Manco com vk

Concordo ctg em relação ao turbo, em relação aos 4000 euros,um manco só com ic vb e repro resto material stock dá para fazer isto a um fr reprogramado, ainda sobram 3000 euros para gastar em material xpto ou nuns injectores, cam e cx dum pd100 e os ultimos trocos ainda para uns radiadores rasqueirosos em segunda mão :ideia:

[video=youtube;Ab7q_sPjrnA]http://www.youtube.com/watch?v=Ab7q_sPjrnA[/video]

Em 1º lugar não montas VB e IC por 1000€, a não ser que andes à caça de material usado, 2ª mão, etc e ainda assim não seria fácil.

Em 2º, nunca na vida um manco tem vida para um FR chipado só com o que dizes, a não ser que seja pa puxar 2 ou 3 vezes e encostar, mas isso aí era bonito andar a investir de mês a mês. lol

Ultimamente anda na moda e parece que é fácil e fiável meter os mancos com 180/190/200cvs, quem os tem com essa potências realmente comprovadas saberá que não fica assim tão barato, e que fiável só os puxos de 15segundos. lol

Agr a malta dos mancos vai-me cair em cima mas não faz mal.
 
Não não vejo pk é uma opinião que vale tanto como todas as outras, certamente haverá diferentes modos de ver o mesmo. A resposta foi apenas aos 4000 euros pois parece que com 4000 euros não se mete um manco andar mais que um fr reprogramado como afirmas independentemente de material novo ou usado lol
 
Quanto aos pontos de vista/opiniões concordo ctg, a minha opinião não é mais válida que a tua. Só digo que um manco com o material que mencionas não tem vida para um PD130 bem chipado, não mete medo a um VP110 como o meu quanto mais a PD130.

Só acho mal porque malta que venha aqui pelas 1ªs vezes fica com a ideia que aquilo com meia dúzia de euros fica um carro de corridas, o que não é verdade.
 
Em 1º lugar não montas VB e IC por 1000€, a não ser que andes à caça de material usado, 2ª mão, etc e ainda assim não seria fácil.

Em 2º, nunca na vida um manco tem vida para um FR chipado só com o que dizes, a não ser que seja pa puxar 2 ou 3 vezes e encostar, mas isso aí era bonito andar a investir de mês a mês. lol

Ultimamente anda na moda e parece que é fácil e fiável meter os mancos com 180/190/200cvs, quem os tem com essa potências realmente comprovadas saberá que não fica assim tão barato, e que fiável só os puxos de 15segundos. lol

Agr a malta dos mancos vai-me cair em cima mas não faz mal.

Boas companheiro,

Estou de acordo contigo em alguns pontos que mencionaste mas outros não...
Com os 1000€ só metes o carro a andar como tu disseste e bem, com material usado, mas normalmente são poucos aqueles que compram as coisas novas, pois hoje em dia, a maior parte dos turbos são reconstruidos.

Não concordo quando dizes que um manco não tem vida para uma FR chipada, te garanto que têm! Acredito que não tenha apenas para aquelas que também andam com a corda ao pescoço mas..... Eu tenho o meu carro assim e até hoje sem stress sempre que lhe dou gás ele não se queixa, nem nunca berrou quando andei a puxar, e acredita que puxei bem mais que essas 2 ou 3 vezes, houve noites que foi 3 e 4 vezes mas para cada lado...

Eu não sei a potencia que tenho no carro, e sinceramente não tenho muito interesse em sabe-la, mas não deve chegar a esses valores que mencionas.
Fiavel só os puxos de 15segundos? É esse o tempo em que se corta uma caixa num manco :)

Um abraçO amigo!
 
Last edited:
Boas companheiro,

Estou de acordo contigo em alguns pontos que mencionaste mas outros não...
Com os 1000€ só metes o carro a andar como tu disseste e bem, com material usado, mas normalmente são poucos aqueles que compram as coisas novas, pois hoje em dia, a maior parte dos turbos são reconstruidos.

Não concordo quando dizes que um manco não tem vida para uma FR chipada, te garanto que têm! Acredito que não tenha apenas para aquelas que também andam com a corda ao pescoço mas..... Eu tenho o meu carro assim e até hoje sem stress sempre que lhe dou gás ele não se queixa, nem nunca berrou quando andei a puxar, e acredita que puxei bem mais que essas 2 ou 3 vezes, houve noites que foi 3 e 4 vezes mas para cada lado...

Eu não sei a potencia que tenho no carro, e sinceramente não tenho muito interesse em sabe-la, mas não deve chegar a esses valores que mencionas.
Fiavel só os puxos de 15segundos? É esse o tempo em que se corta uma caixa num manco :)

Um abraçO amigo!

=D>
 
Manco com carga a SERIO xeira me que é para partir bloco, esses blocos 3 cilindros nao sao grande espingarda para andancas serias, racham todos a meio.
Mancos são bons para consumos e tal, para uma repro com VA ou VB no maximo(ja da um carrito engraçado) mais que isso ja começa a comprometer a fiabilidade do motor e dos componentes directos em si..
Just my two cents.

Se querem carga é logo um pd130 ou um cupra, mas claro esta isso paga-se....

Cumps
 
Boas companheiro,

Estou de acordo contigo em alguns pontos que mencionaste mas outros não...
Com os 1000€ só metes o carro a andar como tu disseste e bem, com material usado, mas normalmente são poucos aqueles que compram as coisas novas, pois hoje em dia, a maior parte dos turbos são reconstruidos.

Não concordo quando dizes que um manco não tem vida para uma FR chipada, te garanto que têm! Acredito que não tenha apenas para aquelas que também andam com a corda ao pescoço mas..... Eu tenho o meu carro assim e até hoje sem stress sempre que lhe dou gás ele não se queixa, nem nunca berrou quando andei a puxar, e acredita que puxei bem mais que essas 2 ou 3 vezes, houve noites que foi 3 e 4 vezes mas para cada lado...

Eu não sei a potencia que tenho no carro, e sinceramente não tenho muito interesse em sabe-la, mas não deve chegar a esses valores que mencionas.
Fiavel só os puxos de 15segundos? É esse o tempo em que se corta uma caixa num manco :)

Um abraçO amigo!

Boas,

Sei que és um rapaz boa onda e sem grandes stresses, eu também não tou a fazer disto um filme, simplesmente sei que um manco com VB, IC cupra e chip não derrete um PD130 bem chipado, e quando digo bem chipado não precisa tar nos limites. Até podes acrescentar escape e embraiagem à lista que dei e só aí é garantido que a conta já vai à vontade perto dos 2000€. eheh

No fundo o que quero dizer é que não é tão simples como isso meter um manco a andar na frente de PD130 chipado, não é só o power que conta, há as relações de caixa, a faixa de rotação disponível, etc, etc. Eu acho piada ao conceito de dobrar e ate triplicar a potencia dum carro, mas um manco com 160cvs já é o equivalente a um PD130 com 300cvs, ou seja, pega tarde mas depois esgota rápido, ora andar com facilidade a comer o vermelho das rpm mata qualquer 1, seja manco seja PD130.
 
Boas,

...acho piada ao conceito de dobrar e ate triplicar a potencia dum carro, mas um manco com 160cvs já é o equivalente a um PD130 com 300cvs, ou seja, pega tarde mas depois esgota rápido, ora andar com facilidade a comer o vermelho das rpm mata qualquer 1, seja manco seja PD130.

FastCitro se não for pedir muito dá para fundamentares com calculos ou algo que justifique essa afirmação ou é só uma opinião tua, por vezes num forum fala-se de determinados conceitos e acontecimentos e depois acaba por não se chegar a uma conclusão palpavel e como te vejo a falar com tanta certeza em relação à comparação dos 160 com os 300cv gostaria e penso que todos os que dão uma vista de olhos neste tópico esclarecida essa questão.

cumps
 
Concordo com o fast cupra. depis de meter os race no meu manco e com vb, radiadores etc etc, fazer 5200rpm tornou-se um habito.. se antes morria as 4500 era ate ali que puxava... se depois passou a ser as 5200 era ate la que puxava. nao era sempre mas quando era a serio era ate la...apercebi-me disso mesmo.. escafia prematura.. um gajo engana sensores com radiadores e merdas dessas mas a temperatura dos internos de certeza que nao baixa. Eu devia ter perto desses 180cv que voces falam mas som com injectores e com potencias puxadas para o fim da escala pk baixas em mancos e *****. sao 3 cilindros.. nao ha milagres. logo é como o fastcitro diz, é sempre em cima do vermelho e a derreter material.
Neste momento esta stock, olho para tras e andando em certos carros penso, prefiro muito mais um carro das 1500 as 4000 do que das 2500 as 5000.. mas isto é a minha opiniao para o dia-a-dia..
 
Boas,

Sei que és um rapaz boa onda e sem grandes stresses, eu também não tou a fazer disto um filme, simplesmente sei que um manco com VB, IC cupra e chip não derrete um PD130 bem chipado, e quando digo bem chipado não precisa tar nos limites. Até podes acrescentar escape e embraiagem à lista que dei e só aí é garantido que a conta já vai à vontade perto dos 2000€. eheh

No fundo o que quero dizer é que não é tão simples como isso meter um manco a andar na frente de PD130 chipado, não é só o power que conta, há as relações de caixa, a faixa de rotação disponível, etc, etc. Eu acho piada ao conceito de dobrar e ate triplicar a potencia dum carro, mas um manco com 160cvs já é o equivalente a um PD130 com 300cvs, ou seja, pega tarde mas depois esgota rápido, ora andar com facilidade a comer o vermelho das rpm mata qualquer 1, seja manco seja PD130.

Eu sei companheiro, apenas falei também na boa onda :D, mas em relação aos mancos continuo com a mesma opinião (atenção não estou a puxar a brasa a minha sardinha), são motores que com um ou outro toque já ficam engraçados, tendo em comparação aquilo que são de origem!
Isso em relação a potência sou da mesma opinião que tu, alias sempre fui, indepentemente de ser ou não manco, pois para mim aqueles carros que teem a potencia maxima "mal distribuida" não fazem o meu estilo. Prefiro ter 160cv das 2500rpm até as 5100rpm do que 200cv as 2500rpm e as 3000rpm já estar a cair para os 160 e sucessivamente.

Em relação aos VP´s como falavas, referias-te do que ao certo? Sem hardware nenhum só com electrónica?

Um abraçO
 
FastCitro se não for pedir muito dá para fundamentares com calculos ou algo que justifique essa afirmação ou é só uma opinião tua, por vezes num forum fala-se de determinados conceitos e acontecimentos e depois acaba por não se chegar a uma conclusão palpavel e como te vejo a falar com tanta certeza em relação à comparação dos 160 com os 300cv gostaria e penso que todos os que dão uma vista de olhos neste tópico esclarecida essa questão.

cumps

men, deve ter a ver com percentagens de incremento de potencia..
100% num manco sao de facto 160cv
100% num PD130 são 260cv
quando digo 100% é 100% sobre a potencia original..
Epa eu acredito que com o que se investe num manco turbo.ic radiadores linha embraiagem bicos etc, se se investir o mesmo num PD130 (claro que o material tem preços semelhantes...) se saca uma percentagem maior.

reparem, um vb sao 450euros, montam num manco... vendem o gt15 por 100euros pk ninguem quer um pa carregar nada...
ja num 130, trocam o kkk por um 2260 e ainda vendem o kkk a alguem (geralmente pa mancos) por 200euros.. lol.:p
na pratica ganham dinheiro!!ainda dizem que os ibizas nao dao gosto... dao gosto e dinheiro pah!!! ahahahahahahaha
 
Concordo com o fast cupra. depis de meter os race no meu manco e com vb, radiadores etc etc, fazer 5200rpm tornou-se um habito.. se antes morria as 4500 era ate ali que puxava... se depois passou a ser as 5200 era ate la que puxava. nao era sempre mas quando era a serio era ate la...apercebi-me disso mesmo.. escafia prematura.. um gajo engana sensores com radiadores e merdas dessas mas a temperatura dos internos de certeza que nao baixa. Eu devia ter perto desses 180cv que voces falam mas som com injectores e com potencias puxadas para o fim da escala pk baixas em mancos e *****. sao 3 cilindros.. nao ha milagres. logo é como o fastcitro diz, é sempre em cima do vermelho e a derreter material.
Neste momento esta stock, olho para tras e andando em certos carros penso, prefiro muito mais um carro das 1500 as 4000 do que das 2500 as 5000.. mas isto é a minha opiniao para o dia-a-dia..

Tudo certo até aí, mas no meu ponto de vista qnd se quer mais e se é para carregar a sério à que alterar a cx de velocidades para que não se ande sempre a pisar o redline, até pk carros com 300 cv de certeza que não andam com cx que dão 220km as 5000 rpms, e não havia necessidade de meter (race) para tirar 180cv visto que tinhas vb, injectores pd130 chegavam para esse patamar e poupas em tudo...
 
Concordo com o fast cupra. depis de meter os race no meu manco e com vb, radiadores etc etc, fazer 5200rpm tornou-se um habito.. se antes morria as 4500 era ate ali que puxava... se depois passou a ser as 5200 era ate la que puxava. nao era sempre mas quando era a serio era ate la...apercebi-me disso mesmo.. escafia prematura.. um gajo engana sensores com radiadores e merdas dessas mas a temperatura dos internos de certeza que nao baixa. Eu devia ter perto desses 180cv que voces falam mas som com injectores e com potencias puxadas para o fim da escala pk baixas em mancos e *****. sao 3 cilindros.. nao ha milagres. logo é como o fastcitro diz, é sempre em cima do vermelho e a derreter material.
Neste momento esta stock, olho para tras e andando em certos carros penso, prefiro muito mais um carro das 1500 as 4000 do que das 2500 as 5000.. mas isto é a minha opiniao para o dia-a-dia..

Amigo mete o VB outra vez... A funcionar a 100% por GV as 1800rpm já tens um kick bem mais valente do que com o GT15 ;)
Um abraçO
 
men, deve ter a ver com percentagens de incremento de potencia..
100% num manco sao de facto 160cv
100% num PD130 são 260cv
quando digo 100% é 100% sobre a potencia original..
Epa eu acredito que com o que se investe num manco turbo.ic radiadores linha embraiagem bicos etc, se se investir o mesmo num PD130 (claro que o material tem preços semelhantes...) se saca uma percentagem maior.

reparem, um vb sao 450euros, montam num manco... vendem o gt15 por 100euros pk ninguem quer um pa carregar nada...
ja num 130, trocam o kkk por um 2260 e ainda vendem o kkk a alguem (geralmente pa mancos) por 200euros.. lol.:p
na pratica ganham dinheiro!!ainda dizem que os ibizas nao dao gosto... dao gosto e dinheiro pah!!! ahahahahahahaha

Men onde queres tu chegar com essa tua explicação da venda de turbos por 100 euros com os incrementos de potencia? :confused:
Essas contas que tu fizes-te tb eu sei fazer e não me trás nada de novo ao meu conhecimento, o que perguntei ao FastCitro e se ele tiver disponibilidade é que ele me explique o modo de como faz os calculos dele para refutar a afirmação sublinhada...

cumps
 
Amigo mete o VB outra vez... A funcionar a 100% por GV as 1800rpm já tens um kick bem mais valente do que com o GT15 ;)
Um abraçO

Oh João, o proximo tem 2 turbos... e 4 cilindros... Eu tinha o meu a trabalhar a 100% GV, percebi depois que o problema da pressao nao baixar em altas era do manometro que nao passava dos 1.55 bar.. ou seja, o turbo fazia 1.65 e em baixas ia baixando a pressao progressivamente ate 1.40 mas eu nao via essa alteraçao porque o manometro nao estava bom. e eu tinha carro as 1500rpm... com race ha diferenças e bem grandes! erapuxar das 1500 (com cuidado senao a embraiagem nao colaborava) ate as 5200 mas é como te digo.. era chegar aos 230 a cortar 5a e depois?? ia assim quanto tempo? a 200 ja ele vai no red line.. e tu sabes bem que com vb 200 nao é dificil..
P.S o meu turbo assobiava porque nao era so um vb...;-)
 
FastCitro se não for pedir muito dá para fundamentares com calculos ou algo que justifique essa afirmação ou é só uma opinião tua, por vezes num forum fala-se de determinados conceitos e acontecimentos e depois acaba por não se chegar a uma conclusão palpavel e como te vejo a falar com tanta certeza em relação à comparação dos 160 com os 300cv gostaria e penso que todos os que dão uma vista de olhos neste tópico esclarecida essa questão.

cumps

Não percebeste a minha comparação. O que quiz dizer não envolve quaisquer cálculos, o que digo é que um manco com cerca de 160cvs é já quase como um PD130 de 300cvs, ou seja, o grande forte dos diesel que é a resposta em baixas rpms desaparece, é fácil testar, pisamos às 2000rpm num PD130 com chip apenas e num PD130 com 300cvs, vamos ver o PD130 300cvs a fazer choco e a trancar geometria enquanto o PPD130 chipado sai logo.

Num manco ou em qualquer outro carro não é diferente, metes um turbo maior e vais perdendo spool (tempo de resposta ao acelerador), o tempo para teres o caudal todo também aumenta, perdendo faixa de potência em baixas rpms mas ganhando em altas rpm. Um VB que num PD130 pega cedo (1750rpm tá cheio), num manco o mesmo deve acontecer 500rpm mais tarde, num PD130 um VB pode fazer 1,65/1.7boost, num manco 2.0boost não devem deitar o VB(c/ injectores stock não consegue esse boost). Agr eu pergunto, um bloco 6V, com relações de caixa curtas, tem arcaboiço pa andar sempre a lamber o vermelho?

Agora eu gostava era que alguém que tenha um manco com cerca de 180cvs, em que aí sim já acredito que chegue para um PD130 chipado, me diga a lista de mods e valor aproximado do investimento, mas alguém sincero e sem tabus, só pa termos a noção real que não é simples, não nos esqueçamos que são 70/80cvs num motor diesel de 3 cilindros, e que mesmo com 150cvs já é uma evoluçao muito muito boa e já de se tirar o chapéu.
 
Não percebeste a minha comparação. O que quiz dizer não envolve quaisquer cálculos, o que digo é que um manco com cerca de 160cvs é já quase como um PD130 de 300cvs, ou seja, o grande forte dos diesel que é a resposta em baixas rpms desaparece, é fácil testar, pisamos às 2000rpm num PD130 com chip apenas e num PD130 com 300cvs, vamos ver o PD130 300cvs a fazer choco e a trancar geometria enquanto o PPD130 chipado sai logo.

Num manco ou em qualquer outro carro não é diferente, metes um turbo maior e vais perdendo spool (tempo de resposta ao acelerador), o tempo para teres o caudal todo também aumenta, perdendo faixa de potência em baixas rpms mas ganhando em altas rpm. Um VB que num PD130 pega cedo (1750rpm tá cheio), num manco o mesmo deve acontecer 500rpm mais tarde, num PD130 um VB pode fazer 1,65/1.7boost, num manco 2.0boost não devem deitar o VB(c/ injectores stock não consegue esse boost). Agr eu pergunto, um bloco 6V, com relações de caixa curtas, tem arcaboiço pa andar sempre a lamber o vermelho?

Agora eu gostava era que alguém que tenha um manco com cerca de 180cvs, em que aí sim já acredito que chegue para um PD130 chipado, me diga a lista de mods e valor aproximado do investimento, mas alguém sincero e sem tabus, só pa termos a noção real que não é simples, não nos esqueçamos que são 70/80cvs num motor diesel de 3 cilindros, e que mesmo com 150cvs já é uma evoluçao muito muito boa e já de se tirar o chapéu.

Tenho um manco 70cv para tirar os 150cv k tenho agora já investi 900€ em material e ainda me falta alterar a linha ;-)
 
Eu tinha o meu com essas potencias e deixo aqui a lista de material:

Turbo 1749vb + actuador
FMIC (2 medida do areias)
Tubagens em inox
Linha directa so com panela final
Radiador de Gasóleo de 13linhas
Admissao cupra
Injectores race 783
repro
e mais umas merdas que nem me tou a lembrar..
ah, o sensor MAP ...
em material investido.. nao sei valores mas certamente acima dos 2500euros... e se virem as contas é facil chegar a este valor.

Andei cerca de 40mil km com vb e nunca tive um problema, nao fazia picos, nao fazia safes, cortava 5a e andando devagar fazia consumos de 5 ou 6 litros... depressa em vez de ser 8 era logo 12...mas andava.
fiz uns comparativos e o mais interessante foi com um 120d de 2008 (177cv) e ate aos 210 fui sempre a frente e com 3 pessoas no carro.
um deles é o user jorgefrancisco que estava comigo no carro.
por sua vez, testei com o jorgefrancisco umas poucas vezes e ele tinha apenas repro e kkk e bazei sempre... e nao era 1 carro, eram uns 5. ele comprova tudo isto.
fui literalmente varrido por um fr130 com 2256.
saimos 6 carros, todos ibizas e eu era o unico 1.4tdi, fui o que bazei mais depressa e ate aos 150 acreditei num milagre, de repente passa o FR que até me abanou os espelhos..
conclusão? aquela q que o fastcitro já chegou, turbos grandes potencias em altas e demora muito mais a enxer..
agr ando stock e é bem bom na mesma! um luxo aqueles 180km/h de ponta!
 
Não percebeste a minha comparação. O que quiz dizer não envolve quaisquer cálculos, o que digo é que um manco com cerca de 160cvs é já quase como um PD130 de 300cvs, ou seja, o grande forte dos diesel que é a resposta em baixas rpms desaparece, é fácil testar, pisamos às 2000rpm num PD130 com chip apenas e num PD130 com 300cvs, vamos ver o PD130 300cvs a fazer choco e a trancar geometria enquanto o PPD130 chipado sai logo.

Num manco ou em qualquer outro carro não é diferente, metes um turbo maior e vais perdendo spool (tempo de resposta ao acelerador), o tempo para teres o caudal todo também aumenta, perdendo faixa de potência em baixas rpms mas ganhando em altas rpm. Um VB que num PD130 pega cedo (1750rpm tá cheio), num manco o mesmo deve acontecer 500rpm mais tarde, num PD130 um VB pode fazer 1,65/1.7boost, num manco 2.0boost não devem deitar o VB(c/ injectores stock não consegue esse boost). Agr eu pergunto, um bloco 6V, com relações de caixa curtas, tem arcaboiço pa andar sempre a lamber o vermelho?

Agora eu gostava era que alguém que tenha um manco com cerca de 180cvs, em que aí sim já acredito que chegue para um PD130 chipado, me diga a lista de mods e valor aproximado do investimento, mas alguém sincero e sem tabus, só pa termos a noção real que não é simples, não nos esqueçamos que são 70/80cvs num motor diesel de 3 cilindros, e que mesmo com 150cvs já é uma evoluçao muito muito boa e já de se tirar o chapéu.


De acordo, mas quanto a mim um pd130 com 300 cv pressupõe cam , injectores 783, turbo XL ic XL, linha, radiadores, admissões xpto etc em que a fiabilidade é tão relativa como um manco com turbo XL, ic XL, injectores 783, cam, linha admissão personalizada e o mais importante Cx de velocidades que permita pelo menos 245 as 5000 rpm pois como dizes e bem a morte prematura do motor muitas vezes é por comer rotação em redline... E aí sim penso que a fiabilidade dum manco com 210 cv(os tais 70cv cilindro vs 75 cilindro pd130) é muito identica a um pd130 com 300cv, mas esta é a minha opinião e gostaria até de saber a opinião de outros users e sabendo que anda pelo forum pelo menos 2 mancos com potencias acima dos 207cv se prenunciem acerca disso... Efectivamente um manco não é nem nunca será um carro de corridas mas por vezes menosprezamos o motor em questão pela giria de manco e face ao mercado concorrente penso ser um motor com potencial visto que para alem de ser um motor em que a cilindrada deriva de 474x3 = 1422cilindrada

cumps
 
Last edited:
Back
Top