Não é o meu caso, por uma infelicidade tive de desmontar o motor do carro de um cliente, um seat leon, dos ultimos tdi 150 que sairam(as versões comerciais), o carro tinha 190mil km's, partiu a bomba de água e a correia de distribuição passou-se, danificou todas as valvulas, touches todas, arvore de cames e 2 pistões, o carro estava reprogramado, mb power, ainda tinha catalizador, 180 e qualquer coisa cavalos medidos em bancos maha, era um carro de trabalho que andava sempre a fundo e ostentava uma média de 9litros aos 100 por esse facto, contudo, o motor, se não fosse esse azar fazia na boa mais 200mil com o mesmo tipo de utilização, os pistões estavam completamente limpos, cilindros não tinham cama, não tinha desgaste nos bronzes, segmentos impecaveis, era um motor que fazia mudas de oleo sempre entre 8 a 10mil km's max oleo sempre sem olhar a preço e sempre filtros e tudo original, impecavel, até foi um crime aquela bomba de água ter partido(devido ao não a terem mudado quando o cliente foi á seat trocar a distribuição).
O turbo tinha alguma folga mas nada de anormal alias, não tinha quase nada ao que costumo ver, testei-o e estava calmamente dentro das tolerancias, nem sequer foi precso descarboniza-lo pois não tinha uma ponta de carvão.
Baseado neste motor que foi autopsiado, é sem duvida um motor muito bem construido, se for bem tratado é extremamente fiavel, obviamente, azares opodem sempre ocorrrer.
Tenho outros casos de motores autopsiados e as causas de falha destes motores são geralmente derivadas a uso de anticongelante incorrecto/introdução de água não desmineralizada no circuito(muitas mesmo!), oleo de fraca qualidade(mudas sem regularidade/oleo velho/oleo que não cumpre para com as especificações do fabricante), outras causas em carros modificados, excesso de gasoleo(demasiada temperatura de escape), excesso de pressão e temperatura de ar na admissão(origina passagens na colaça), oleo mudado com pouca frequencia(má qualidade, aquecimento demasiado do mesmo), estou a falar unicamente em motores pd que são os que costumo apanhar com mais frequencia para desmontar e reparar.
Uma nota importante do leon que falei em cima, a embraiagem também era de origem, o carro puxava jantes de 18", nunca teve problemas de embraiagem, ao ver todos os componentes do carro deu para perceber que a electronica foi bem pensada o que ajudou a poupar muito o motor, não havia excessos em baixas, tinha uma bom desempenho mas sem os abusos que se costuma ver por ai.