Intercooler - breve introdução e conceitos

icdh4.jpg

mas existem intercooler com a configuraçao do segundo desenho?

pk s sim é algo sem o minimo cabimento e em k o conseito dinamico é descabido.

já agora outra questao relativa aos intercoolers de uma boca para cada lado.

Qual será o mais o eficaz? o k apresenta as bocas no mesmo sentido, fazendo k o ar em pressao procure a saida mais rapida nao percorrendo todo o intercooler como aki na imagem.



ou com esta comfiguraçao com as bocas descentradas em k o ar é obrigado a percorrer todo intercooler aonde teoricamento o seu arrefecimento será melhor conseguido?




peço desculpa pelasw imagens mas isto foi aki feito é pressa
 
Para min o ideal é defenitivamente o de bocais opostos

Mas neste estilo...os que o TDIsport r Arranja são os que realmente oferencem um bom senso em relação preço qualidade efeciencia.


Este que mostro em baixo é para min o ideal(desenho construção)pode ser maior ou menor,mas neste estilo.

Porvezes não é possivel derivado ás linhas das frentes dos carro em mão para tal alteração...

Neste caso concreto o kit para a A4 18T ronda os +800€ trás tudo pronto a montar...vem é dos states..








Boa iniciativa Pedro
 
mas existem intercooler com a configuraçao do segundo desenho?

pk s sim é algo sem o minimo cabimento e em k o conseito dinamico é descabido.

já agora outra questao relativa aos intercoolers de uma boca para cada lado.

Qual será o mais o eficaz? o k apresenta as bocas no mesmo sentido, fazendo k o ar em pressao procure a saida mais rapida nao percorrendo todo o intercooler como aki na imagem.



ou com esta comfiguraçao com as bocas descentradas em k o ar é obrigado a percorrer todo intercooler aonde teoricamento o seu arrefecimento será melhor conseguido?




peço desculpa pelasw imagens mas isto foi aki feito é pressa

fiquei com a mesma duvida com os bocais oposto qual o melhor o de bocas descentradas ?
 
O IC cupra tem 24 linhas no total para fluir o ar comprimido, as 2 linhas centrais ao meios do bocais é que têm pouco fluxo visto ai a tampa ter um formato concavo aproximando-se dessa 2 linhas, obstruindo-as e nao deixando passar ar quente do bocal de entrada para o de saida. Tendo assim 22 linhas com circulação de caudal de ar em formato de um U, ou seja entra ar quente que flui em linha recta em 11 linhas (+1linha de baixo fluxo) sendo no final encaminhado pela tampa fazendo o fluxo 360º para mais 11 linhas (+1linha de baixo fluxo) saindo arrefecido por permutação.

Espero ter-me feito entender :oops:
cumps

Exacto, o formato interno faz criar esse sentido do fluxo de ar.
 
sera que os engeneiros da seat sport sao assim tao burros... :rolleyes:

Não sao burros, mas nao esquecer que o 6L saiu Sport sem FMIC e posteriormente teve que ser adaptado um provocando o mínimo de alterações possíveis à estrutura do carro. Foi a opção que tiveram... um de saídas para o mesmo lado, o mais eficiente possível dentro das possibilidades.
 
mas existem intercooler com a configuraçao do segundo desenho?

pk s sim é algo sem o minimo cabimento e em k o conseito dinamico é descabido.

já agora outra questao relativa aos intercoolers de uma boca para cada lado.

Qual será o mais o eficaz? o k apresenta as bocas no mesmo sentido, fazendo k o ar em pressao procure a saida mais rapida nao percorrendo todo o intercooler como aki na imagem.



ou com esta comfiguraçao com as bocas descentradas em k o ar é obrigado a percorrer todo intercooler aonde teoricamento o seu arrefecimento será melhor conseguido?




peço desculpa pelasw imagens mas isto foi aki feito é pressa

Duvido que o fabriquem, mas ha dias apareceu-me um cliente que decidiu tapar a boca de um dos lados e colocou-a no lado oposto, fabricando um intercooler de bocas para o mesmo lado. Estava todo contente. :)
Abri-lhe um livro relativo a arrefecimento do ar e ficou esclarecido. Intercooler para o lixo e comprou-me outro!

Relativamente à posição descentrada das bocas, desde que as linhas fiquem em sentido recto com as bocas, nao tem problema, so que isso implica desperdício de material... se lerem bem o texto, quanto mais directa for a circulação do ar, melhor.
 
Para min o ideal é defenitivamente o de bocais opostos

Mas neste estilo...os que o TDIsport r Arranja são os que realmente oferencem um bom senso em relação preço qualidade efeciencia.


Este que mostro em baixo é para min o ideal(desenho construção)pode ser maior ou menor,mas neste estilo.

Porvezes não é possivel derivado ás linhas das frentes dos carro em mão para tal alteração...

Neste caso concreto o kit para a A4 18T ronda os +800€ trás tudo pronto a montar...vem é dos states..








Boa iniciativa Pedro

Esse ainda é melhor. Quanto mais ao centro tiver as bocas melhor, mas o problema em intercooler´s grandes é que os tubos passam-se melhor pelas zonas inferiores. Logo implicaria baixar ainda mais o intercooler. Por isso se torna vulgar ver intercooler's com bocas nos topos. Assim virado numa posição facilita as tubagens por baixo. Virado ao contrário permite tubagens por cima!
 
Esse ainda é melhor. Quanto mais ao centro tiver as bocas melhor, mas o problema em intercooler´s grandes é que os tubos passam-se melhor pelas zonas inferiores. Logo implicaria baixar ainda mais o intercooler. Por isso se torna vulgar ver intercooler's com bocas nos topos. Assim virado numa posição facilita as tubagens por baixo. Virado ao contrário permite tubagens por cima!

uma duvida em relação a isso!vou dar o meu exemplo tenho um leon com xokes cupra e o xokes tem a grelha cá mais a baixo logo o Ic nao tem que ser baixado para que o intercooler leve logo como ar fresquinho!?é que por essa logica que não questiono visto nao perceber muito de mecanica se o IC fosse colocado central ficava na partefechada do parachoques logo na minha opiniao nao levava com o ar directamente...estou errado?
 
A ideia é posicionar o intercooler de maior a que tenha uma maior área de exposição. Há quem construa parachoques de acordo com a mecanica que tem.
Se para teres o teu mais exposto, tens que o baixar, procura um com bocas opostas posicionadas nos topos e nao ao centro.
 
ou com esta comfiguraçao com as bocas descentradas em k o ar é obrigado a percorrer todo intercooler aonde teoricamento o seu arrefecimento será melhor conseguido?




peço desculpa pelasw imagens mas isto foi aki feito é pressa

É impossivel as linhas de fluxo assim no meio do favo, isso só acontece nas tampas, em que o fluxo é encaminhado para o bocal. ;)
Abrç


A melhor configuração depende muito do fluxo de ar existente/carga, porque o ar quente sobe, logo teóricamente o fluxo de ar frio vai estar na parte inferior do ic nas tampas isto com tampas opostas.
 
É impossivel as linhas de fluxo assim no meio do favo, isso só acontece nas tampas, em que o fluxo é encaminhado para o bocal. ;)
Abrç


A melhor configuração depende muito do fluxo de ar existente/carga, porque o ar quente sobe, logo teóricamente o fluxo de ar frio vai estar na parte inferior do ic nas tampas isto com tampas opostas.

eu sei k as linhas de fluxo nao têm nada a ver com o desenho foi apenas a maneira k encontrei de tentar expressar a minha ideia.

abraço
 
(...)
A melhor configuração depende muito do fluxo de ar existente/carga, porque o ar quente sobe, logo teóricamente o fluxo de ar frio vai estar na parte inferior do ic nas tampas isto com tampas opostas.

Não me parece k com o caudal de ar k passa no IC, seja significativa essa dinamica causado pela temperatura..

E realmente custa-me a crer que alguem no seu perfeito juizo tenha as saidas para o mesmo lado sem divisoria interna.. ](*,)

Já pensei varias vezes na geometria de um IC para o meu carro, e desde á muito k tinha a mesma ideia k o gato_rafeiro..
O ar é melhor distribuido pro todo o IC, nao??

Se bem k esse exemplo do yamen é o melhor..

Mas tendo em conta os espaços limitados, e a pouca exposição devido á barra frontal e xokes originais e PRINCIPALMENTE O PREÇO, o IC de bocas inferiores opostas parece-me a melhor aposta..


O pessoal k já tem iC optimizados, podia mostrar o serviço...:brilho:
É que andam por aí trabalhos muito bons!!:respect:
 
Não me parece k com o caudal de ar k passa no IC, seja significativa essa dinamica causado pela temperatura..

E realmente custa-me a crer que alguem no seu perfeito juizo tenha as saidas para o mesmo lado sem divisoria interna.. ](*,)

Já pensei varias vezes na geometria de um IC para o meu carro, e desde á muito k tinha a mesma ideia k o gato_rafeiro..
O ar é melhor distribuido pro todo o IC, nao??

Se bem k esse exemplo do yamen é o melhor..

Mas tendo em conta os espaços limitados, e a pouca exposição devido á barra frontal e xokes originais e PRINCIPALMENTE O PREÇO, o IC de bocas inferiores opostas parece-me a melhor aposta..


O pessoal k já tem iC optimizados, podia mostrar o serviço...:brilho:
É que andam por aí trabalhos muito bons!!:respect:

Então para que servem as tampas nos ic's, não é para distribuir o fluxo de ar por toda a entrada do favo. Se o ar quente sobe, o fluxo de ar numa tubagem vai andar como? Nao é na parte superior.
 
Então para que servem as tampas nos ic's, não é para distribuir o fluxo de ar por toda a entrada do favo. Se o ar quente sobe, o fluxo de ar numa tubagem vai andar como? Nao é na parte superior.

Sim, vai subir pela tampa porque a restrição da passagem pelos favos é maior k pela tampa, o que faz espalhar o fluxo pela tampa e assim passar "uniformemente" por todo o core..
O que eu estou a tentar explicar é que o ar não sobe pela tampa devido á temperatura mais elevada ("ar quente sobe, ar frio desce"), porque a massa de ar é tanta e passa tão rapido pelo IC que não chega a ser significante essa dinamica lá dentro da tampa..
É o que eu axo...
 
:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Conteudo deste genero é o motivo de ser dos foruns.

Parabéns Pedro.
 
boas pesoal parabems pelo topico eu gustaba de esclarecer as minyas dubidas como e que podemos calcular as dimensoes de ic ideas au noso tipo de motor por se for muinto pequeno aquece na mesma i larga fumo que nem um doido se for muinto grande so enche no redline se encher. sera que alguem me sabe responder a isto
 
Back
Top