Acredito que pouca gente te responda porque, por norma, é boa educação num fórum, começar por se apresentar, apresentar a viatura, etc. Mas dado que ainda procuras informações e eu passei pelo mesmo muitas vezes, entendo que a dúvida surja e se procurem auxílios nos locais onde devem existir as pessoas mais informadas para isso.
Aqui, certamente haverá gente com mais conhecimento de causa, conheço pouco. Agora, já tenho algum histórico de usados e, o meu conselho é que se possa ter em consideração tudo. Um carro não é só motor. Suponhamos que o carro tem um motor imaculado com 500.000 km e que dura outro tanto. Mas como estará tudo à volta? Travões, suspensão, sistema eléctrico, embraiagem, escape, colectores, etc? É que pode ser um poço sem fundo e o motor até nunca dar chatices.
Mais do que ver só o motor é ver o desgaste das peças, notar que tipo de manutenção o carro pode ter. Há carros com 100.000 km's que se notam que nunca foram cuidados, outros com 300.000 kms que tiveram sempre revisões a tempo e horas, cuidados, etc.
Os truques habituais? Ver folgas nas chapas, ver desgaste das manetes, volantes, capas de pedais, ver como estão os bancos, o tecto, etc. Ver o motor, se existem marcas de óleo ou se está demasiado "limpo" para enganar, se os encaixes parecem todos originais, se batem no sítio uns com os outros, ou há sinais de ter sido soldado, etc.
Os quadrantes viram aos 300.000 kms, pelo que se marca 249... deverá ter à volta de 549.000 km's.