Média de 15 L/100Km??? Será possivel?

Caros membros, será possivel?

Pois é, o meu Ibiza 1.0 MPI de 11/1999, conta já com 175.500km e está a fazer médias de 15 L/100km!!!
Tudo começou quando a frio só pegava à terceira tentativa, isto à cerca de duas semanas. Após várias conversas com alguns entendidos, a solução apontava para o sensor de arranque a frio, mas disseram-me para desligar algumas fichas e voltar a ligar para ver se o problema passava.
E o certo é que passou. Mas por pouco tempo. Passado dois dias o carro passou a ter um ralenti bastante incerto, acelerando sozinho (em ralenti) até às 1000 rpm, e em velocidade estabilizada no CB em consumo imediato aparecia 5 L/100 como disparava para 17/20 L/100.
Foi-lhe feita uma limpeza à borboleta, substituído os filtros de ar, limpeza das velas (são como vocês sabem de platina que custam uma pipa de massa). Os sintomas continuaram na mesma.
Levei-o para uma oficina de um amigo que após ligar à maquina detectou o código de erro 17544 (P1136) “Regulação do combustível a longo prazo, ralenti, banco 1 – mistura demasiado pobre. MOTIVO “Bomba/pressão do combustivel, injector(res), fuga na admissão/escape, sistema da bomba de ar secundário, fuga no tubo flexível”.
Como tinha uma fuga no colector de escape, este foi para soldar, feito o reset à centralina, e tudo ficou normal, consumos dentro daquilo a que estou habituado. Nem 100km depois (hoje) voltou a ter ralenti incerto e média de consumo de 15 L/100km, acusando novamente na máquina o mesmo código de erro (17544-P1136). Aproveito para dizer que o software da máquina de testes é o Autodata 2007versão V8.410.

Algum de vocês já passou por uma situação semelhante, que me possa dar uma ajuda?

Obrigado a todos os que possam postar contribuindo para solucionar este problema.
 
Sonda Lambda

Ok neste breve espaço de tempo levei o carro à normotores que fica aqui ao ladinho (Porto-Cedofeita) para me fazerem um diagnóstico ligando o carro à máquina. Resposta da máquina:

3 FALHA DETECTADA

16518 P0134 035
Banco1-sonda1
Sem Actividade
Esporádico

17536 P1128 035
Banco1, adaptação da mistura (mult)
Sistema muito pobre
Esporádico

17544 P1136 035
Banco1, adaptação da mistura (add)
Sistema muito pobre




Veredicto: SONDA LAMBDA NOVA:mad:
 
Ainda não troquei pois quis fazer primeiro uma limpeza. Hoje de manhã foi feita a limpeza e depois de uns kms feitos os sintomas mantêm-se, ou seja, consumos exagerados. Fui a duas sucatas (Megapeças e uma outra ao lado) a ver se arranjava a coisa a um preço mais barato. Na mega não tinham, na outra tinham bué a 25 euros(!!), mas após experimentar as do grupo VAG (só tinham duas), o assunto manteve-se igual.

Conclusão: Já está encomendada uma nova que em principio será montada amanhâ. Já agora uma pergunta: depois de substituir a sonda lambda é necessário instruir a centralina ou ela assume os novos valores que a sonda envia?
 
Ainda não troquei pois quis fazer primeiro uma limpeza. Hoje de manhã foi feita a limpeza e depois de uns kms feitos os sintomas mantêm-se, ou seja, consumos exagerados. Fui a duas sucatas (Megapeças e uma outra ao lado) a ver se arranjava a coisa a um preço mais barato. Na mega não tinham, na outra tinham bué a 25 euros(!!), mas após experimentar as do grupo VAG (só tinham duas), o assunto manteve-se igual.

Conclusão: Já está encomendada uma nova que em principio será montada amanhâ. Já agora uma pergunta: depois de substituir a sonda lambda é necessário instruir a centralina ou ela assume os novos valores que a sonda envia?

convem verificares os valores...
 
Para os mais entendidos a Seat está neste momento equipada com esta máquina para os teste - VAS5052A.
Basta fazer uma pesquisa no google e logo encontram.

E o preço da somda é mesmo esse!!!
 
Sonda OEM podes crer foi kanto levaram por ela na vw a minha mulher, 250eur

agora encontras sondas bem mais baratas na concorrencia, mas, podes ter k mexer nas ligaçoes originais do carro, depende da k compres!
 
Ok hoje lá foi metida sonda no sitio
Reset no cb, voltinha na Via Norte para lá, voltinha para cá, média 5.5 L/100. Está novo!!! Pronto para mais 175.000...
Ralenti certinho, nem se ouve o carro. Não precisou (para já) de ir à maquina. Esqueci-me de dizer que o teste na maquina da Seat ficou-me por 12.56 euros
 
Ok hoje lá foi metida sonda no sitio
Reset no cb, voltinha na Via Norte para lá, voltinha para cá, média 5.5 L/100. Está novo!!! Pronto para mais 175.000...
Ralenti certinho, nem se ouve o carro. Não precisou (para já) de ir à maquina. Esqueci-me de dizer que o teste na maquina da Seat ficou-me por 12.56 euros

:clap::clap::clap::clap::cool::cool:
 
Back
Top