melhorar xaruto 1.9d

ja andei por aki a rondar no search mas as opinioes divergem um pko..
ja xeguei a uma conclusao.. meter turbo, é mlhr tar kieto! :cryy:
mas keria melhorar um pko a performance do xaruto, mas sem aumentar exageradament os consumos! :rolleyes:
tava a pensar em mudar o filtro do ar.. o k aconselham??
admissao directa nao, ne? nao keria akilo a fzr mt cagaçal! :rir:
como meter a linha de escape? tirar k panelas? catalizador out?
aumentar um pko o debito tb vou fzr! mas e kt a dar avanço á bomba?
isso dá alguns ganhos significativos?

desculpem la tantas prguntas, mas sincerament nao percebo mt disto dos d's.. lol
peço aos entendidos k s xeguem pa m dar aki uma ajudinha a meter o xaruto a mexer-s um pko mais.. ;)
 
Lourenço_ disse:
ja andei por aki a rondar no search mas as opinioes divergem um pko..
ja xeguei a uma conclusao.. meter turbo, é mlhr tar kieto! :cryy:
mas keria melhorar um pko a performance do xaruto, mas sem aumentar exageradament os consumos! :rolleyes:
tava a pensar em mudar o filtro do ar.. o k aconselham??
admissao directa nao, ne? nao keria akilo a fzr mt cagaçal! :rir:
como meter a linha de escape? tirar k panelas? catalizador out?
aumentar um pko o debito tb vou fzr! mas e kt a dar avanço á bomba?
isso dá alguns ganhos significativos?

desculpem la tantas prguntas, mas sincerament nao percebo mt disto dos d's.. lol
peço aos entendidos k s xeguem pa m dar aki uma ajudinha a meter o xaruto a mexer-s um pko mais.. ;)

Ao meu antigo 1.9D , a unica coisa que lhe fiz, foi aumentar o débito até -1/2 volta do máximo. Os consumos mantinham-se e andava melhor em baixos e medios regimes.

Em relação ao filtro, tirei os cones da caixa (os 2 ), mas fazia mto barulho e ganhos...zero. Voltei a por. Para o que ele xupa, a caixa serve.

Na linha de escape n fiz nada.

Mas... se queres por isso a andar SEM turbo... fala com o JotaSeat ou o Augusto. O Jota ainda tem o dele.
 
queres isso a andar?
então vamos lá:
Trabalha a cabeça
Trabalha as cams
Aumenta a pressão nos injectores
Aumenta o débito
Melhora o ar a entrar para o motor
Avanço na bomba, não compensa, mais vale estar no ponto que avançada!
Escape tira a panela do meio, e no caso de teres catalizador, tira-o também!

Segredos ?? não existem
 
onde posso mandar trabalhar a cabeça e as cams num sitio k façam o trabalho em kondiçoes e em kto fika a brinkadeira ???
 
e nao deve perder tanta fiabilidade como aplikando um turbo ..........

Lourenço_ ta no xpirito do pessoal dos ibizas ja leem os pensamentos :p lol
 
boas, mod's no meu 1.9d.

Débito um pouco mais alto, tipo 1/4 a 1/2 de volta (no máximo) no parafuso.
Avanço a bomba, sim no maximo a 50º, mais do que isto o carro simplesmente tem um trabalho estranho.
Escape, tirar o cat fora, quanto as panelas n fiz, motivo o carro perde um pouco de compressão, exprimentei e não gostei.
Admissão, trabalha a entrada de ar para o motor, pois a nossa é um pouco limitada, vem de tras do farolim direito, puxa um tubo para baixo para o parachoques o entra mais ar.
limitador do acelarador, os nossos carros e qualquer diesel da mesma altura que os nossos, vêm no máximo a dar 4500 rpm, se mexerres no governador e puseres ele a cortar so as 5000 e mt bom.

mais do que isto, queres dar gaz, mete jante 13 para ficar com patas leves :D, com estas mod's o meu dava 190 em recta (tenho fotos), meti as 14 dava o mesmo mas com mais esforço, meti 15, apartir daqui nunca mais foi o mesmo :(

espero ter ajudado.

abraço
 
o meu calça 195/50.. :cool:
tá mais pa estetica do k pro resto, percebes?
e tira-las ta fora d questao, mas keria po-lo a mexer-s mais..
obgd pelos conselhos! alguns foram bastante uteis.. ;)
 
Eu apenas sabia mexer no débito quando tinha o meu 1.9D.

Há também quem avance um dente na distribuíção. Estou certo?.

Explica-me uma coisa : Como se avança a bomba a 50º ?


Puto_IbiZa disse:
boas, mod's no meu 1.9d.

Débito um pouco mais alto, tipo 1/4 a 1/2 de volta (no máximo) no parafuso.
Avanço a bomba, sim no maximo a 50º, mais do que isto o carro simplesmente tem um trabalho estranho.
Escape, tirar o cat fora, quanto as panelas n fiz, motivo o carro perde um pouco de compressão, exprimentei e não gostei.
Admissão, trabalha a entrada de ar para o motor, pois a nossa é um pouco limitada, vem de tras do farolim direito, puxa um tubo para baixo para o parachoques o entra mais ar.
limitador do acelarador, os nossos carros e qualquer diesel da mesma altura que os nossos, vêm no máximo a dar 4500 rpm, se mexerres no governador e puseres ele a cortar so as 5000 e mt bom.

mais do que isto, queres dar gaz, mete jante 13 para ficar com patas leves :D, com estas mod's o meu dava 190 em recta (tenho fotos), meti as 14 dava o mesmo mas com mais esforço, meti 15, apartir daqui nunca mais foi o mesmo :(

espero ter ajudado.

abraço
 
desmontas as tampa da distribuição e ficas com a correia a mostra, depois na roda dentada da bomba do gasóleo, tem 4 parafusos, um grande que é o do meio e mais tres pequenos.
desapertas os tres pequenos, das um pouco de folga não os tiras, depois pegas numa chave para o grande e rodas para a frente e ele vai fazer com que a distribuição rode toda e a bomba não se mexe.
para pores a 50 graus metes a chave de maneira que ela fica para cima, quase como fazer um angulo de 90 graus com o chão e ao rodares fazes com que rodes mais ou menos 50 graus.

parece complicado mas é mais facil do que o que parece.

abraço
 
Puto_IbiZa disse:
desmontas as tampa da distribuição e ficas com a correia a mostra, depois na roda dentada da bomba do gasóleo, tem 4 parafusos, um grande que é o do meio e mais tres pequenos.
desapertas os tres pequenos, das um pouco de folga não os tiras, depois pegas numa chave para o grande e rodas para a frente e ele vai fazer com que a distribuição rode toda e a bomba não se mexe.
para pores a 50 graus metes a chave de maneira que ela fica para cima, quase como fazer um angulo de 90 graus com o chão e ao rodares fazes com que rodes mais ou menos 50 graus.

parece complicado mas é mais facil do que o que parece.

abraço


Realmente parece-um pouco complicado a parte de rodar o parafuso grande , ver o que acontece e saber quando parar.

Mas isto não é avançar 1 ou 2 dentes a bomba?
 
..Aventuras.... Pq trabalhas as cam's?nao tiras grande partido disso, fica caro e nao compensa, vais ganhar em altos regimes, que é coisa que esses carros nao tem!

Opinião pessoal, BOM GASOLEO (tambem intendido como aditivo no diesel), debito, admissao de caixa (k&n de caixa resulta bem),linha de escape, e acreditem ou nao fica com um andamento mt jeitoso.
Se não se acreditam, basta perguntar ao dp como e q a 1.9 D dele andava mesmo antes da aplicaçao do turbo.
 
isso do gasoleo especial faz alguma diferença binazz?
eu tou a pensar em por apenas um kn d caixa, aumentar o debito e talvez mexer na linha de escape, e mai nd!
ja deve ficar mais jeitosinho até vir o 6l sport van..
 
Lourenço_ disse:
ja andei por aki a rondar no search mas as opinioes divergem um pko..
ja xeguei a uma conclusao.. meter turbo, é mlhr tar kieto! :cryy:
mas keria melhorar um pko a performance do xaruto, mas sem aumentar exageradament os consumos! :rolleyes:
tava a pensar em mudar o filtro do ar.. o k aconselham??
admissao directa nao, ne? nao keria akilo a fzr mt cagaçal! :rir:
como meter a linha de escape? tirar k panelas? catalizador out?
aumentar um pko o debito tb vou fzr! mas e kt a dar avanço á bomba?
isso dá alguns ganhos significativos?

desculpem la tantas prguntas, mas sincerament nao percebo mt disto dos d's.. lol
peço aos entendidos k s xeguem pa m dar aki uma ajudinha a meter o xaruto a mexer-s um pko mais.. ;)


Melhorar um 1.9D? Só mesmo trocando de motor!! lol

Tou na brinca, dá uma voltinha ao parafuso maravilha que isso ja fica mt melhor, nao andes a gastar dinheiro à toa pois nao vais ter ganhos significativos.
 
binazz disse:
..Aventuras.... Pq trabalhas as cam's?nao tiras grande partido disso, fica caro e nao compensa, vais ganhar em altos regimes, que é coisa que esses carros nao tem!

Opinião pessoal, BOM GASOLEO (tambem intendido como aditivo no diesel), debito, admissao de caixa (k&n de caixa resulta bem),linha de escape, e acreditem ou nao fica com um andamento mt jeitoso.
Se não se acreditam, basta perguntar ao dp como e q a 1.9 D dele andava mesmo antes da aplicaçao do turbo.

trabalhar cams não compensa? conheces algum 1.9d com cams para dizeres isso?
e o novo gasóleo, as pré-camaras não costumam gostar muito dele, evita-o!
 
Boas!:)
O meu 1.9D ta melhorado para 1.9 TD + IC mas ixo é um investimento mto grande!:(

Como tas a pensar em trocar brevemente, axo k n deves fazer grandes gastos, mete o K&N e faz o avanço e ja deves notar melhorias...
Pelo menos é uma soluçao temporária ;)
 
massucas, era msm isso k eu ia fazer!
assim fica melhorzinho enkanto o tenho e sem grandes gastos!! :D
obgd pela ajuda aki d todos.. ;)
 
tiago disse:
trabalhar cams não compensa? conheces algum 1.9d com cams para dizeres isso?
e o novo gasóleo, as pré-camaras não costumam gostar muito dele, evita-o!

Has-de me dizer onde e que eu falei em novo gasoleo!!!eu falei em bom gasoleo..tipo qq coisa que nao seja intermarche e tal...assim como a mistura de aditivos especiais no gasoleo, podem nao acreditar mas da bastanta vida ao carro (perguntem a marca que o pedro usava que eu de cor nao sei)

E sim conheço ppl com cam's trabalhadas e nao compensa, o do angelo...nao vais buscar quase nada para o q gastas. Eu nao concordo, mas tb nao t vou forçar a minha opiniao pq nao passa disso mesmo - OPINIÃO
 
Back
Top