Noticia no CM sobre nova lei Tunning !

Já coloquei esta noticia num topico do Off-Topic, no entanto achei que podia passar despercebido e coloquei aqui tambem. Apagar um deles se necessario.
Nova lei que nada trás de novo !!
--------------------------------------
Chega amanhã a Portugal o filme de culto das corridas de carros. Os adeptos do tuning condenam as ‘provas’ e esperam por uma nova lei até ao fim do ano.


[URL="http://www.correiodamanha.pt/images/pub.gif"][/URL]A Direcção Geral de Viação (DGV) está a preparar legislação específica para os carros alterados, ou tuning, de modo a facilitar algumas mudanças nos veículos, mas apenas de natureza estética, como a cor. As alterações estruturais, aquelas que podem influenciar o desempenho dos carros, vão ficar na mesma. Ou seja, os projectos, desenvolvidos por engenheiros mecânicos, continuarão a carecer de aprovação dos fabricantes e da DGV.

O novo pacote legislativo está numa fase intermédia e, segundo o director da DGV, Rogério Pinheiro, não deverá estar concluído “antes do final do ano”. Um prazo que a Federação Portuguesa de Tuning (FPT) gostaria de ver antecipado, como diz ao CM o presidente, Agostinho Carvalho. “Estamos a tentar trabalhar com o Governo, mas há uma grande insatisfação por parte de muitos dos nossos associados.”

A insatisfação, explica Agostinho Carvalho, resulta da “discriminação”. “Um carro alterado não é sinónimo de corridas ilegais. Nós somos totalmente contra isso e defendemos penas mais pesadas para quem participa”, alega, na véspera da estreia em Portugal o filme ‘Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio’, uma película de culto no mundo das corridas ilegais ou ‘street racing’. “O filme fala de uma realidade que não existe em Portugal”, diz Agostinho Carvalho, presidente da FPT, que tem 2500 associados.

Amantes do tuning, arrisca, serão mais de 50 mil. Mas, segundo um estudo da associação, há cerca de dois milhões de carros alterados em Portugal. “São jantes e pneus alterados, que devem constar do livrete, mas que as pessoas não declaram. E a Polícia não faz nada. Mas se vir um jovem num carro com um bom equipamento de som, apreende a viatura. Isso é discriminação”, diz Agostinho Carvalho.

A “esmagadora maioria” dos carros apreendidos nas operações policiais, diz Rogério Pinheiro, da DGV, “chumba nas inspecções extraordinárias”. Nesses casos, o livrete do carro, onde deviam constar as alterações, é apreendido e o proprietário recebe uma guia para deslocar-se a uma oficina e a nova inspecção.

“Muitas vezes, o facto de se colocar um aileron no carro basta para alterar a aerodinâmica. Ou a peça pode saltar e provocar acidentes”, explica Rogério Pinheiro. Por isso, as alterações estruturais vão manter as mesmas regras. A FPT concorda, mas espera que a nova legislação fique pronta até final do ano: “Caso contrário, vamos protestar”, garante Agostinho Carvalho.

"PRIVACIDADE GARANTIDA NAS ESTRADAS"

Numa altura em que a Brigada de Trânsito da GNR anuncia um novo modelo de patrulhamento em três auto-estradas – A1 (Lisboa- Porto), A2 (Lisboa-Algarve) e A5 (Lisboa-Cascais) –, recorrendo ao sistema de videovigilância do Centro de Coordenação Operacional da Brisa, em Carcavelos, os membros da subcomissão parlamentar de Segurança Rodoviária visitaram, ontem, o Centro de Controlo e Informação de Tráfego, da Estradas de Portugal (EP) – e foi-lhes “garantido” que, nas câmaras da EP, “a privacidade de pessoas e bens continuará a ser preservada”. “Da parte da EP, garantem-nos que não há identificação de matrículas ou ocupantes”, disse à saída Irene Veloso, vice-presidente da comissão. De resto, “a videovigilãncia serve na prevenção de acidentes – e, em caso de acidente, garante um socorro mais rápido”.

"A MODA DO 'DRIFTING' JÁ ESTÁ A PEGAR"

REALIZADOR DE ‘VELOCIDADE FURIOSA – LIGAÇÃO TÓQUIO’ FALA AO CM

Foi no meio de um rugido ensurdecedor dos bólides que derrapavam no parque de estacionamento dos estúdios da Universal, em Los Angeles, que tivemos a oportunidade de conversar com Justin Lin, o realizador chinês, natural de Pequim, a quem foi confiada a arriscada missão de revitalizar a franchise ‘Velocidade Furiosa’. Sem caras conhecidas, como que para chamar ainda mais a atenção para os carros e para a condução. ‘Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio’ relança também a nova moda do ‘drifting’, em que os pilotos de grandes bombas modificadas executam uma série de curvas em constante ‘slide’.

“Eu acho que a moda do ‘drifting’ já está a pegar”, grita Justin para se fazer ouvir no meio da aceleração. “É um modo de condução divertido. Os movimentos são muito graciosos. É claro que é um desporto perigoso e que só deve ser feito com alguma segurança, até porque é muito caro.” Pois é, só em pneus gasta-se uma pequena fortuna E não só, pois para fazer o filme foram destruídos mais de uma centena de carros. Em todo o caso, o realizador rendido a esta forma de corridas declara – “O ‘drifting’ é definitivamente uma forma de arte.”

Sobre o fenómeno ‘street racing’, o realizador entende que se trata basicamente de “uma questão de afirmação e de estilo. O que também acontece no ‘drift’, embora aqui ainda com um ênfase maior para o estilo. Especialmente em Tóquio, onde nasceu esta forma de ‘street racing’, em que os jovens desciam os montes íngremes em corridas em permanente derrapagem. Foi isso que quisemos trazer neste filme que é bastante realista”, concluiu.

VIAGEM COM UM CAMPEÃO

Experiência como pendura de SAMUEL HÜBINETTE, piloto profissional de ‘drift racing’. Acelerações num Dodge Viper vermelho...

Correio da Manhã – O que acha desta moda que leva os jovens a transformarem os carros e conduzirem nos limites?

Samuel Hübinette – É pelo mesmo motivo que toda a gente gosta de hambúrgueres. É bom! Ora o ‘feeling’ que temos ao conduzir um carro potente é igualmente bom. É a descarga de adrenalina!

– Dê-nos alguns detalhes do seu carro: potência e quanto teremos de dar para ter um igual?

– É um Dodge Viper SRT-10, com 600 cavalos. O preço rondará os $100.000 (cerca de 80 mil euros).

– Em Portugal, o fenómeno ‘street racing’ está a crescer e, se calhar, ainda mais com o ‘drifting’. Já tinha ouvido falar do que se passa por cá?

– Não ouvi nada em especial do que acontece em Portugal, mas sei que cresce rapidamente na Europa.

– Qual é para si a sensação de ser um piloto profissional de ‘drift racing’?

– É a profissão de sonho. Pagam-me para guiar carros até ao limite e para além dos limites. Nem posso acreditar como tenho tanta sorte. O meu escritório é um Viper.

BREVES

DIFERENÇA - STREET E TUNING

«Os amantes do tuning garantem que não fazem corridas ilegais e até as condenam. Dizem-se apaixonados pelo pormenor e sofisticação dos veículos, de forma personalizada. As autoridades admitem que a fronteira é “ténue” entre um carro alterado e um carro preparado para corridas ilegais.

COINA - CORRIDA MATA TRÊS

O Tribunal de Setúbal condenou, em Março, a uma pena de cinco anos e seis meses de prisão Neutel Mendes, o principal arguido no processo da corrida ilegal de automóveis em que morreram três pessoas – a 26 de Setembro de 2004 – na chamada ‘Recta do Picanço’, junto às portagens de Coina.

PONTE - UM MORTO E SETE FERIDOS

Uma corrida entre quatro carros no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama terminou, em Maio do ano passado, com um morto e sete feridos. A vítima mortal, de 25 anos, seguia ao lado do condutor num dos automóveis participantes. A colisão em cadeia apanhou uma carrinha que circulava naquela via.

LISBOA - APREENDIDOS 53 CARROS

A PSP desencadeou uma megaoperação de fiscalização inédita: fechou a Segunda Circular, em Lisboa, com o objectivo de apanhar todas as viaturas alteradas. Na madrugada do último dia 01 de Abril foram apreendidos 53 carros para serem sujeitos a inspecção. Foram detidos cinco condutores.
 
e novidades nao ha ???

ai ai o governo tuga e smp a msm koisa 1º k faça alguma koisa.........

cumps
 
“Muitas vezes, o facto de se colocar um aileron no carro basta para alterar a aerodinâmica. Ou a peça pode saltar e provocar acidentes”, explica Rogério Pinheiro.

Gostei especialmente desta passagem... o homem, de certo nunca andou na estrada... onde existem ramos de arvores na estrada, buracos enormes, tampas de saneamento mais altas que o piso... enfim!

Eu, particularmente não sou amante de alterações estéticas, mas até aceito e gosto bastante de algumas que vou vendo... claro está sem grandes exageros.

Inté e já agora digam sff a esse senhor para não dizer mais babuzeiras...
 
...

Conclusão:

- VENDER PEÇAS É BOM E A SEGUIR PASSAR MULTAS PORQUE NÃO É DE ORIGEM, TAMBÉM.
 
Pura e simplesmente uma estupidez.

Só demonstra o País estupido em que vivemos.

Pode ser quem um dia cheguemos ao nível dos paises europeus, a esperança é a última a morrer.:cool:
 
Enviei um mail para a DGV para saber o que era legal ou não transformar num carro.A resposta foi bastante clara,apesar dos rodeios:não se pode alterar nenhuma das características com que o carro tenha sido homologado.
Pergunta: o meu carro de origem não trazia auto-rádio.Será que a polícia me vai apreender o livrete e obrigar a fazer uma inspecção extraordinária só porque lhe montei um rádio?
:whistle:
 
Kaeser1 disse:
Enviei um mail para a DGV para saber o que era legal ou não transformar num carro.A resposta foi bastante clara,apesar dos rodeios:não se pode alterar nenhuma das características com que o carro tenha sido homologado.
Pergunta: o meu carro de origem não trazia auto-rádio.Será que a polícia me vai apreender o livrete e obrigar a fazer uma inspecção extraordinária só porque lhe montei um rádio?
:whistle:

lindo os gajos sao mm broncos :rir:
 
Kaeser1 disse:
Enviei um mail para a DGV para saber o que era legal ou não transformar num carro.A resposta foi bastante clara,apesar dos rodeios:não se pode alterar nenhuma das características com que o carro tenha sido homologado.
Pergunta: o meu carro de origem não trazia auto-rádio.Será que a polícia me vai apreender o livrete e obrigar a fazer uma inspecção extraordinária só porque lhe montei um rádio?
:whistle:

precisamente...realmente este país mete nojo em mta coisa... uma delas o estado das nossas estradas...e da porcaria q encontramos ao longo das estradas... mas isto p dizer q ... e os meus tapetes? o autoradio como o Kaeser1 diz... só falta multarem por isso... tb tenho um cheirinho no carro...n estava lá qdo o comprei..:mad: ... minha nossa!!! mas sabe mto bem cobrar iva em tudo o q compramos...mm q depois considerem ilegal...como diz o fbau e mto bem..
VENDER PEÇAS É BOM E A SEGUIR PASSAR MULTAS PORQUE NÃO É DE ORIGEM, TAMBÉM.

venha o diabo e escolha... e então pk k em espanha só se aproveitam os chassis dos carros nas transformações q eles fazem?? e na belgica,frança e alemanha? quem é o presidente daquela associação de tuning q uma vez vi na tv?? pk k ele n vai lá fora buscar os regulamentos dos outros países e demonstra a esta gente inutil q é possivel fazer isso?? ele tb n anda lá a fazer mto..ou será q anda!?? gostava q andasse... já agora...quem é q o elegeu? alguém sabe-me dizer? quem é ele? o q faz na vida?ser presidente disso do tuning em portugal é só um hobie ou faz mm c gosto e a sério??
deveria aparecer + vezes na tv...já q é pela tv q se faz td neste país...e mm assim qdo lá aparece alguma coisa é só a falar mal das velocidades... lá está o tuning associado a street racing e afins.. viva os média deste país q só falam do q lhes apetece e eles é q dão a conotação q lhes apetece... mas secalhar até têm umas belas jantes nos carros e alguns extras...mas p eles isso n é tuning nem nada... e sei q alguns apresentadores de tv (q são jornalistas profissionais) têm brutos motões e andam aí nas estradas....devagarinho, claro!!! sempre a 120 !!...dassssssssssssssss........
...no more comments....
 
Last edited:
Mas nem precisa ir muito longe.
Das imagens e videos que a tv transmite de carros em transgressão ou acidentes,quantas são de carros tuning?
ZERO! Até hoje, de todas as que vi,nem um carro tuning e todos em excesso de velocidade ou acidentes provocados por excesso de velocidade.
No entanto,não há maneira da polícia vir a minha casa rebocar o carro que estaciona frente à minha garagem todos os dias e queixas já são muitas!
Parece que em Portugal o único crime é mesmo gostar de carros!:mad:
 
é só moralistas...os tunings não fazem street racing cumprem sempre...blblabla..não passam os 50, 90, 120 conforme as situações... somos todos meninos de coro!!!!!!!HIPOCRISIA!!!!
deviam era assumir as coisas!!!!quem gosta de velocidade deveria ter condições para a desfrutar em segurança (O minimo) quem gosta de fibras a "cantar desde 1919" deveria também ter direito a faze-lo sem stresses...
agora andarem armados em puritanos e a condenar os streets....é que uma grande parte faz as duas coisas dá uma gazada com uma xunada no carroço...depois há os mais puros (so praticam uma vertente se assim se pode dizer)... - cavalos de corrida e azeite 100% de fibra de palmeira...
parem lá com hipoocrisia....Todos somos filhos de Deus e temos os nossos gostos.....

há os acidentes de street racings...muitas vezes carros de origem com putos, gunas, basofes, azeiteiros, tones, otários, anormais, médicos, taxistas, policias, bebados, etc (GENTE QUALQUER sem ligação ao verdadeiro street-racing e que nem sequer sabe CONDUZIR em velocidade ou pericia) que vá a dar gaz/picado ei lá vai um street-racer...isto é mesmo TUGOLÂndia!!!Portugal das mentes arcaicas e estupidas que até mete nojo!!!!!!!
 
Last edited:
...

Eu apenas digo, que se queremos alterar o carro, o poderiamos fazer, dentro de certos limites. Olhem para a DGV Espanhola. Sempre à responsabilidade do condutor.
 
Fora de brincadeiras, é muito mau um gajo ir à inspeção com o carrito, descansado da vida pk só tem uns farolins lexus homologados e o inspector chumbar o carro pk n ter farois homologados!E não adianta mostrar a homologação pk p eles só interessa o que tá no livrete!Mas o mais giro de tudo, é que um gajo vai à DGV p saber cm é que os pode por no livrete e recebe uma resposta do género "ah e tal, isso não da p fazer", cm ja aconteceu cmg!
Parece k inda tamos na idade da pedra!
É cm as jantes, no meu caso, tou fartinho de dar voltas e a ultima resposta que obtive foi "a marca na altura não testou" e quando os contestei com o facto de o modelo a seguir (96 a 99) ja dar, a resposta é "os braços que suportam as rodas desse modelo são reforçadas para aguentar jante maior", mas quando coloquei a hipotese de os trocar, ja dizem que não dá, pois são diferentes! A unica hipotese para fazer isto, era submeter o carro a testes, que apenas são feitos na Alemanha e me disseram que mais valia trocar de carro! Para finalizar este diálogo, comentei que mais valia matricular o carro espanhol, legalizar la jante 15, 16 e 17 (como todos sabemos que por la se legalizam, sem problemas) e depois voltar a colocar matricula portuguesa, o que me disseram que podia fazer e era capaz de cdonseguir o unico senão seria ao voltar a por matricula portuguesa, que ai, o mais certo era retirarem as medidas que cá não estão autorizadas! Ainda fui a uma Seat perguntar se havia alguma diferença das ditas peças para os modelos 94 a 95 e 96 a 99 e o que é certo é que a peça é igual e la esta escrito 6k(94 a 99) mas quando pedi isso por escrito para apresentar na Seat Portugal, onde me haviam dado a resposta anterior, ja se engasgavam todos a dizer que não podiam dar-me isso porque assim estava a ir contra o que me tinham dito e a Seat Portugal é soberana!

Conclusão: Eles fazem o que querem! e nós é que nos lixamos.
Vievemos na comunidade europeia, mas apenas para aquilo que convém ao nosso lindo governo pois para o que eles conseguem obter lucro, as leis são um mundo à parte

PS: Desculpem este meu testamento, tentei abreviar o mais possivel;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
 
este país tá mal, e sempre irá estar, mas o que interessa é que portugal está nas meias finais, isso é k é giro...
Não festejo e nunca hei de festejar uma vitória de portugal na rua, o futebol e Portugal no mundial serve para entreter o povo, quem dera aos ministros que Portugal chegue o mais longe possível, assim ninguém manda vir com nada!!
O Tuning convêm a toda gente, convêm à policia pois mostra trabalho fácil e barato, convêm às lojas porque continuam a vender (pk será que donos de lojas nunca os oiço queixar???), convêm ao Governo, come o iva das peças, o imposto dos carros, e depois as multas deste mesmo material vendido, convêm aos centros de inspecção, convêm à DGV(pois come dinheiro)
Dois únicos países onde Tuning é completamente legalizado Alemanha e Inglaterra, porque será que ninguém pede ajuda a estes países fazendo parcerias que seriam mais tarde uma amostra ao governo portuguÊs à DGV e etc..
O mais estranho é que eu e muita gente quando estivemos na primeira inspecção extraordinária no país, aquando eles fecharam a a2, a verdade é que um dos engenheiros da DGV disse que já devia ter sido feito alguma coisa, nem que seja abrir autódromos à vontade para se correr(medida um pouco fraca, mas é um caminho) e nessa pessoa eu vi vontade!! Eu vi vontade em muitos inspectores em que para eles é igual estar rebaixado ou não, muitos deles dizem que não tem vontade nenhuma em chumbar os carros do tuning, mas a verdade é que a lei não permite que os deixem passar, tb existe aqueles que vibram com chumbar carros, mas a esses limito me a chamar-lhes pessoas frustradas.
E não vou sequer falar dos centros de inspecção em que metade dos inspectores, não sabe o que lá anda a fazer, é acelerar a frio trinta vezes num carro com turbo, tanto como N/A; subir e descer dos rolos pareçe que estão a conduzir um hummer, etc...
Tenho a certeza absoluta que se os inspectores fossem pessoas de tuning que realmente soubessem o que é um carro, posso certamente dizer que em vez de chumbar e mandar para casa, muitas das pessoas seriam sensibilizadas para o que estava mal, e acima de tudo haveria muito mais conhecimento.
Conheço policias que têm carros rebaixados, com película, jantes grandes, travões maiores etc.... e não vejo mal nenhum nisso, vejo pois mal é em esses mesmo policias multarem x carro com, ou x condutor com o mesmo gosto e paixão que ele tem...acho que acima de tudo o problema está nas mentalidades e nos interesses que está por trás de tudo isto, como disse existem pessoas com vontade de mudar, mas cortam-lhes as pernas, lembrem-se senhores agentes (sim porque muito gostam vocês de visitar fóruns) O MAL NÃO ESTÁ NOS VEÍCULOS, ESTÁ SIM NAS MENTALIDADES, E MUDAR VEÍCULOS VOCÊs tentam MUDAR MENTALIDADES NÃO CONHEÇO QUEM CONSIGA OU alguém conheçe???

Já dizia o meu pai quando lhe peço o carro... -O que multam-te por causa de teres as janelas pretas? Epá k grandes FILHOS DA ****(é triste, mas é portugal no mundial, nas meias-finais com meio mundo a comemorar, eu vou ficando por casa a pensar no que gostava que fosse o meu país)..

abraço ao fórum
 
E eu como pessimista que sou digo que isto nunca vai mudar, vai ser sempre assim, o dinheirinho faz bem e como os que governam o pais sao muito limitados mentalmente, fazem no a roubar o povo. Nunca mas nunca vai mudar.
 
Back
Top