Motor 1.4 16v 100cv para gpl...

estou para comprar o seguinte carro:
http://auto.sapo.pt/Seat-Ibiza-14-16V-Sport-962300.aspx
mas tenho duvidas se será o sport, no stand não me deixaram tirar a tampa do motor para confirmar o código do motor...
só tem o botão de "tcs" e não tem o de "esp", e acho que aquelas jantes não são do sport....
que dizem?

Sim, essas são as jantes 16" do Sport pós restyling...

tb tens os bancos desportivos, além de que se reparares nas fotos o conta-rotações está graduado até às 8mil o que quer dizer que o motor é o 1.4 16v de 100cv, quase de certeza... a não ser q tenham mudado o quadrante, mas não me parece. :roll:

As versões menos potentes estão graduadas até às 7mil e com red-line nos 6mil. ;-)
 
Last edited:
Ora aqui ficam as fotos prometidas adolpho's:

Botija:

IMAG0036.jpg


Manómetro da Botija:

IMAG0037.jpg


Instalação no motor:

IMAG0040.jpg


Módulos em pormenor:

IMAG0039.jpg

IMAG0038.jpg
 
realmente esse deposito ocupa a mala quase toda....

obrigado a todos pela ajuda mas o carro ja foi vendido...
terei que começar a procura novamente...

alguem me confirma que os seat´s ibiza sport ou cordoba sport so tem esp se tiverem botao junto ao travao de mao?
apesar de acender o simbolo no quadrante quando se liga o carro?
ja agora alguem me arranja os dados tecnicos do ibiza 6l e do cordoba 6l?
 
Last edited:
Busenitz

Podias ter tirado fotos sem a tampa do motor, era só para ver como ficaram os injectores do gás. ;-)

Já agora...

É sabido que este motor 1.4 16v é um pouco fraquito em baixas, então e com o gpl nota-se algum decréscimo de potência, ou nem por isso?

Cumps
 
Podia, mas tenho ali as borrachas do bocal da entrada do óleo já gastas, e tive que "remendar" temporariamente. Se tiro a tampa, tenho que meter aquilo tudo no lugar e dá algum trabalho :)

Relativamente a potência, face à gasolina, não noto quase nada. Aliás, não noto mesmo nada.
O decréscimo de potência existe. Está escrito em todo o manual, artigo, etc. Mas é tão irrisório que nem se nota na prática.
 
eu ja vi a comparaçao num banco de potencia de um 1.4 ou 1.6 da vw em que em baixas ganhava ligeiramente mais potencia...
mas do pouco que percebo tem tudo a ver com a afinaçao que fazem...
 
realmente esse deposito ocupa a mala quase toda....

obrigado a todos pela ajuda mas o carro ja foi vendido...
terei que começar a procura novamente...

alguem me confirma que os seat´s ibiza sport ou cordoba sport so tem esp se tiverem botao junto ao travao de mao?
apesar de acender o simbolo no quadrante quando se liga o carro?
ja agora alguem me arranja os dados tecnicos do ibiza 6l e do cordoba 6l?

No 1.4 sport 16v esse botão junto do travão de mão e do controlo de tracção (TCS)...
 
Se vale a pena?

É uma diferença de 1.48€ por litro para 0.76€ no meu caso. E o GPL é um combustível limpo, sendo que a nível de conservação de motor torna-se bem melhor.

Tenho uma Golf 3 1.6 GT que já vai com 450 mil, e problemas no motor, 0.
 
eu acho que o maior problema e os fabricantes nao contruirem de raiz os carros a gpl, so a diferença nos impostos que pagava-mos ja dava para fazer muitos km´s...

encontrei o que me parece uma perola:
http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Leon/1.4-Sport/P4617483/

a dona diz que é o motor tsi alguem consegue confirmar de que modelo se trata em concreto?
a mim parece-me que a traseira foi mexida...
mas tb so percebo de 6k´s....

o tsi de 105 cavalos é o 1.2 salvo erro...
 
eu acho que o maior problema e os fabricantes não contruirem de raiz os carros a gpl, só a diferença nos impostos que pagava-mos já dava para fazer muitos km´s...

encontrei o que me parece uma pérola:
http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Leon/1.4-Sport/P4617483/

a dona diz que é o motor tsi alguém consegue confirmar de que modelo se trata em concreto?
a mim parece-me que a traseira foi mexida...
mas tb só percebo de 6k´s....

Parece-me mesmo o 1.4 TSi, vê-se pelo velocímetro que marca até aos 240km/h, enquanto que as versões menos potentes fica-se nos 220km/h. Tb se reparares bem aparece lá numa foto, onde mal se consegue ver a dupla ponteira da saída de escape, característico dessa versão...

Ahh, e a potência é de 125cv e não 101cv como está escrito no anuncio....;-)

Este motor a gpl deveria ficar um mimo, pena é que o motor deixa de funcionar a injecção directa (TSi) e passa a funcionar com a injecção indirecta de gás... penso eu de que. :roll:
 
Last edited:
pois mas os sistemas tsi nao se dao bem com gpl nos sitemas actuais , ja ha por ai promessas de kits especificos para os tsi mas tardam em sair ...
 
Parece me que li que a FrontFuels (Foros de Amora) já efetuou a 1ª instalação com sucesso num sistema TSI. Não me recordo bem se foi isso que li na altura, portanto isto é só um rumor da minha parte.
 
Parece me que li que a FrontFuels (Foros de Amora) já efectuou a 1ª instalação com sucesso num sistema TSI. Não me recordo bem se foi isso que li na altura, portanto isto é só um rumor da minha parte.

Pelos vistos a injecção liquida de GPL ainda está a dar os primeiros passos.

Com este novo sistema já se pode utilizar os mesmo injectores do motor, ou seja a injecção directa mantém-se inalterável e deixa de ser necessária a injecção de gasolina esporádica para o arrefecimento dos ditos injectores.

A FrontFuels efectuou a 1ª instalação num 1.2 TSi do Skoda Yeti.

Mais informação aqui:
http://forum.anic-gpl.pt/index.php/topic,399.0.html

Este sistema promete...8)
 
Back
Top