Motor da Ibiza 1.9 SDi vs. 1.9 TDi (2000/2001)

Viva!!!

Podem por favor esclarecer-me algumas duvidas que tenho tido relativamente á diferença entre os motores das Ibiza SDI e TDI, quanto a prestações, consumos, desgaste do motor (por lógica o motor SDI terá de "puxar" mais em rectas, subidas que um turbinado, acho...=P).... entre outras questões que achem pertinentes e relevantes na distanção entre as duas máquinas...e porquê...o pai de um amigo meu de confiança é e tem um Stand em Sendim (Trás-osMontes) e básicamente é daqueles stands que só vende Mercedes, Audi e Comerciais (peço desculpa por estar a ser muito descritivo, mas quero contextualizá-los no meu dilema), então, pedi-lhe um carro até 4000€. Respondeu-me depois que para o preço só valia a pena uma Corsa 1.7D (1996, Motor Izuzu) por 3500€... eu satisfeito disse que até estava interessado nesse carro pelo motor apesar dos problemas conhecidos (sobre-aquecimento, demasiado leve e traseira bailarina em travagens) ao que ele me replicou que o pai dele disse que tinha lá uma grande compra mas estava fora do meu limite de valor...uma Seat Ibiza 1.9 SDI de Fevereiro de 2000 com 60000(e picos) impecável em excelente estado, muito estimada por 6500€ (não me pareceu conversa de cigano...mas...). Bom, vai daí fiz perguntas a toda a gente (alguns tinham TDI mas garantiram imparcialidade) sobre o desempenho, etc. e consumos da SDI para a TDI dado que o bloco é o mesmo e a fiabilidade também, ao que alguns me responderam: "Parece uma arrastadeira!"; "emite muito fumo preto"; "morrem nas subidas"; "não há práticamente diferença entre a 3ª e a 4ª";"desgastam-se muito em comparação aos TDI porque para atingir o mesmo desempenho concedido pelo turbo tens que reduzir, acelarar e esforçar mais o motor";"o bloco é o mesmo mas não é da linha de topo de motores da VW, não é Goldline"; o quê????? Quanto ao preço...."acho que deves procurar comprar por esse preço uma TDI muito melhor, esse preço está muito caro"...Por favor dêm-me alguns dados concretos, tudo isto é realmente verdade? Fiquei sem o meu carro anterior e tinha alguma urgência em fazer a compra de uma viatura. Se quiserem envio as fotos...


Antecipadamente grato pela ajuda,

Pedro Eugénio Ribeiro
 
Amigo sonda mas é o mercado......

Não te metas no 1º que aparece.....

Um SDI, é bom para consumos,durabilidade acima dum TDI, facilidade em meter Cupra LooK...

Um conselho.... Pondera bem um tdi....

E pelo mesmo preço já encontras um 6K(GTtdi/TdiSport) Ainda te sobram umas coroas pá carga....

Se gostas de consumos... SDI sem duvida,(1000KM) com 1 deposito, mas a andar a 18....

Se por outro lado, para ultrapassar sem levar o BI na boca e o Grupo sanguineo tatuado na testa, e os consumos podem aumentar um litro, ia sem duvida para um TDI, nem que fosse um de 90.....

Cumps e bom negoiço...
 
Obrigado pelas dicas. Quanto a pesquisas, todos os dias ando a farejar por TDi's mas as que encontro ou são bastante mais caras ou então são autênticos papa-léguas >150000kms. Alguém mais opiniões que queira partilhar?
 
Obrigado pelas dicas. Quanto a pesquisas, todos os dias ando a farejar por TDi's mas as que encontro ou são bastante mais caras ou então são autênticos papa-léguas >150000kms. Alguém mais opiniões que queira partilhar?

Boas, acabei de comprar um gt tdi de 5 lugares, ficou em cerca de 7500€ com garantia..
o meu carro tem cerca de 196 000km e sabes k mais, não me preocupo com os km.. desde k o carro tenha sido bems estimado, revisões na marca e 1 dono, k é o caso do meu..150 000km axo k não é nada!
só tens k o estimar bem!
a maior parte dos carros k vês aí de 98/99/00 são carros com mais de 8 anos, axas facil encontrar um carro a gasóleo com essa idade, comercial com tão poucos km?? nem ibiza nem outra marca, a menos k fosse de alguem k só o usasse pra ir fazer as compras do mês ao feira-nova...a maior parte dos carros k andam aí hoje em dia já foram ao "dentista", só tens k saber procurar, e procurar muito bem...

tens os tdi de 90cv 6k, axo k seria uma boa opção para ti, encontras facilmente por 4500€ +ou-...

boa sorte na compra..:cool:
 
Boas, a questão não são os kilometros, nem a velocidade de ponta. Tenho andado a pesquisar pelos dois motores, mas tudo o que se debate nos forums é "o meu dá 180" o meu dá "195", por ai fora qd era importante saber eram as prestações de um SDi vs Tdi bem como a fiabilidade dos motores, o desgaste que tem a SDi face a TDi em virtude de um ser turbinado.... Eu não estou interessado em grandes velocidades nem em kitá-lo todo. Apenas quero um carro que sim senhor não seja uma arrastadeira, nem me pinte o carro de preto (pelo fumo) nem que se parta todo a subir...e que não me dê prejuizos a médio prazo com mecânica, as TDi não dão problemas com os caudalimetros e com o próprio turbo??
 
Para inicio de conversa, tenho um 1.9d, um 1.9sdi e um 1.9 PD130, por isso acho que sei do que falo.

- Onde foste buscar a ideia que um sdi "emite muito fumo preto"? Tenho um ah 3 anos e nunca vi tal coisa.

- "Parece uma arrastadeira!".....se andar com as jantes 13" com que vem de origem, anda o mesmo que os outros...180/185/190 km/h...o suficiente para seres multado.

- Compres ou não um sdi, 6500€ por um nesta altura do campeonato é muito €€.

Conclusão: Se queres um carro em que não tenhas que te chatear com turbos a dar o berro, MAF's, N75's e afins, e se o que procuras num carro é o mesmo que eu procurei na altura, ou seja, um carro para por gasóleo em cada 900/1000kms e óleo de 10 mil kms em 10 mil kms e não me preocupar com mais nada,então nesse caso compra um sdi.

Se o que procuras é um carro para o andares a ratar todo então compra um tdi...esse sim vai deitar "fumo preto".
 
Ora sim senhor!!:respect:

É exactamente esse tipo de informação que quero! Agora que um dá mais "brita" que o outro é obvio certo.

Agora é preciso sinceridade em primazia... é que eu só devo ver o carro durante a próxima semana...

Ao nível de desempenho em estrada sentes frequentemente o carro a aninhar e teres que reduzir velocidade? em subidas especialmente... na tua opinião achas que este processo desgasta mais o motor ou isso é um mito?

Ao nível do arranque tens a sensação que estás a conduzir uma carrinha (tipo hiace) a desenvolver, ou o binário dela não está assim tão mau?

Abraço
 
Esqueci-me de responder á questão do fumo, eu paralelamente á pesquisa na internet tenho feito verdadeiros interregatórios a amigos condutores de Ibizas TDi e outros carros do Grupo VW com motorizações similares e a mecânicos conhecidos. Assim como podes ver no meu 1º post algumas respostas foram pitorescas entre outras que já não me lembro. Uma delas foi intrigante, :rir: a ideia que tenho é o bloco é exactamente o mesmo nas duas, mas já me disseram que as TDi têm motor Goldline da VW (???!!!) e a SDi não... bem eu já procurei na net em todas as línguas (lol) e não encontrei nenhuma referência ou vestigio de informação sobre estas diferenças que lhes foram apontadas... nunca ouviste falar destas coisas?
 
Conheço quem já fez a conversão de Sdi para Tdi, os blocos são iguais, essa ideia da goldline....nunca ouvi falar em tal coisa.

Em relação ahs subidas....é uma duvida legitima como as outras mas não deixa de ser engraçada. Vamos por as coisas nestes termos, eu faço todos os dias a subida do túnel do grilo vindo de Odivelas, quem é de Lisboa conheçe. Começando a subida a 120/130 km/h chego lá acima ao túnel ah mesma velocidade. Começando a subida a 170km/h não consigo chegar lá acima ah mesma velocidade porque vou perdendo gás durante a subida e não tenho potencia para compensar essa perda.

É como te disse no post anterior é um carro que anda o suficiente para uma normal utilização diária, em relação a andar muito ou pouco...nunca cheguei atrasado ao emprego...se é que percebes :D

Tudo de resume ah faixa de utilização em que vais utilizar o carro no teu dia a dia.
 
fiabilidade, os sdi tem, ando km uma Inca sdi e akilo e smp a bombar, volta e meia leva transmixoes:whistle: lol o patrao paga :rir:
em relaxao a andamento e claro k e inferior ao do tdi, mas pa uma utilizaçao citadina nos dias d hj xega perfeitamente, onde ate se torna mais komodo pk n tens o strexe de xegar a algum destino e esperar ke a temp de oleo desca e o turbo arrefexa e lubrifike...
em konxumo e relative, se explorares normalmente o andamento do motor gasta pouko, se exigires dele ai, vai ter k beber...
tu tenho tdi90 e km um deposito normalmente faxo 800km e n sou "domingueiro" a andar, mas tb e raro abusar.... cumps
 
Vai para um TDI , nem que seja só 90cv!para fazer upgrades a nível de motor e o andamento é mt bom , SDI podes fikar um bocado frustrado com andamento..Para não falar que de transmissões n devem durar muito, devido ao esforço que o motor faz.Se bem que tanto num SDI ou num TDI se tratarem bem da carroça ele nunca deixa ficar mal.

Faz mais fumo nada de exagerado..

Conclusão, com um TDI vais mais bem servido ( já para n referir alguns extras normalmente as SDI n têm perante os TDI e os preço que são bastante aproximados )

abraço
 
Haverá por aí mais felizes condutores de Ibizas 1.9 SDI e TDI honestos que queriam acrescentar alguma mais valia á discussão???

Não se acanhem... chibem-se todos dos problemas que tiveram e não querem contar porque a "vossa máquina nunca deu problemas" LOL!!!
 
Viva Mega, mas upgrades no motor, não é para mim...

E problemas com o motor e com o turbo, nunca tiveste?

Conto com 150 000 kms e o turbo , juntas são as mesmas desde os 0 kms , problemas de tubos rotos ou embraiagem dão todos!Óleo sempre dentro dos 7000kms , revisões atempadas e por aí adiante!
Aconselho vivamente um TDI e atenção k estou a falar por experiencia própria!!Andei muito tempo com um amigo meu com uma SDI.
Se queres um carro para desenrascar pronto uma SDI até vá k n vá , mas por esse preço nunca!

abraço
 
Não quero um carro para desenrascar, antes pelo contrário.... Eu quero um carro que me dure anos e que me tenha o minimo de componentes problemáticos, e que me dê o minimo de problema$ possível, pq dentro em breve vou morar sozinho e são ainda mais despesas, e assim estou renitente em comprar um carro com turbos e todas as peças afins que poderão dar problemas, electrónica mais complexa que pode dar problemas, enfim um monte de cacas que o SDi não tem que em principio o tornariam digamos que um carro de velho, meter gasoleo, oleo e filtros e siga para bingo...e daí as minhas perguntas qt á performance da SDi, para poder ponderar entre comprar um carro que não dê dores de cabeça nem prejuizos, e nesse o cenário é este: Era uma vez um puto de 21 anos que comprou um Jipe Toyota Lancruiser VX 3.0, ora esse puto teve problemas quase semanais com a máquina, tubo do turbo, diferenciais, blocos, rolamentos, caixa, junta da colaça e cabeça do motor entre problemas quase diários com a bateria (para além de ter descoberto anos depois que o carro já tinha tido um acidente brutal e entre outras coisas já tinha sido esticado a frente, era toda nova e nem sequer tinha o nº do bloco no torpedo)... enfim sim fui um otário vidrado num carro bonito que tinha turbo e andava tótil com 3000 de cilindrada e lavrava tudo e já tinha bloqueio de diferencial electrónico e os selectores das redutoras eram eletrónicos, e blablabla..., carissimos tive tantos problemas que até hoje já depois de vender o animal ainda tenho créditos para pagar o prejuizo!! Foram os piores 3 anos da minha vida e mais importante sem o levar para o MONTE!!!! Juro-vos!!! Enfim fiquei tão escaldado que só agora aos 27 decidi voltar a comprar outro carro e só quero pesar os prós e os contras todos antes da compra e dai estar a pedir a vossa ajuda para se chibarem das vossas experiencias ou de outras pessoas que conheçam que já tenham tido essa experiência. Não sei se me entendem....

É pensar, vale a pena correr o risco de comprar um carro turbinado que depois possa dar problemas, que não posso comportar?

Ou será melhor comprar um carro que ande menos ou puxe menos, mas que não corra o risco de ter avarias com caudalimetros, turbos, tubagens, electrónica, etc...

To TDi or not to TDi, that's the question!


abraço, aguardo o vosso feedback
 
Rapaz..sinceramente, problemas dão todos os carros.. lol
O meu continua "novo" de motor e como já disse tem o msm turbo as mesmas juntas ah e a embraiagem so precisei mudar aos 110 000 kms ,e por aí fora!Comprar um carro em 2ª mão é sempre um risco!
Podes ter a certeza k se ficares com um TDI das duas uma, ou está irrepreensivel ou está uma verdadeira caca!!

O meu TDI levou as peças necessárias de desgaste natural que tanto num SDI ou um TDI têm k levar!Podes é ter o azar de ficar com um carro , quer seja TDI ou SDI que esteja no limite de levar uma catrafada de peças..é uma questão de levares a um mecânico decente e ver o carro de cima abaixo!

Mas se realemente keres um carro que n dê tantos problemas ia para um corsa 1.5td , motor isuzo que nunca mais acaba, problemas só mesmo as juntas e tubos de refrigeração que já são mesmo feitio..


abraço
 
Já tive a ver um Corsa 1.7 D de 1998 121000kms - 3500€. Mas para além dos problemas de refrigeração a comercial é muito leve, a verdadeira bailarina.

Eu tinha três comerciais em vista, uma Corsa, uma Fiesta 1.8D, ou uma Ibiza Sdi/Tdi já num plano mais avançado (€€€). Tal como vos expliquei tenho que fazer a compra sensata para resolver a questão do transporte mas que não me vá dar muitos prejuizos ou problemas de forma a poder alugar/comprar uma casa logo que possível. E de todas as opções parece-me a mais fiável, com melhor design (acho o restyling da 6k2 dos mais bonitos do mercado, na minha opinião, atenção na minha opinião ainda é mais lindo que o modelo mais recente que para um carro de 2000/2001 tem um design extremamente actual e avant-garde. O Design Espanhol no seu melhor com mecânica VW, das melhores combinações possiveis).

Alguém tem mais água para a Fervura?
 
Back
Top