K&N vs cda

Pessoal, quem duvidar da qualidade da CDA e do empenho e investimento que esta marca faz em Motorsport, consulte o site deles. Quase todas as equipas de F1 usam BMC...

Quanto a preços, se precisarem, PM available...
 
Já agora, vou postar aqui um resumo que fiz para outro Fórum sobre este tema:

- Os filtros de papel, que vem de origem nos nossos carros, já têem décadas sem qq tipo de evolução. São baratos e eficazes na filtragem de partículas. Mas não são lá muito eficazes na passagem de ar... Se tiverem a oportunidade de ver alguma máquina de demonstração com uma caixa em acrílico transparente com uma ventoinha de sucção e um filtro de papel, pode ver a diferença para um filtro de painel de algodão (ex: BMC, JR, etc).
Resumindo, substituindo o filtro original de papel por um igual de algodão impregnado de óleo especial tem a vantagem de ser vitalício, e nas reacelerações, ie, mudanças de fluxo de ar, o motor ganhar uma capacidade de respirar melhor notória. Obviamente por esta razão os consumos baixam.

- Depois temos os filtros cónicos e as "airboxes" tipo CDA e BMC
Em termos de mecânicos, um factor muito importante na questão da obtenção de potência é a temperatura do ar admitido (daí a existência de intercoolers nos carros turbo). Quando temos um carro em que podemos (e queremos) substituir a caixa de plástico original por um filtro de algodão cónico e colocá-lo numa zona de baixa temperatura (ex: junto à grelha do carro numa zona "fresca") estes são bastante eficazes (mais do que os de substituição directa dos de papel).

Como nem sempre é possível fazer esta operação, existem as airboxes que aão caixas estanques ao calor (especialmente a CDA pois é feita em carbono) que permite o seu posicionamento numa zona "quente" do motor, mas em que a "pescagem" do ar pode ser efectuada numa zona de ar fresco dado que estas airboxes vem com um tubo de pesca de ar flexível que pode ser orientado para a zona mais conveniente dos nossos carros.

Isto é ainda mais crítico nos carros turbo dado que a compressão do ar faz atingir temperaturas muito elevadas e no caso dos motores turbodiesel, o acréscimo de oxigénio que uma airbox providencia, não é negligenciável, baixando o nível de fumo e juntando-se à vantagem inerente a estes filtros menos restritivos em termos de ar (mas que possuem um eficiência de retenção de partículas equivalente aos de papel), que é a diminuição significativa da inércia do ar.

Resultado final: Melhor respiração, melhores reprises, menos fumo (diesel), melhores consumos.
 
Pessoal, quem duvidar da qualidade da CDA e do empenho e investimento que esta marca faz em Motorsport, consulte o site deles. Quase todas as equipas de F1 usam BMC...

Quanto a preços, se precisarem, PM available...

vi o teu ultimo post e vi este...
obrigado plos esclarecimentos :respect:
tou a ver k manjas do negocio :clap:
temos k falar ;)
uma DIA pra mim ia bem :finga:
abraços :cool:
 
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