobre o assunto referido e queixas que nos apresentou, fomos prontamente informados pelo responsável pelo pós-venda, que confirma a entrada da viatura em oficina no dia 24-11-2015, com as queixas de que a mesma fazia ruído ao carregar no pedal de embraiagem. Após previa verificação e analise superficial, o assessor de serviço informou o nosso estimado cliente que a origem do ruído poderia ser procedente de vários tipos de incidências, como por exemplo: da embraiagem, da caixa de velocidades, do pedal ou bomba de embraiagem, etc., sendo que, para obter um diagnóstico conclusivo e para se puder apresentar um orçamento para reparação, era necessário proceder a desmontagem da caixa de velocidades e ficaria dependente da avaria encontrada indicar o tempo previsto para conclusão da reparação.

O período de 15 dias que lhe foi indicado, seria com base numa possível encomenda de peças, que é o prazo para que as peças encomendadas cheguem a ilha e as instalações do SEAT Service®. Fomos ainda informados que, a viatura entrou pela última vez no SEAT Service em 04-11-2010, para fazer o serviço de manutenção dos 24 meses, lamentavelmente, neste contexto, não existe histórico de queixas e intervenções que possamos analisar. Desconhecemos qualquer tipo de defeito de produto ou de concepção no sistema de embraiagem ou caixa de velocidades que equipam a sua viatura, pelo que, temos em crer que a incidência agora apresentada estará relacionada com as condições de funcionamento e utilização da viatura, sendo que, só no podemos pronunciar depois de nos ser facultado por parte do SEAT Service®, elementos de avaliação objectivos.

Cumpre-nos ainda informar que, de acordo com a data de compra da sua viatura ( 04-11-2008 ), a mesma já não se encontra dentro do período da Garantia do Fabricante, pelo que não lhe podemos conceder os benefícios da mesma.


Relativamente à resposta da SEAT posso garantir que:

Quando lá fui não apresentei uma queixa única, mas sim duas queixas! A primeira sobre o pedal de embraiagem (que contrariamente ao que eles afirmam não faz barulho nenhum, muito pelo contrário, quando se carrega no pedal ao fundo o ruído pára - ruído este que pode até ser mesmo causado apenas pelo rolamento danificado), ainda com o carro parado e a segunda (que eles não mencionam) já com o carro em movimento foi relativa ao ruído RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR que se sente especialmente nas reduções de caixa e até mesmo quando apenas se retira o pé do acelerador e se carrega na embraiagem a fundo enquanto o carro tem uma qualquer mudança engrenada.

Sobre a parte em que eles indicam que o problema pode ter várias origens, tal não corresponde minimamente à verdade pois assim que a concessionária SEAT foi confrontados com o problema do ruído na caixa, daí em diante a conversa versou exclusivamente sobre a obrigatoriedade de desmontar a caixa toda para verificar quantos e quais o(s) rolamento(s) estragado(s).Portanto, a partir do momento em que se falou no ruído da caixa nunca esteve sequer em causa, qual seria a origem do ruído...

Gosto particularmente da parte onde referem que o problema pode ser do pedal de embraiagem, e daí concluem eles que é preciso desmontar a caixa! A pessoa na SEAT que escreveu a resposta deve perceber de mecânica, como eu percebo de costura! =D>

Resumidamente...a resposta foi...blá blá blá...WHISKAS SAQUETAS!

Hão-de avariar os SEAT todos com rolamentos da caixa gripados em carros com, suponhamos 1.500 Km, que desde que a garantia tenha acabado, tudo ficará a cargo do cliente que garantidamente manuseou mal a caixa...CHULOS!
 
Last edited:
E eis que, decorridos apenas três dias úteis, já obtive a resposta oficial da SEAT...fantástica! como já seria de esperar...aqui fica a bold para se ler mesmo bem:

Após análise cuidada do conteúdo da sua exposição, acedemos ao histórico de intervenções realizadas na viatura quando a mesma se encontrava dentro do período de garantia do Fabricante, não encontrando qualquer menção ou registo de queixa do nosso estimado cliente sobre falhas ou inconformidades relativas a caixa de velocidades.

Ainda assim e face as circunstâncias, diligenciamos junto do SEAT Service esclarecimentos sobre o assunto referido e queixas que nos apresentou, fomos prontamente informados pelo responsável pelo pós-venda, que confirma a entrada da viatura em oficina no dia 24-11-2015, com as queixas de que a mesma fazia ruído ao carregar no pedal de embraiagem. Após previa verificação e analise superficial, o assessor de serviço informou o nosso estimado cliente que a origem do ruído poderia ser procedente de vários tipos de incidências, como por exemplo: da embraiagem, da caixa de velocidades, do pedal ou bomba de embraiagem, etc., sendo que, para obter um diagnóstico conclusivo e para se puder apresentar um orçamento para reparação, era necessário proceder a desmontagem da caixa de velocidades e ficaria dependente da avaria encontrada indicar o tempo previsto para conclusão da reparação.

O período de 15 dias que lhe foi indicado, seria com base numa possível encomenda de peças, que é o prazo para que as peças encomendadas cheguem a ilha e as instalações do SEAT Service®. Fomos ainda informados que, a viatura entrou pela última vez no SEAT Service em 04-11-2010, para fazer o serviço de manutenção dos 24 meses, lamentavelmente, neste contexto, não existe histórico de queixas e intervenções que possamos analisar. Desconhecemos qualquer tipo de defeito de produto ou de concepção no sistema de embraiagem ou caixa de velocidades que equipam a sua viatura, pelo que, temos em crer que a incidência agora apresentada estará relacionada com as condições de funcionamento e utilização da viatura, sendo que, só no podemos pronunciar depois de nos ser facultado por parte do SEAT Service®, elementos de avaliação objectivos.

Cumpre-nos ainda informar que, de acordo com a data de compra da sua viatura ( 04-11-2008 ), a mesma já não se encontra dentro do período da Garantia do Fabricante, pelo que não lhe podemos conceder os benefícios da mesma.


Relativamente à resposta da SEAT posso garantir que:

Quando lá fui não apresentei uma queixa única, mas sim duas queixas! A primeira sobre o pedal de embraiagem (que contrariamente ao que eles afirmam não faz barulho nenhum, muito pelo contrário, quando se carrega no pedal ao fundo o ruído pára - ruído este que pode até ser mesmo causado apenas pelo rolamento danificado), ainda com o carro parado e a segunda (que eles não mencionam) já com o carro em movimento foi relativa ao ruído RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR que se sente especialmente nas reduções de caixa e até mesmo quando apenas se retira o pé do acelerador e se carrega na embraiagem a fundo enquanto o carro tem uma qualquer mudança engrenada.

Sobre a parte em que eles indicam que o problema pode ter várias origens, tal não corresponde minimamente à verdade pois assim que a concessionária SEAT foi confrontados com o problema do ruído na caixa, daí em diante a conversa versou exclusivamente sobre a obrigatoriedade de desmontar a caixa toda para verificar quantos e quais o(s) rolamento(s) estragado(s).Portanto, a partir do momento em que se falou no ruído da caixa nunca esteve sequer em causa, qual seria a origem do ruído...

Gosto particularmente da parte onde referem que o problema pode ser do pedal de embraiagem, e daí concluem eles que é preciso desmontar a caixa! A pessoa na SEAT que escreveu a resposta deve perceber de mecânica, como eu percebo de costura! =D>

Resumidamente...a resposta foi...blá blá blá...WHISKAS SAQUETAS!

Hão-de avariar os SEAT todos com rolamentos da caixa gripados em carros com, suponhamos 1.500 Km, que desde que a garantia tenha acabado, tudo ficará a cargo do cliente que garantidamente manuseou mal a caixa...CHULOS!

Moniz de sá power :p
 
Mete caixa usada k sai bem mais barato....so peças pra esta tua e mao obra fogo!!! usada 350 400€ da uma e ficas com uma de sobra pra peças
 
Mete caixa usada k sai bem mais barato....so peças pra esta tua e mao obra fogo!!! usada 350 400€ da uma e ficas com uma de sobra pra peças

Já agora, onde recomendas que compre a caixa usada?

O meu problema com esta solução que apresentaste, é que o mecânico onde pretendo fazer a reparação indicou-me que já não é a primeira caixa de Seat Ibiza, ou Volkswagen Polo que lhe aparece com o mesmo sintoma e que ele reparou. Na opinião dele ou é rolamento de má qualidade ou "excesso de carga" (não sei exatamente o que é que isto do excesso de carga significa...)

Resumindo, se todas têm defeito semelhante, ter uma para peças pode não adiantar de muito...

Pior do que isso, uma caixa usada não tem garantia, enquanto a desmontagem completa garante uma análise mais detalhada, peça a peça...mas isso paga-se...claro!
 
Bom dia.
Eu optei por reparar a caixa mesmo significando isso que pagaria um pouco mais.
Um caixa comprada na sucata não deixa de ser um tiro no escuro, pode ser um excelente negocio se durar tanto como a original, como pode durar 2 meses.
 
Back
Top