Ibiza 1.9D bebe Oleo

Uso o 15w40 da valvoline no meu Ibiza 1.9D.
Se andar normal ele bebe cerca de 1L por 7500kms se andar a abrir bebe mais de 2L.
Penso que nao seja nada normal, mas no manual diz que ate 1L por 1000Km era normal.
Acham que sera do tipo de oleo, da marca?
Se experimentar um oleo mais fino tipo 5w40 deve ser pior nao?
 
xii, só gasta isso???!! então não estás muito mal.
meti, ultimamente, Castrol Gtd no meu e akilo "gasta mais k gasoleo".
Axo k vou experimentar o k usas.
Porta-te, isso não gasta nada, até roda melhor, hihi
 
Tas a falar a serio? O teu também é o 1.9D?
De que ano é e quantos quilometros tem?

é tb 1.9 D de 94. isto de beber mais oleo k gasoleo é uma expressão, mas desde k meti o Castrol bebe mais k o dobro que antes. Km não sei, para um carro com 12 anos e ter só 156 000 km é capaz de ser pouco.
era carro de mulher e qd veio pras minhas mãos vinha um pouco morto. bastou-lhe dar uma afinadelas e puxar por ele k ficou logo outro carro
 
é tb 1.9 D de 94. isto de beber mais oleo k gasoleo é uma expressão, mas desde k meti o Castrol bebe mais k o dobro que antes. Km não sei, para um carro com 12 anos e ter só 156 000 km é capaz de ser pouco.
era carro de mulher e qd veio pras minhas mãos vinha um pouco morto. bastou-lhe dar uma afinadelas e puxar por ele k ficou logo outro carro

E que afinadelas foram essas?
O meu é de 1997, e tem +- 200 000km.
Ja agora bebe quanto aos 100km/h?
 
E que afinadelas foram essas?
O meu é de 1997, e tem +- 200 000km.
Ja agora bebe quanto aos 100km/h?

Foi afinado o ponto do motor e aquele parafuso k controla a injecção do combustivel (não sei o nome), mas deita muito menos fumo e anda o mesmo.
Consumo de gasoil: a ultima media deu 5.25l/100 km.
 
E onde foste para afinarem o ponto do motor?
É que com um deposito faço, cerca de 650km, ja ouvi falar casos de 800 e 900km...
 
não é para vos desanimar mas beber óleo não é normal em nenhum motor. eu também tenho um 1.9D de 1994 e andava com o mesmo problema, foi resolvido com um retificação do motor (no meu caso), normalmente consumos desses são sinónimo de segmentos nas lonas o que significa um estoiro ainda grandito.

Espero ter ajudado. Antes de decidir abrir o motor experimentei uma data de óleos e as diferenças eram poucas. as médias de consumos de óleo eram mais ou menos as que vocês relatam. 1L aos 1000 nos ultimos tempos andava com 1.5 L aos 1000. demasiado óleo.

Agora anda certinha ainda não bebeu uma gota...
 
E onde foste para afinarem o ponto do motor?
É que com um deposito faço, cerca de 650km, ja ouvi falar casos de 800 e 900km...

epá andas a gastar cerca de 6.9 l/100 km. ou tens o pé mt pesado ou condução muito irregular.
qt à afinação foi um amigo meu, mecanico da seat, mas só afinei pq nao tava bom.
qt ao consumo, faço sempre pelo menos 800 km. repara fiz de media 5.25l/100 km. como o deposito é de 45 litros então com esse deposito fiz 857 km.
 
Last edited:
O meu também ja foi rectificado.
Conduçao mais ou menos irregular...
E quem ai em cima disse que bebia 1L por 1000Km, isso é muito mais que 2L por 7500, que é meu caso como disse.
E é impossivel, um carro nao beber oleo, porque por algum motivo se faz o ccv-by-pass.
 
Dudes,
Quanto ao consumo de óleo, um carro mais ou menos bom (com muitos km e alguns anos) deve beber sempre algum óleo... (estimo uma média - 1L de 5000 em 5000 km). No meu caso (TD de 1997 com 270000km, consome 1L aos 10000km)
Quanto á espessura do óleo, deve ser 15w (pelo menos), já que quanto mais fino (10W ou 5W), mais gasta.... Acho que mudar entre marcas de óleo, não deve dar resultado, já que se a espessura for a mesma, não deve haver grandes diferenças.
Quanto ao consumo de 1L aos 7500km, e sendo o carro de 1994, até nem acho nada demais... Tal como disse o Spif, se o consumo fosse alto (1L aos 1000km) aí já era preocupante, podias arrebentar com o motor (passagem franca entre camara de combustão e carter, acumulação de óleo na cabeça do motor, etc...).
Espero ter ajudado.
Abraços.
 
Boas! O meu é um 1.9D de 95 com 230Mil km e é como o SaaDude disse, consome entre 1 e 2l por cada 10mil km. Tenho usado BP Visco 3000 10W40 e tenho uma fugasita de oleo mas nd de especial. Kuanto a gasoleo ando a fazer 6L\100Km o k ta um pouco elevado por causa da minha conduçao.
Cumps
 
Consumir óleo é normal em qualquer motor, todos eles o consomem, por vezes pode é não ser suscéptivel de desaparecer na vareta! Um carro mais velhito ou com mais kms tem sempre de ter folgas, seja nos vedantes das válvulas, seja nos segmentos, etc...e por vezes o óleo é queimado nas pré-camaras(no caso do D) por passar por onde não deveria passar, no entanto, um consumo que não seja nada de exagerado tipo 3l ou 4l ou mais não é preocupante, é um sinal que o motor não está novo, mas também não quer dizer k morra no dia seguinte! Existem muitos D´s incluindo 190d, ford transit,ibizas etc... que bebem, 4 e 5l e não morrem!
Os consumos de óleo em um carro velho, dependem mais do condutor e não tanto do estado do motor em si, pois se existir cuidado e manutenção certa o consumo estabiliza e não sobe a cada muda!
Tratem dos D´s , eles agradecem!
Só um aparte, óleo gtx3 da castrol ou gtd não valem nada, óleos que de lubrificante nada têm, por isso, gastem um pouco mais e comprem algo melhorzito, o motor agradece!
Um abraço a todos
 
Last edited:
Já me ia esquecendo, fica minha contribuição
1.9d 399.210km 0.7l de 7500 em 7500km
Óleo 10 40 w Motul
Média 5.6
 
tiago gtx3 é o óleo que tenho usado e digo-te que a nível de consumos de óleo é bastante bom, e a nível de médias ando a fazer médias 5.5 por aí.
 
estás a falar à volta de quê valores?

para te ser sincero não sei, a reparação foi feita na minha oficina (de recondicionamento de motores) por isso não sei ao certo.

mas para dar um valor, sendo uma reparação completa e tendo levado tudo incluindo pistões, uns 1000€ devem chegar para mão de obra e material.

Mas atenção que o meu caso foi diferente, o meu carro ja tinha sido mexido e só dei conta mais tarde quando abri o motor. nem o mecânico que levei quando o fui vêr conseguiu detectar a asneira.

Consumir óleo não faz mal nenhum e é normal quando um carro ja tem muitos quilometros. A unica preocupação é mante-lo ao nível.


Ouvi falar antes de reparar o meu motor num tratamento à base de teflon que ajudaria a retirar algumas das folgas dos segmentos e diminuiria o consumo de óleo significativamente, isto tudo sem abrir o motor.


Alguém que saiba o que é que se chegue à frente.
 
teflon é a substância mais escorregadia do mundo, os beneficios que poderia trazer para o metal é de que poderia fazer com que o teflon chega-se a todo sitio de uma forma mais rápida, no entanto tá testado que o teflon em motores de combustão interna não tem vantagem nenhuma, devido a sua pequena estabilidade ao calor!
Tudo que diz faz isto e aquilo aos consumos de óleo é mentira, o que faz de diminuir os consumos, mais tarde vai-se reflectir em depósitos de carvão no motor, em volta dos segmentos, na cabeça dos pistons, nos vedantes das válvulas, etc...pois o objectivo desses produtos é fazer com que o óleo fique mais grosso( no caso de reduzir os consumos) e depois acama o carvão, e os depósitos, por isso só faz *****...
Assim, se consome tenham cuidado com consumos e vão acrescentado quando beber muito abram e reparem, como fez e bem, o spiff!
 
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