Ibiza 1.9D bebe Oleo

boas olha o meu brankinho e de 93 tem 270mil o motor e o de origem e nao come oleo anda sempre certo,se nao tou em enrro na ultima muda dei conta de 250ml de oleo amenos mas nao e nada de grave para um 1.9d se fosse peugeot comia muito mais e uso o castrol 100% sintectico faz 100mil e so dou conta de deitar fumo mesmo kd vai em esforço.ve bem o k tens no teu carro pk deves ter um piston com os segmentos a dar o berro.ha fazme consumo de 5 e andar em altas a partir das 2500rotaçoes come 5.5 6l.abraços
 
,se nao tou em enrro na ultima muda dei conta de 250ml de oleo amenos mas nao e nada de grave para um 1.9d se fosse peugeot comia muito mais

Aqui por casa há uma 306 1.9 td com 300000km acabados de fazer que come o normal de oleo,faz 10000km e come 0.5/075lt...:whistle: :whistle: :whistle:

o meu tdi 90 com 270000km mama o mesmo...

A 505 do meu pai com +- 500000km não sei qt mamava, apenas se atestava de dois em dois meses...:rir: :rir: :rir: ...já nem se faziam mudas...:D
 
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bem, o meu é 1.9d.. nao bebe praticamente oleo nenhum..
de mecanica nunca levou nada á excepção das peças que têm desgaste normal..
 
O meu ja levou segmentos, dai eu estar na duvida do que seja.

Atenção que levar segmentos tem muito que se lhe diga. Os cilindros normalmente estão ovais (na ocasião de mudar os segmentos) e têm de ser "rectificados" no local (tirando os pistões pelo cárter). se o diâmetro depois da rectificação for muito diferente do original (note-se que muito diferente é 1/10 de milímetro) a coisa não vai lá com segmentos, é necessário encamisar o motor, e isso fica bastante caro (foi o meu caso).

Mas o óleo, tal como disse o Tiago (que por acaso também é o meu nome :D :D ) pode estar a ser queimado nas câmaras de admissão ou mesmo a ir para o vaso de dilatação do radiador (deposito da agua), nesse caso ele fica pastoso por dentro. O melhor que tens a fazer é verificar a compressão dos cilindros, se estiver normal podes tirar da ideia os segmentos, se não :( :( .

Um abraço.
 
Vais a uma oficina, na bosh presumo que façam isso, mas se não fizerem vais a uma oficina de reparação e afinação de injectores e bombas que eles fazem de certeza.
 
Antes tinha 3 velas queimadas e mesmo assim o carro pegava, embora custasse um pouco mais.
Contei isso a varios entendidos em mecanica, e eles disseram que entao o motor tinha boa compressao.
Isso tem alguma coisa a ver?
 
Antes tinha 3 velas queimadas e mesmo assim o carro pegava, embora custasse um pouco mais.
Contei isso a varios entendidos em mecanica, e eles disseram que entao o motor tinha boa compressao.
Isso tem alguma coisa a ver?

Sinceramente não me parece que isso seja assim tão linear. Dizeres que uma vela está queimada é dizeres que ela já não fica incandescente (ou pelo menos tanto como deveria ficar) se tens uma das velas operacional é normal que com um bocado de trabalho (esforço do motor de arranque) os cilindros lá aqueçam e o carro pegue, até porque o cilindro com a vela boa aquecia.

Eu iria media a compressão e depois decidia o que fazer apartir daí.

Um abraço.
 
Eu acho que um carro diesel até pode pegar sem velas de incandescência.

Segundo ouvi (logo, não sei se é certo) , as nossas temperaturas, não assim tão baixas que se necessite imperativamente de ter velas de incandescencia para o carro pegar !

Num país frio, sim, faria toda a diferença.
 
SE assim fosse não utilizaria velas de incandescência, isso é mais um mito,que outra coisa!
As velas estão lá para ajudar a pegar, aquecendo um pouco, pois andar moer o motor de arranque também não é saudável!
Uma boa compressão do motor é essencial para um pegar suave e solto a frio, sem velas, até um motor novo pode não pegar, o que te disseram, não tem nada a ver, até porque o motor aquece enquanto o motor de arranque está lá a rodar, e depois pega!
Já viste se mandas óleo pela vareta enquanto o motor está trabalhar?
 
SE assim fosse não utilizaria velas de incandescência, isso é mais um mito,que outra coisa!
As velas estão lá para ajudar a pegar, aquecendo um pouco, pois andar moer o motor de arranque também não é saudável!
Uma boa compressão do motor é essencial para um pegar suave e solto a frio, sem velas, até um motor novo pode não pegar, o que te disseram, não tem nada a ver, até porque o motor aquece enquanto o motor de arranque está lá a rodar, e depois pega!
Já viste se mandas óleo pela vareta enquanto o motor está trabalhar?

Ja vi e nao manda.
Mas isso é com o carro ao relantim ou a acelerara?
 
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