Informaçao Oficial acabadinha de Sair!!!
Quando fala-se de um novo GTA, uma das perguntas inevitáveis é: será maior que os anteriores? No caso de GTA V a resposta é sim. A área jogável é cinco vezes maior que Red Dead Redemption (inclui exploração de baixo de água) e no total é maior que GTA: San Andreas, GTA IV e Red Dead Redemption combinados. A grandeza de GTA V não está só no tamanho do seu mapa, a Rockstar afirma que este será o maior GTA na seleção de armas e de carros.
Os roubos são o foco principal das missões de GTA V. Toda a narrativa do jogo gira em redor do planeamento e execução de planos de assaltos. A Rockstar descreve os roubos como “missões grandes de múltiplas partes que requerem planeamento e execução, e oferecem a maior recompensa”. Os roubos estão espalhados pela narrativa, quebrando a estrutura linear dos jogos anteriores e dão a oportunidade ao jogar de participar em missões épicas desde o ponto inicial do jogo.
A troca de personagens poderá ocorrer de várias maneiras: durante uma cinemática, automaticamente durante a gameplay, ou manualmente (apenas possível conforme as circunstâncias de cada missão). Os jogos da Rockstar sempre contiveram uma apresentação cinematográfica. Com GTA V a tradição mantém-se. O que se propõe é, semelhante ao que acontece nas séries de televisão, dar a conhecer a narrativa de diferentes perspetivas sem nunca afastar o jogador do fio condutor. Manter esta consistência num jogo com estas dimensões é uma tarefa arrojada, mas a Rockstar está a trabalhar em GTA V pouco tempo após ter terminado GTA IV, o que lhe deu bastante tempo para pensar como tudo se desenrolará.
Antes de participarem num roubo terão que planeá-lo, o que implica comprar as armas, veículos e outras coisas essenciais para serem bem-sucedidos. A abordagem ao assalto é outra das preocupações, havendo a escolha de proceder sorrateiramente ou entrar a matar. A fase seguinte do planeamento implica escolher a equipa para o roubo, que por vezes excede os três protagonistas.
Michael: Esta é a personagem que tem tudo e devia estar contente com o que tem, mas está aborrecido e farto da sua vida. Outrora foi um dos homens mais procurados da América por assaltar bancos. Agora é apenas alguém que vive à grande às custas do programa de proteção às testemunhas das agências Federais.
No entanto, cada um dos três protagonistas terá sempre um papel central e único em cada assalto devido às suas habilidades especiais. Michael possui a habilidade de abrandar o tempo num tiroteio (Max Payne?!). Franklin tem a mesma habilidade na condução, sendo um elemento importante nas fugas. Já Trevor consegue causar danos extras e receber menos dano, além de ter um ataque corpo-a-corpo único. Cada uma destas habilidades terá um uso limitado e deverão ser usadas estrategicamente, sublinha a Rockstar.
Como GTA V está decididamente virado para ação, como já era possível conclui pelos trailers, que exibem explosões e caos, a Rockstar teve melhorar o combate, não só para este efeito, mas também para se manter a par das evoluções que se deram na indústria desde o lançamento de GTA IV em 2008. As melhorias mais notáveis são a fluidez do run and gun, enquanto se mantém um controlo total sob a retícula, um sprint que permite mobilidade a elevadas velocidades com a arma na mão, e uma cambalhota estratégica para sair de cobertura e evitar o fogo inimigo (as transições de entrar/sair da cobertura também estão mais suaves). As melhorias mais pequenas dão-se ao nível da câmera e retícula. Quando fizerem zoom para disparar, a câmera move-se para uma perspetiva acima do ombro para possibilitar um campo de visão mais amplo. No que toca à retícula, esta fica vermelha quando passa por um inimigo e mostra um “X” quando o inimigo alvo estiver morto.
A Rockstar não se esqueceu dos amantes de San Andreas, que desde então aguardam um jogo de tais proporções, e promete centenas de actividades que vão entreter quem gosta de explorar o jogo além das missões que compõe a narrativa, como:
Trevor: Um sociopata à solta, um ex-piloto do exército e um parceiro de Michael quando este ainda assaltava bancos. Vive numa roulote em Blaine County rodeado de traficantes de metanfetamina e de gangues de motoqueiros.
Mini-jogos - Base Jumping, corridas off-road, caça e roubos de multibancos;
Missões secundárias - Roubar carrinhas de segurança, recolher pessoas que estão a pedir boleia;
Eventos de desporto - Yoga, Gold, Ténis, Triatlo, Corridas de bicicleta;
Desafios - Stunt Jumps, Desafios;
Compra de propriedades - Casas, Garagens, Marinas, Negócios;
Personalização - Tatuagens, cortes de cabelo, roupas veículos e armas.