Ibiza FR 2016, quem tem um?

Boas,
Não sei se a minha opinião vai interessar pois o meu é de 2013, mas tendo em conta que o carro é basicamente o mesmo, penso que consigas tirar algo da minha opinião.

Na minha opinião o carro tem um bom chassis, capaz de responder às exigências de um pequeno desportivo, no entanto a suspensão deixa um bocado a desejar, no meu caso já senti algumas vezes a suspensão no limite, principalmente em ressaltos. Outra coisa que não gosto é o facto de ser eixo na traseira, mas tendo em conta que estamos a falar de carros de entrada de gama, é difícil ser de outra forma.
A posição de condução é alta, como um carro de cidade, mas não sei qual o uso pretendido para o carro.
As motorizações que existem actualmente a gasóleo são fracas, mas a gasolina tens umas opções engraçadas e pode ser um pequenino brinquedo ;) caso queiras seguir esse caminho...
Os interiores da versão que tenho são fracos, tendo sido já trocadas várias peças, no entanto a nova versão parece bastante mais refinada, os materiais mais duráveis e agradáveis ao toque.

É a minha opinião.
 
Quando comprei o meu tive uma série de problemas e desilusões, a qualidade é muito fraca para o que estava habituado. Vim de carros com mais de 10 anos que não davam os mesmos problemas, e um novo como este trocou uma série de peças nos primeiros 6 meses de uso.
No entanto, agora com 2 anos e meio de carro estou um bocado mais satisfeito. Foi uma loooonga luta com a marca para arranjar as coisas que se foram estragando, mas o carro neste momento parece estar mais calmo em avarias lool

Só posso desejar que te corra bem a compra e que os problemas que o meu teve já venham resolvidos no teu.
 
sim na altura nao havia melhor q o ibiza mesmo na vw... a seat piorou imenso relativamente aos competidores.

não sei como está o de 2015 mas o de 2008 no interior mexes um pouco a mais do que devias em algo e partiste algo. lool. apoio de braço (a tampa parte nos encaixes), puxadores, "botao" entrada do aux e o próprio aux, tampa do isqueiro, etc etc tudo propicio a partir. os bancos são propícios a rasgar nas lombas laterais, o volante tem uns plasticos manhosos, já o troquei... as colunas não sao la muito resistentes se andares aos berros estragam-se mas emitem um som que gosto... ha que usar com moderacao, os vidros electricos e fechaduras é tipico do grupo vw como tal costumam avariar bastante.
em termos de problemas crónicos mecânicos, bomba da direcção assistida não é propriamente fiável, motores de arranque descartáveis.... se deres vários arranques seguidos queimam... discos dos travões com tendência acima da média para empenar, ja me avariaram duas vezes cada um dos três...

basicamente é um carro que é preciso ter cuidado e não abusar em nada pois não está desenhado para grandes abusos. mesmo alguém extremamente cuidadoso vai acabar por ter algumas desilusões principalmente naquele interior.

Isto para não falar dos barulhos parasitas, mas também não acredito que esse 6K não tivesse nenhum barulho parasita pois o do meu pai parece uma banda sonora... em bom piso não faz grandes barulhos mas eu piso mau ui ui... é mais fácil ver o que não faz barulho... de qq das formas o meu 6J tem barulhos bem piores e mais irritantes que esse 6K, inclusive faz em bom piso...


a minha opinião, se queres mesmo um ibiza, acho que fizeste bem em comprar o modelo de 2016 pois parecem ter feito um trabalho positivo ao nível de interior ao longo dos anos no 6J, quanto à durabilidade do material acredito que seja melhor que nos primeiros 6J mas não acredito que esteja sequer perto do nível de um Polo por exemplo.
E outro motivo é que para além de a tendência da SEAT ser de piorar de geração para geração, se comprasses um dos primeiros carros do novo modelo tavas bem tramado pois costumam sair para o mercado cheios de problemas que são resolvidos nos primeiros meses/anos mas nunca fazem recalls, ou seja se o problema surgir fora da garantia já foste, e se surgir na garantia caso não sejas daqueles gajos que "dá um murro na mesa" andam a engonhar até a mesma acabar.
 
Last edited:
É uma pena mas é tudo muito certo o que disseste dm222.
Eu com o 6l estou satisfeito, forma precisos 12 anos para me começarem a aparecer alguns problemas, até aqui sempre impecável. Qualidade de materiais interiores... Tb se tem vindo a tornar uma orquestra sinfonica das piores lol.
Mas é tudo barulhos relativamente faceis de detetar mas é preciso muita paciencia para os resolver. O meu tablier já não é de origem e começou agora a guinchar. No 6l tens é a situação de ao longo dos anos ter havido varios fabricantes diferentes para as mesmas peças. Ja tive 3 tabliers e todos diferentes a nivel de materiais e de construção/ compatibilidade de peças para os mesmos. Sei que o dos primeiros mancos os mais basicos aquilo é plastico rijo tendencioso so por si a ser barulhento, o do meu era dos mancos com mais extras então tinha um tablier bem melhor posso mesmo dizer que era bom, agora tenho do fr 2007 porque tive um acidente e acho muito mais robusto. So agora começou a guinchar mas penso que será caso de dar uma apertadela nuns parafusos.

Bem, o importante é que estejas contente e que não de chatices, e que se der que sejam resolvidas.
 
Concordo plenamente com o dm222.

Quando digo que acho que a qualidade não é o que estava à espera deve-se ao facto de vir de carros de melhor qualidade de construção. Sei que a malta daqui é capaz de me espetar uma estaca nas costas, mas ainda assim fica a informação. Os meus carros anteriores foram dois Hondas Civic, ambos comprados usados, um com 14 anos quando o comprei e outro com 10 anos quando o comprei... Tanto um como o outro tinham um tablier com toque macio, enquanto o do Ibiza é quase todo material rijo e que ficam marcas quando se passa com as mãos (coisa estranha, mas que depois de lavado desaparece), com a idade que tinham quase não tinham barulhos parasitas, ao passo que o Ibiza com 2 anos já tem (penso que vem do Garmin Multimedia). Quando comprei o segundo Honda, com 10 anos, recebi um recall da Honda para resolução de um problema no tecto de abrir, ainda lá tenho a carta como prova. Já tive o tecto do Ibiza reparado porque tive de ir "mandar um murro na mesa" à Seat, vieram a descobrir que estava desvulcanizado.
Para que se saiba, comprei um Seat Ibiza SC FR 2.0 TDi novo, 0km... Tratamento impecável dado por mim e já foi à garantia pelo seguinte:

Tecto de abrir desvulcanizado;
Cabo da embreagem a roçar na caixa (segundo eles);
Manetes de controlo do cruise control (botões avariados);
Troca de aro do painel de instrumentos;
Apoio de braço com cor de tecido errada;
Troca de Garmin (deixou de carregar);
Troca de Garmin outra vez (as músicas paravam);
Troca de rádio (painel LCD queimado);
E claro, problemas de emissões no motor EA189 (o meu está incluído) e que nunca recebi qualquer informação da SEAT!!!

Esta tem sido a minha experiência com a Seat, tem sido fantasticamente uma M$%&a!

Apesar de tudo isto tenho estado de mente aberta, apesar de não gostar da marca em si (desculpem a frieza das palavras), gosto muito do aspecto deste modelo especificamente (e dos novos Leon SC), razão pela qual comprei.
Nunca tinha tido carros a gasóleo (ehh.... excepto um Corsa A 1.5d, penso que não conta porque o capotei pouco tempo depois) e acho que o motor tem muito potêncial, bastante binário em baixas mas falta fôlego lá em cima. Apesar disso bom, muito bom no geral. Mecanicamente nada a apontar, um chassis fabuloso e apenas precisa de uma melhor suspensão para ficar melhor.
Não gosto do controlo de estabilidade que NUNCA se desliga (hate you and hope you DIEeee!!! loool), tirando isso, muito divertido. Tinha conduzido um Cupra 1.4 180cv antes deste e é também fantástico, melhor na sensação de progressão de rotação.

Isto para dizer que não vejo apenas os defeitos, mas com muita pena minha, tem muitos defeitos, muitos mais que os outros carros que tive, e tendo em conta que os dois Hondas na altura custavam 5 mil contos! (hoje 25 000€) e este tinha um valor de tabela com os extras de 24 500€, esperava melhor.

Espero que não descubram a minha morada, espero que não tenham facas afiadas, mas penso que fui o mais imparcial possível nesta crítica.

Cumps malta
 
Last edited:
Eu concordo com tudo. Tenho um 6l ah 12 anos e nunca tive muitos problemas, mas reconheço a fraca qualidade de materiais de construção.
E não tendo experienciado nenhum dos novos modelos, é evidente a crescente falta de qualidade.
Nota-se que são carros mais frágeis.
 
Curto e grosso: os interiores da SEAT não valem um corno, é um facto!
Tenho um 6L quase a fazer 13 anos e a minha mãe tem um 6J de 2010 portanto pelo que vejo de ambos esta é a minha opinião. O meu então é uma autêntica sinfonia de barulhos parasitas. Ele é portas, tablier, mala, etc lol. Mas é como o ali3ncorp diz, nada que com paciência não se consiga resolver. Mas no meu caso não estou para desmontar o tablier todo que dá uma trabalheira desgraçada só por causa de um ranger de plástico.

Mecanicamente acho que acabam por ser carros fiáveis, especialmente o 6L. No meu caso o meu tem 320.000kms e quase 13 anos e nunca me deu problemas muito graves. Apenas material de desgaste (discos, pastilhas, embraiagem, alguns tubos, bateria - a original durou quase 10 anos lol, etc.)
O único "problema" que me deu até agora foi a correia do alternador que partiu devido à bomba tandem ter fuga e com o gasóleo a ir pingando para a correia esta acabou por partir. Levou bomba nova e tá a rolar.
 
Back
Top