ibiza 6k2 marou-se, ajuda!!!

boas, ontem á noite quando sai ja ia um bocado atrasado e fui sempre a dar gas, quando estava quase a chegar ao destino e desta vez já nem ia a puxar e derrepente o carro ficou sem luzes á frente, mas o icon ficou aceso no painel é mesma, e acendeu me a luz do ABS e do TCS(as 2 amarelas) e a vermelha do travão ficou a piscar e a apitar, tive de encostar logo visto aquilo ter ligado varias luzes no painel e ter ficado sem luzes á frente. esperei 2m e voltei a dar á chave e seguiu na boa sem luzes a piscar e os médios e maximo ja davam outra vez, até sai do carro a ver se tinha luzes fundidas e nada, fui agora mesmo ver o nivel de oleo dos travoes e ver se tinha alguma fuga nos travões e nada está tudo normal. ja aconteceu isto a alguem???? até tou com medo de ir fazer uma viagem no carro :-S logo já ligo á maquina a ver o que diz, será um bug da centralina??
 
Volta e meia o meu também acende a luz do travão de mão e apita durante 3 segundos, depois desaparece tudo e volta ao normal. Não percebo. Mas isso que se passou contigo é estranho... Aguardemos os entendidos!
 
liguei agora á maquina e deu isto:
20130420131145.jpg


ja pesquisei no auto data e diz que pode ser avarias acumuladas no ABS (ja fui ver e não tem); cablagem electrica ou resistencia condizente no modulo de control do motor??!!! apesar disto não encontro semelhanças com o ter ficado sem luzes (medios e maximos) durante o bug que tive. sera que o problema esta dentro da centralina? vou limpar as ficha com spray adequado pode ser só mau contacto
 
Normalmente quando acendem essas luzes tenta ver os cabos dos sensores de abs, junto aos amortecedores.
Muitas vezes cortam-s os cabos
 
eu sei, uma vez um desses cabos partiu-se e fiquei só com as 2 luzes amarelas ligadas como se tivesse desligado o TCS, mas desta vez foi diferente o sucedido. já limpei as fichas do ABS, por agora parece estar bom. eu só tenho a sensação que aquilo foi tudo um atrofio da centralina pois deu me dois problemas em que nada tem a ver um com o outro ou seja luzes á frente e travoes ou abs. estes tdi tem com cada misterio vá se lá saber...
 
tens um voltimetro?
mede se tens os 14V com o carro a trabalhar, depois liga as luzes todas, ventuinha da sofagem e o que conseguires mais para consumir, e mede de novo.
como dizes que ficas-te sem luzes a frente é para excluir nao ser do alternador.
 
tenho o manometro que mede a carga da bateria em principio esta a carregar bem quase a 14v se ligar tudo, tipo sofagem, maximos, farois de nevoeiro, radio e amplificador fica a 12,80v. acho que a bateria está a cumprir os limites.. ja fiz mais uns 30km hoje e tudo normal..
 
ontem á noite deu-se mais uma vez o bug e foi isto:
20130421004354.jpg


ja começo a ficar farto desta situação que ainda me pode vir a dar problemas por ficar sem luzes á frente... é desta que o mercedes vem mais depressa do que estava á espera
 
Isso parece-me ser conflito na centralina com os sensores de ABS que tb são usados para o TCS e ESP. Agora não faço ideia que relação tem isso com as luzes, vê lá se não existe humidade, às vezes podem ser 2 problemas distintos mas que acontecem ao mesmo tempo.
 
pois tambem ja me tinha lembrado disso mas a ultima vez que abri a centralina (á coisa de 1 ano), meti-lhe spray anti-agua e no fim spray tipo laca para protecção de circuitos e selei-a com silicone, não devia ser motivos para ela atrofiar agora mas se calhar amanha vou abrir outra vez para ver se vejo algo estranho la dentro
 
No sitio onde ela fica é provavel que acumule humidade e agora com este tempo de sol vai saindo e alguma pode ficar retida.
Tira-a fora e limpa bem
E a seguir com limpa contactos limpa as fichas de ABS.

Abraço
 
tens razao pedro, amanha ja a vou abrir a ver como tá. ja pus spray nas fichas do ABS so falta tirar uma roda de cada vez para examinar bem. durante o dia ele nunca me fez isso, só mesmo á noite.
 
O meu 6k2 tb acende as luzes do abs e tcs la liguei a maquina diz que é da bomba de abs apaguei o erro mas volta sempre.
 
amigo PF_TDI isso aconteceu á uns tempos atraz mas eram so mesmo as 2 amarelas, quando fui a ver tinha um fio partido nos sensor quase ao pe da roda. o ABS e o TCS estão a actuar bem, se pisar numa 3º a do tcs pisca mas depois apaga, ja andei tambem a ver se falhava o ABS e ate agora nada, acho que se fosse o ABS a ir á vida acontecia mais vezes e com mais frequencia..
 
PROBLEMA RESOLVIDO. depois de muito pesquisar no esquema electrico e de muitas opinioes dadas resolvi ir á unica ligação que corta o sistema de luzes e o resto dos componentes ou seja a ignição.. bastou dar um click na ficha para dentro e problema resolvido. obrigado a todos os que me tentaram ajudar..
 
Back
Top