[Help] Turbo Timer apexi, desliga e liga novamente

Boas amigos, estou com um problema, comprei um turbo timer apexi, fui ao electricista mete-lo e seguiu o esquema, e quando desligo a igniçao a carrinha vai abaixo e liga se novamente e começa a apitar e o turbo timer faz a contagem e desliga-se, mas nao devia ir abaixo e ligar se novamente, alguem sabe o que deriva disso????


Desde ja obrigado a todos
 
Vê o canhão da Chave de ignição.
Mas o que se passa muitas vezes não é como descreves, mas pode ser que isto te ajude em alguma coisa.
A explicação que me forneceram foi que nos 6K e 6K2 [ no teu não deve de ser muito diferente], com o Timer ligado, ao desligares o carro vai acelerar um pouco. Ou seja, no exacto momento que desligas a ignição e o Timer actua vai existir um "acelerar" ( tipo = quando carregas "seco" no acelerador uma vez, talvez até ás 1000/1200rpm). Isto acontece devido à folga do canhão de ignição, na qual a resistência do carro, a qual nós desligamos (quando rodamos a chave para desligar o carro) mas o "timer" mantém ligado durante o periodo pré-configurado.
Findo esse tempo, desliga-se.
A folga é normal que alguns a tenham. Outros menos, outros mais...outros nenhuma.Isto prende-se com o uso normal do carro.
No teu caso, aparentemente, existe o "tal" acelerar" (entre o desligar a ignição e o "timer") mas na forma de, ... desligar complecto e consequentemente o ligar novamente.
O que me parece que tenhas uma folga no canhão de ignição bastante maior.
Atenta que entre o desligar a ignição e o Timer não devia sequer existir o tal "acelerar" [com o uso de canhões de ignição novos claro está] ... e comigo, de vez enquando, não existe. É uma operação bastante normal sem "aceleros".
Contudo o normal é ao ligar vai existir o tal "acelerar" ... mas é algo que se passa de imediato (dependendo da folga no canhão de ignição). Provavelmente tens uma folga maior no canhão de ignição que permite que isso aconteça mais espaçadamente, fazendo que ele desligue totalmente e se volte a ligar.

Espero sinceramente que esta informação te ajude em alguma coisa, nem que seja para saberes se é ou não ... do canhão de ignição. No meu caso foi e ainda continua a ser ... até lhe meter um canhão novo 8)
 
Last edited:
Eu tenho Turbo Timer , e quando retiro a chave do canhão , o carro fica a trabalhar normalmente .. ;)

Ora nem mais Diogo. O normal é mesmo isso.
Mas com o uso do dia-a-dia e durante varios anos o canhão vai ganhando folga. Não que seja em todos pois vai depender do uso que tiveram.
No meu caso, tenho uma pequena folga, e fez-me alguma confusão acontecer aquele "acelero" quando tiro a chave fora do canhão ... até me explicarem.
Logicamente que com a explicação veio a pratica ... ou seja, tenho dias em que nada acontece. Rodo a chave no canhão ( talvez de uma forma mais cuidada ... sei lá) e voilá tudo normal. Sem "aceleros" ou solavancos ... nada. Normalissimo mesmo! Infelizmente, também tenho outros dias em que acontece (quase todos os dias vah). Mas já me habituei, até porque dantes não sabia do que se tratava ( e fazia-me confusão) ... o que originava aquilo, agora sei.
Fez-me lembrar daqueles condutores/pilotos mais velhos, já com muita bagagem em cima e muitas histórias para contar (muitos deles competiam em provas de pericia, rampas ou até mesmo rallys amadores) tinham por habito acelerar o seu R8 gordini ou o NSU TT antes de o desligar 8).
 
Vê o canhão da Chave de ignição.
Mas o que se passa muitas vezes não é como descreves, mas pode ser que isto te ajude em alguma coisa.
A explicação que me forneceram foi que nos 6K e 6K2 [ no teu não deve de ser muito diferente], com o Timer ligado, ao desligares o carro vai acelerar um pouco. Ou seja, no exacto momento que desligas a ignição e o Timer actua vai existir um "acelerar" ( tipo = quando carregas "seco" no acelerador uma vez, talvez até ás 1000/1200rpm). Isto acontece devido à folga do canhão de ignição, na qual a resistência do carro, a qual nós desligamos (quando rodamos a chave para desligar o carro) mas o "timer" mantém ligado durante o periodo pré-configurado.
Findo esse tempo, desliga-se.
A folga é normal que alguns a tenham. Outros menos, outros mais...outros nenhuma.Isto prende-se com o uso normal do carro.
No teu caso, aparentemente, existe o "tal" acelerar" (entre o desligar a ignição e o "timer") mas na forma de, ... desligar complecto e consequentemente o ligar novamente.
O que me parece que tenhas uma folga no canhão de ignição bastante maior.
Atenta que entre o desligar a ignição e o Timer não devia sequer existir o tal "acelerar" [com o uso de canhões de ignição novos claro está] ... e comigo, de vez enquando, não existe. É uma operação bastante normal sem "aceleros".
Contudo o normal é ao ligar vai existir o tal "acelerar" ... mas é algo que se passa de imediato (dependendo da folga no canhão de ignição). Provavelmente tens uma folga maior no canhão de ignição que permite que isso aconteça mais espaçadamente, fazendo que ele desligue totalmente e se volte a ligar.

Espero sinceramente que esta informação te ajude em alguma coisa, nem que seja para saberes se é ou não ... do canhão de ignição. No meu caso foi e ainda continua a ser ... até lhe meter um canhão novo 8)

Se calhar deve ser mesmo disso porque deve ter folga mas tambem poderá ser ma ligação se calhar, mas o electricista diz que seguiu o esquema, sim o problema que descrevi é como disseste parece que desliga e depois da uma aceleração, pelo que mencionaste o problema é exactamente esse. Mas ha riscos se andar assim? É que a luz da resistencia liga me e as vezes da um beep quando acontece isso e tenho medo de danificar algo.

Desde ja obrigado pela ajuda acredita que me ajudaste muito, porque desconhecia essa folga no canhão
 
Se calhar deve ser mesmo disso porque deve ter folga mas tambem poderá ser ma ligação se calhar, mas o electricista diz que seguiu o esquema, sim o problema que descrevi é como disseste parece que desliga e depois da uma aceleração, pelo que mencionaste o problema é exactamente esse. Mas ha riscos se andar assim? É que a luz da resistencia liga me e as vezes da um beep quando acontece isso e tenho medo de danificar algo.

Desde ja obrigado pela ajuda acredita que me ajudaste muito, porque desconhecia essa folga no canhão

Na boa amigo. Não venho cá muitas vezes como vinha mas ... estamos cá é para ajudar.
Quanto à luz da resistência acender e depois apagar ... também me acontece o mesmo.
E acontece desde o inicio da montagem do "Timer". Aparentemente deve-se ao retirar da chave. A chave tem um chip qualquer que te permite colocar o carro a trabalhar ou que "comunica" com a resistência sem isso... nada feito (acho que é assim...digo eu)
Ao retirares a chave ficas logo sem corrente e a resistência acende porque logo a seguir ( tendo em conta que a operação é quase em milisegundos) fica com a corrente proveniente do "Timer" mas sem o chip da chave. Contudo, e como já mencionei, é uma operação muito rapida... no teu caso é mais espaçada. Ou seja, muito provavélmente, tens uma folga muito grande.
Isto é uma explicação bastante rudimentar logicamente ( pois não sou electricista ehehehe) ... mas se o disseres desta forma ao teu Electricista provavelmente dá conta do que se passa.

PS: Já estou mesmo a ver a cena ... Explicas como está em cima ... e electricista vai te ouvir e, ... vai depois te explicar na "linguagem" deles ... resultado ... ficamos sem entender nada ehehehe. Mas o que interessa é que eles encontrem o "gato" amigo
 
Last edited:
Boas,

No meu também acontece esse ligar/desligar instantaneo aquando se desliga a chave, não arranjei solução alguma depois de falar com várias pessoas, mas notei uma coisa,

ao parármos travamos (naturalmente), agora, mantendo o pé no travão, antes de puxar o travão de mão (ou mesmo puxando, mantendo o pé no travão) e desligar a chave, o tal "desligar" já não acontece.

Espero ter-me feito entender. Não sei é qual a razão para isso.
 
Desculpem lá eu desenterrar este tópico mas o único problema que existe é mesmo na instalação ... Tenho uma 6k2 e também aconteceu o mesmo, foi só trocar dois fios de posição e trabalha na perfeição ...

Não tem nada com reles nem com o canhão de ignição, e nem acelera um pouco como foi dito em cima ...

Alguma dúvida eu mostro aqui um esquema de como está ligado ...
 
Desculpem lá eu desenterrar este tópico mas o único problema que existe é mesmo na instalação ... Tenho uma 6k2 e também aconteceu o mesmo, foi só trocar dois fios de posição e trabalha na perfeição ...

Não tem nada com reles nem com o canhão de ignição, e nem acelera um pouco como foi dito em cima ...

Alguma dúvida eu mostro aqui um esquema de como está ligado ...

Já me tinham dito isso também amigo. Posta aí como ligaste no teu para ajudares o pessoal. Obrigado ;)
 
Desculpem lá eu desenterrar este tópico mas o único problema que existe é mesmo na instalação ... Tenho uma 6k2 e também aconteceu o mesmo, foi só trocar dois fios de posição e trabalha na perfeição ...

Não tem nada com reles nem com o canhão de ignição, e nem acelera um pouco como foi dito em cima ...

Alguma dúvida eu mostro aqui um esquema de como está ligado ...

Boas.

Então e foste tu que montaste o teu TT?

Abraço.
 
Boas.

Então e foste tu que montaste o teu TT?

Abraço.

A primeira vez não, a segunda já fui ...

Eu tive que desmontar isso mais umas cenas porque o carro estava lá com uns problemas, fios soltos, outros ligados com fita isoladora, etc ... Eu como desmontei tudo, gosto das cenas em ordem estanhei os fios e meti manga ...

Quando experimentei o carro fazia isso, eu desligava a chave, ele fazia um corte e voltava a trabalhar ...

Verifiquei os fios novamente, fui à caixa e mudei a posição dos fios e ficou bom ...

Sei que os fios que estavam trocados era um preto e amarelo (já não me lembro bem) mas hoje vou lá dar uma vista de olhos e posto umas fotos ...

A mim foi isso, os sintomas eram os mesmos e depois ficou resolvido ;)

Abraço
 
Back
Top