É possivel fazer o carro aquecer menos e manter ou até melhorar a potencia, reduzir fumo não irá necessariamente tirar potencia.
Tive um caso semelhante num vp, aquecia porque os tempos de injecção estavam feitos as 3 pancadas e a bomba mal afinada, fazia fumo que fartava, aquecia muito e não andava nada por ai além, mudou de chipador, quase deixou de fazer fumo, aquece menos quase 12 graus o oleo e anda bem mais.
Não digo que seja este caso, mas é mais frequente que aquilo que se pensa e meter lá o radiador só vai baixar a temperatura do oleo e algumas peças do motor, o turbo, valvulas e cabeça sofrem na mesma com as egt's, logo há sempre que ter isso em conta.
Quando se faz um projecto de pes e cabeça nao se corre esses riscos ,trabalhos assucatados criam sempre problemas,ao preço que esta o hardwear (turbo,embolos,bicos) só mesmo quem nao tem amor ao dinheiro é que pode andar com bombas desafinadas e repros de amadores,mas pronto nao deixas de ter razao devem andar muitos assim.