Luz do oleo piscou e motor parece que quer ir abaixo

Boas rapaziada, em primeiro lugar espero que tenham, passado uma boa pascoa.
Bem é assim, como é pascoa, fui passa-la a casa dos meus tios, por uma vez ou duas, ao parar em semaforos(os de controle de velocidade) o carro quase que se vai abaixo e a luz do óleo piscou. Fiquei lixado com a situação porque pensei que este problema era o tal da borboleta suja, mas como esse já está resolvido, não sei o que pensar. Lá vim para casa ontem, com o coração nas mãos e ao chegar a casa, quando parei para meter o bolinhas na garagem, quase que se ia abaixo, ao carregar no comando para fechar o vidro a mesma coisa, e a luz do abitáculo parecia que tremia, ao virar o volante quase que vai abaixo e até pisca a luz do óleo mas lá se aguenta mas o conta rotações ora aumenta um pouco e depois vai ao normal. Amigos o que será isto? Poderá ser o alternador que deu o pifo, ou o regulador de tensão, como já me disseram?
Agradecia ai umas dicas, pois este problema já cá anda á algum tempo, camuflado talvez pelo da borboleta coma já disse( que já esta resolvido), e como eu se calhar outros terão o mesmo problema e pensam que será duma coisa e afinal é de outra.
Abraço.
 
é isso dá ideias de ser ainda residuos do "problema com a borboleta"...
Pode ser o distruibuidor a precisar de um toquezito para te "acelarar" mais o carro.
tenta desapertar o gajo e dar uns milimetros para um lado ou para o outro e testa.

ps. não te esqueças de marcar a posição em que estava.
 
Pelo que sei o regulador de carga está no alternador...mas ele esta manha pegou bem?
Qual é o modelo e motor em questão???

A luz do oleo acende porque a rotação por vezes era muito baixa e a pressão de oleo era baixa! Nisso tenho a certeza!
 
Boas Bluekid
è um Seat Ibiza Crono 1.4 de 96.
Ele pega bem sim, dá a sensação que enquanto o carro não está quente e que o motor fica um pouco mais acelarado, o que se não me engano é normal, está tudo bem, depois de aquecer e com a rotação no normal ( cerca das 900/rpm) se se virar o volante ou se mexer em alguma coisa eléctrica o carro quase que vai abaixo. Isto está a dar comigo em doido. Hoje ao sair do serviço vou leva-lo ao electricista a ver o que me diz.
Abrcs
 
bem... como o carro já não é recente... pode ter a bateria nas ultimas (já não recebe carga em modos do alternador) ou até mesmo o alternador que já não te carregue a bateria em condições...

Leva ao electicista, não deve ser nada de outro mundo ;)
 
O que é estranho é que o carro pega bem, até bem demais. Das duas uma, ou o problema não é grave ou então esta para dar o peido mestre como se diz por aqui. mas já agora expliquem me cá uma coisa, aquela peça que se situa por baixo do filtro de ar, que não sei o nome, a famosa peça da borboleta, aquilo tem uma ficha electrica, agora eu pergunto:
Essa dita peça tambem avaria, ou não?
Abr.
 
O que é estranho é que o carro pega bem, até bem demais. Das duas uma, ou o problema não é grave ou então esta para dar o peido mestre como se diz por aqui. mas já agora expliquem me cá uma coisa, aquela peça que se situa por baixo do filtro de ar, que não sei o nome, a famosa peça da borboleta, aquilo tem uma ficha electrica, agora eu pergunto:
Essa dita peça tambem avaria, ou não?
Abr.

Corpo injector. Pode avariar... mas... probabilidade de ser daí é pouca...
Não Stresses com isso ;) aconselha-te com pessoal de um bom electricista para não andarem ás "apalpadelas" e vais ver que não deve ser nada de especial.
Peido Mestre não me acredito.
Com o passar dos anos é normal surgirem "manias" nos carros... ( até em nós, fará nos carros :D )
 
Experiemta isto, com o motor a trabalhar ligas tudo o que seja possivel, o AC, todas as luzes, 4piscas, luzes interiores, desembaciadores, radio e viras a direcção até ao limite e forças um pouco até sentires a tal quebra de rpm´s e a luz do oleo acender, e isto sem acelerar....depois fazes o mesmo mas desta vez a acelerar por volta das 2.000rpm´s e vais ligando as coisas uma por uma
se repares que ele não tem essa mesma quebra, então é porque algo não está bom com o alternador/regulador de carga

depois diz o que aconteceu
 
Boas Bluekid.
Vou experimentar isso, mas ontem estive quase até á meia noite de volta do carro e descobri uma coisa, não sei se é nor mal ou não, então é assim:
Depois de experimentar várias coisas, deu-me na cabeça para desligar esta valvula que se vê na foto a seguir marcada com um circulo vermelho:
hpim18342mm7.jpg

O resultado foi o mesmo, ou seja, com esta valvula ligada ou desligada, o comportamento do carro é exactamente igual, agora eu pergunto:
Isto é normal?
Que valvula é esta?
Obrigado
Abrs.
 
Esse sensor, controla a temperatura do refrigerante, e conforme a temperatura a ECU controla o regime, ou seja se está frio ele faz a mistura mais rica, se ele está quente faz com que a mistura seja mais equilibrada!

Resumindo, esse sensor acciona o arranque a frio e a quente!

Quanto ao fazer o mesmo com ela desligada ou ligada acho que não tem nada a ver com o teu problema!
Pois se ela tivesse marada ou tinhas dificuldade a colocar o carro a trabalhar quando está frio ou ficava acelerado quando este tivesse quente...
 
Boas amigos.
Começo deveras a ficar desiludido com isto, hoje verifiquei umas quantas coisas em vão, sem qualquer efeito. Para a semana vou mudar a dita valvula da temperatura, por descargo de consciência, e o rotor do distribuidor, porque me pareceu que este está bastante mal tratado, e se por acaso não obtiver resultados não sei como vai ser.
Abraço a todos.
 
Experiemta isto, com o motor a trabalhar ligas tudo o que seja possivel, o AC, todas as luzes, 4piscas, luzes interiores, desembaciadores, radio e viras a direcção até ao limite e forças um pouco até sentires a tal quebra de rpm´s e a luz do oleo acender, e isto sem acelerar....depois fazes o mesmo mas desta vez a acelerar por volta das 2.000rpm´s e vais ligando as coisas uma por uma
se repares que ele não tem essa mesma quebra, então é porque algo não está bom com o alternador/regulador de carga

depois diz o que aconteceu

Experimentei isto e foi assism:
com as rotações nas 2000, ao forçar a direcção, estas cairas para as 1200 +-, com os medios ligados e a ventilação.
sera normal
 
Aí há gato ou no sistema de carga ou mesmo no distribuidor... mas isso já não é para mim... e o electricista disse que tá tudo bem?!?

PPL dos 1.4 uma ajuda aqui para o homem ;)
 
O eletrecista disse que não encontrou nada no sistema electrico, mas ca pata mim so testou a bateria ás tantas, enfim.
Vou-lhe mudar a valvula da temperatura, porque nota-se mais quando o carro está quente, agora não sei se é por causa da valvula estar marada mesmo, ou devido ao facto de que quando se poe o carro a trabalhar este fica um pouco mais acelarado, o relanti, devido a estar frio.

Se tiverem ideias, mesmo que possam parecer absurdar, digam, as vezes quem sabe.
Abraços.
 
Back
Top