essa das cabeças dos pds170 irem á vida de 100.000 mil não é verdade.
eu tenho o pd140 problemático das cabeças de 2005, foi trocada aos 50 mil para a versão retificada e posso-te dizer que agora tenho um carrão uma máquina mesmo. normalmente os problemas de cabeças costumam-se mostrar até aos 120k no máximo mais que isso já é mais raro. e tenho repro.
claramente o pd140/170 é muito mais evoluído basta só ter o dobro das válvulas. normalmente tudo vai para o 130 porque não é muito normal ver um 140/170 com bom "aço", porque aquilo com uns bons pistons, cabeça de motor de 2006 aquilo fica aço.
agora os injetores do 170 deixa muito a desejar, siemens e normalmente centralinas siemens que também são mais complexas, costumam dar problemas.
o meu vizinho tem um pd170 quando lhe acabou de meter dois injetores do cilindro 1 e 2 e 4 injetor fura o piston por estar desgraçado. e a despesa já vai em 6 mil euros e não vê meio de meter o carro bom na audi de badajoz a mão de obra a 80€ a hora...
a manutenção é muito semelhante ao contrário do que muitos dizem, o turbo no caso do 140 o va é ligeiramente melhor(dizem reforçado???) que o dos 130. o 170 tb tem um bom turbo. o fap foi feito para durar, não terás grandes problemas em princípio).
Consumos muito semelhantes, o 2.0 também é um motor muito equilibrado nisso.
PD é sempre aquela força bruta, injeção do aço alta pressão :lol:
mas estás a comparar versões diferentes altea e ibiza nada a ver, ibiza e leon ainda tinha uma mínima comparação agora esses... altea é um carro mais pro familiar...
apenas as minhas opiniões, tudo depende das "sortes"! e do estimo...