Convém ter a noção do quanto se andou com o carro após se ter partido o turbo. Se o motor não agarrou e foste tu que o desligaste, acredito que não tenhas problemas de maior mas podes de algum modo ter ofendido as camisas do bloco.
Se tens em mente, que o motor não agarrou e que foste tu quem o desligou, então monta o material e aplica-lhe óleo, filtros todos novos e recomendo-te a não meteres o mesmo IC, porque uma má lavagem do intercooler poderá ser a morte do artista mal andes uns km´s (ou melhor, morte do teu novo turbo), visto que os turbos quando se partem, espalham vários pedaços pelo circuito todo.
Se até já tinhas em mente meter IC Cupra e poderes, aplica-o!!!
Quanto ao IC Cupra Vs IC XXL, no teu caso não se justifica, além de que como disseste e muito bem, poderás sofrer de um ligeiro LAG prejudicando-te nas baixas rotações, além de que com IC Cupra na IPO e nas Operações Stop, ninguém te melga
Reprogramações:
Já referiram aqui várias casas / serviços e óbviamente que se escolhe o que quiser, contudo deixo a minha opinião: MB Power.
O Eng.º Miguel Patrocinio mora em Leiria, portanto tens mais uma opção que poderás ter em conta.
Atenção: VB + IC Cupra, com pressões de origem e sem fumo, faz à vontade 170/180cv e andas a vida toda feliz e sem problemas (com pressões 1,5 estável)
Mais uma nota: não é comum um turbo de um carro original partir com 90 mil km´s, portanto algo de errado se passou!
Se te passar pela cabeça voltares a aplica-lo, certifica-te que além de bem lavado (como já referi mais acima) não tens fugas, porque senão poderás sujeitar o VB a overboost e parti-lo consequentemente!
Cumprimentos e as melhores para a máquina