nao pega

boas,

terça feira passada, de manha o meu gt tdi nao quis pegar. no meu ver faltava-lhe as velas, quando voltei á tarde, ja estava mais calor e com muito custo la pegou, fui ao mecanico saber a opiniao dele, se seria das velas ou nao. estivemos de volta do bixo e descobrimos que:
- as velas nao acendem a frio, motor parado á mais de 24h.
- nao chega corrente ás velas,
- o rele 109, supostamente o que controla o ligar e desligar das velas trabalha.
- o motor apenas precisa de trabalhar 2 a 3 minutos para que se eu desligar peque logo á primeira volta do motor, as vezes que forem necessarias, mesmo passados 20 ou 30 minutos, e nesse dia fez mais de 100 km sem qualquer tipo de problema.

ja me disseram que pode ser da centralina, outros que foi o escatel da cambota que acusou o defeito... gostava de saber o que os entendidos me podem ajudar a decifrar.

entretanto ficou num electrecista que é conhecido por resolver tudo mas que leva fortunas.
 
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boas,

terça feira passada, de manha o meu gt tdi nao quis pegar. no meu ver faltava-lhe as velas, quando voltei á tarde, ja estava mais calor e com muito custo la pegou, fui ao mecanico saber a opiniao dele, se seria das velas ou nao. estivemos de volta do bixo e descobrimos que:
- as velas nao acendem a frio, motor parado á mais de 24h.
- nao chega corrente ás velas,
- o rele 109, supostamente o que controla o ligar e desligar das velas trabalha.
- o motor apenas precisa de trabalhar 2 a 3 minutos para que se eu desligar peque logo á primeira volta do motor, as vezes que forem necessarias, mesmo passados 20 ou 30 minutos, e nesse dia fez mais de 100 km sem qualquer tipo de problema.

ja me disseram que pode ser da centralina, outros que foi o escatel da cambota que acusou o defeito... gostava de saber o que os entendidos me podem ajudar a decifrar.

entretanto ficou num electrecista que é conhecido por resolver tudo mas que leva fortunas.
no ano passado aconteceu-me o mesmo levei a oficina e o problema era da registencia. quando dava a chave não aquecia.
 
ja esta resolvido, o electrcista fez para la das magias dele, passou uns cabos ate á caixa de fusiveis ate nao sei onde por baixo do tablier, e mudou-me a polie da cambota e ficou novo.
 
Jony eu criei um topico a explicar o meu problema. Para não estar aqui a poluir o teu se calhar o melhor é veres assim tambem já ficas a conhecer a minha experiência.

Já agora... á 5 anos tambem tive esse problema da resistencia. O carro não pegava (de novo!) e para solucionar na seat activaram qualquer coisa que sempre que se dá à ignição a resistência liga e o carro desde aí pegou sempre bem (até esta semana).
 
mas nos tdi´s as velas so estao la para se dar o arranque a temperaturas muito baixas, no verao nem sequer chegam a trabalhar. logo o problema nunca seria dai. mas é como se diz, estamos sempre a aprender.
 
mas nos tdi´s as velas so estao la para se dar o arranque a temperaturas muito baixas, no verao nem sequer chegam a trabalhar. logo o problema nunca seria dai. mas é como se diz, estamos sempre a aprender.

Provavelmente tinhas a injecçao fora de ponto, e nao sei ao certo o que o electricista fez, com esses fios que dizes que instalou... A mim aconteceu igual, e era da polie da cambota desapertada, tambem liguei um fio da bateria, directo a bomba injectora, a ver se a avaria era electrica, e continuou sem pegar.
Provavelmente o que ele fez, foi verificar se a avaria era electrica ou mecanica.
 
mas o fio ficou ligado, e ele disse-me para nunca mexer nele, visto que ficou a passar por baixo do volante, no porta papeis. e se tivesse fora do ponto pegava bem a quente?
 
mas o fio ficou ligado, e ele disse-me para nunca mexer nele, visto que ficou a passar por baixo do volante, no porta papeis. e se tivesse fora do ponto pegava bem a quente?

Nao sei ao certo, mas com o motor quente, é mais facil fazer o motor pegar, por isso é provavel que sim.
 
o problema contra ataca, mas mais suavemente,

o meu carro só é metido a trabalhar 2 vezes por dia. umas as 7.30 da manha e outra as 18.30, de manha tenho que dar á chave uns 5 segundos para pegar, e pega mas fica todo taralhouco e ao fim de uns segundos acerta.
da parte da tarde nao é tao dificil, mas leva alguns segundos na mesma.
quando ja esta quente pega que é uma maravilha.
:cryy:
 
o carreto da cambota foi mudado por um novo no inicio deste mês.
a valvula da temperatura avariada faz o carro custar a pegar? que outros sintomas tem quando a valvula avaria?
 
o carreto da cambota foi mudado por um novo no inicio deste mês.
a valvula da temperatura avariada faz o carro custar a pegar? que outros sintomas tem quando a valvula avaria?

boas...pa no meu 6L o que pode acontecer e k o carro pode entrar em sobreaquecimento...mas o meu problema da valvula da temp e k n abria e acendia a luz d motor...trokei e fikou resolvido...:)
 
engraçado que se eu desligar a válvula da temperatura da agua, as velas começam logo a aquecer e o carro pega que é uma maravilha. experimentei hoje de manha e pensei logo em meter um botão no interior do carro para aquecer as velas manualmente no primeiro arranque do dia. ate descobrir o que se passa. :ideia:
 
engraçado que se eu desligar a válvula da temperatura da agua, as velas começam logo a aquecer e o carro pega que é uma maravilha. experimentei hoje de manha e pensei logo em meter um botão no interior do carro para aquecer as velas manualmente no primeiro arranque do dia. ate descobrir o que se passa. :ideia:

Onde se situa essa valvula?
Hoje o meu carro nao queria pegar, e a luz da resistencia sempre a piscar. Sera o mesmo problema que o teu? Abanei os reles, e pressionei-os todos, e depois ja ficou bom.
Mas a muito tempo que tenho a luz da temperatura da agua, sempre a piscar sem saber porque.
 
fica ao lado da bomba, é preta, e fica agarrada a um tubo que esta apertado na cabeça do motor-. esta de lado, virada para o lado do condutor.
 
fica ao lado da bomba, é preta, e fica agarrada a um tubo que esta apertado na cabeça do motor-. esta de lado, virada para o lado do condutor.

Por causa da luz da agua sempre a piscar, ja toquei esse sensor, que se nao me engano tem 4 contactos. Mas a luz continua igual. Sera por ter comprado da concorrencia? Tirei de novo a nova fora, e continuo com a de origem.
 
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