Cada um com a sua opinião, e as opiniões são como os umbigos, e nao venho contrariar ninguem, apenas dar uma experiencia de quem tem um 1.4 16v de 2007 num 6L:
preenche-me por completo, apesar de haver melhores motores e os há bem melhores, no entanto para um atmosférico, fazer consumos de 5.2 e 5.4 L/100 em AE a médias de 90 ou 110 kmh, acho muito bom, além de que passando a barreira de binário máximo (cerca das 4400rpm) tens um poderoso bichinho nas mãos, que pode surpreender... isto de ideias pré-concebidas :whistle: obvio que como se sabe, todos os 16v em baixas rotações sao algo fracos, é feitio... mas diz-me se fazer 220kmh em 5ª a cortar às 6600rpm é mau!?basta embalar... (e os marbellas atras a ficar pequeninos pelo retrovisor :whistle: )
para um 1.4 atmosférico!!!!......acho bem bom chegar onde chega e ter as boas prestaçoes como tem... alem disso e como já foi dito, cada motor é um motor, e o tratamento k se lhe dá igualmente, nao sao motores talhados pra pequenos percursos, baixos regimes e trajectos citadinos, aí nao mostram nada do k sao capazes, mas daí a falar mal, dizer k consomem muito oleo e sao maus, enfim, vai uma distancia... se consumir oleo em excesso é passar de revisao em revisao (programada pela marca) sem meter oleo (15mil em 15mil kms) e gastar até meio da vareta, ok, são entendimentos diversos, sobre uma mesma questão.........pra mim é normal, e é preciso saber "lidar" com o motor, mas isso, quem sou eu pra dar liçoes
sobre o assunto, arranque, kk 90cv e 110cv vai à frente, mas em ponta, esqueçam lá isso...tudo stock, 110cv dá 205, 210kmh, o 16v é motor mais elastico e rotativo, situaçoes iguais lado a lado, tem mais ponta...
ficou o meu contributo...