oi...
é um processo simples...mas demora um pouco
Tens que retirar a protecção/calha do forro ao pé da mala do carro (zona superior travessa branca presa por molas de serrilha...)
retirar as molas pretas (de aperto tipo rebite) e tambem as duas da coluna do pilar traseiro (laterais 2x maiores que os outros)
Desmontas as pegas (2x parafusos cada por baixo de uma patilha plastica amovivel)
puxas/desmontas as duas travessas por cima dos vidros traseiros (travessas presas por molas tipo serrilha)
Depois é so puxares o forro para baixo mas com cuidado para não vincar dobrar e partir... de maneira a que consigas aceder a uma rosca, que prende a antena original!
arranjas um alicate ou chave de bocas, que não me lembro do tamanho e desapertas a rosca!
desprende o cabo da antena do terminal da antena atraves da ficha!tiras a antena antiga e e colocas a nova!
Agora é preciso cuidado, cortas o cabo da antena que vem do radio...
colocas a a porca e depois a anilha no cabo (nesta ordem pois quando colocares tudo a anilha é a primeira)...
cortas o terminal da antena, enquanto metes um ferro de soldar a aquecer
monta a antena no buraco mas n apertes por enquanto...pois podes ter que retirar tudo outra vez.
cortas os cabos RF e separas a malha exterior do cabo unifilar do interior...isto tudo com o radio desligado, e sem tocar os fios...
desenterlaças a malha de ambos os lados para cobrir maior zona...
Agora unes os cabos unifilares e colocas um pouco de solda...deixas arrefecer e isolas um pouco...
une a malha que desfiaste uma com a outra (antena e o cabo de origem)
coloca um pouco de solta nas pontas se quiseres...para esta se manter unida e isolas com fita isoladora...
agora que unistes os cabos falta prender a antena e tratar da alimentaçao!
passas a anilha e a porca e aperta com firmeza a antena (em principio elas vêm com uma borracha que quando apertada veda a entrada da agua no orificio rectangular...
colocas o cabo de maneira a que não salte muito nem trepide...usa uma esponja ou até mesmo aquele compósito que envolvia os cabos no encaixe...
Assim isto feito ligas o radio e tenta ver a captação sem alimentação!
arranjas um fio de alimentação que chegue até ao rádio (Sugiro que passes o cabo pelo pilar traseiro do lado do condutor, passas pela cava da roda e por baixo da porta do condutor até ao rádio...mas desde que não seja pelo lado do pendura por causa das interferências)
depois cortas o fio na zona da cava da roda (isto é a minha opção pelo caso de...) e colocar um terminal e fuzivel para proteger a instalação!
fazes o resto do percurso até ao rádio...ai escolhes (ANTENNA) ou (REMOTE)
mas não uses o remote se tiveres um ou mais amplificadores pois a corrente da antena leva-te a amperagem toda e inibe o REMOTE de enviar sinal para o amplificador (a mim aconteceu mas pode não acontecer a vocês)
Ves como tá a captação do sinal agora com a alimentação...
depois de tudo visto e afinado voltas a por o forro no sito...metes as travessas, colocas os apoios das mãos, os pilares e por fim a barra superior...
Um Conselho meu, antes de tudo isto, vais à norauto ou assim e compras umas molas novas...levas uma velha ou um conjunto para referência e compras novas, pois ao retirar aquilo elas partem e ou deformam as serrilhas...e começam as folgas e os barulhos parasitas que abundam nos TDI's
Cumprimentos e bom trabalho...se precisares de alguma indicação que eu não tenha mesionado apita...tás à vontade!!!!