G12 ou água

Boa noite,

Tenho uma dúvida e precisava de ajuda e opiniões. Num sistema de refrigeração com ferrugem, mesmo depois de ser limpo, deve ser utilizado o G12 ou utilizar água? A minha dúvida tem uma razão, um amigo foi a um mecânico que lhe recomendou a meter água, uma vez que o G12, num sistema com ferrugem, vai continuar a corroer.

Há alguém que me saiba responder a isto?

Cumprimentos.
Sent from my RM-846_eu_euro1_271 using Board Express
 
Isso é absurdo, a agua deve ser melhor para não corroer não? É com cada mecânico que até a barraca abana.
O sistema deve ser limpo com um produto especifico que elimina a ferrugem, depois o g12 tem propriedades na sua constituição que não deixam corroer os tubos, se puseres um pouco de g12 na mão vês que é um pouco oleoso o produto, o que faz proteger o interior das tubagens e do radiador.
 
Que produto recomendas para limpar a ferrugem do circuito?
Sent from my RM-846_eu_euro1_271 using Board Express
 
o que podes fazer é comprar aquele liquido de refrigeração mais barratucho(continente ou norauto) ou mesmo agua destilada , e andar 1semaninha com isso para limpar a agua que ainda possa la ter e a ferrugem. Depois tirar tudo e por o G12 com a medida certa.
 
a minha ibiza tbm estava assim, ate os tubos estavam duros de tanta ferrugem... tirei a agua toda meti g12 e passado 1 mes ja estavam os tubos molinhos e tornei a mudar o g12 todo
 
Um amigo meu andava aos anos com água,depois meteu liquido proprio tipo g12 passado um ou 2 dias o carro parecia um regador a mandar água fora LOL era só fugas por todo o lado.

Mais valia ter deixado andar só com água LOL
 
Um amigo meu andava aos anos com água,depois meteu liquido proprio tipo g12 passado um ou 2 dias o carro parecia um regador a mandar água fora LOL era só fugas por todo o lado.

Mais valia ter deixado andar só com água LOL
eu tenho uma carrinha de trabalho que tem mais lama (ferrugem) do que agua a circular, nem mexo LOL
 
Mete com G12 ou G13. Este liquido ajuda a eliminar o calcário e o surgimento de ferrugem.

O meu 6K2 também ganhou alguma ferrugem. Fiz da seguinte forma:

-Lavei todo o circuito com um pouco de pressão de àgua para retirar a ferrugem.
-Enchi e esvaziei várias vezes com àgua até deixar de sair ferrugem.
-Enchi com àgua destilada e voltei a despejar para sair a àgua da torneira.
-Enchi com àgua destilada e 1,5L de G13. Não coloquei mais porque cada garrafa custa 15€
-Daqui a cerca de 2 meses vou despejar tudo novamente e colocar o liquido de refrigeração na quantidades correcta (2 partes de G13 para 3 de H2O)

(Segundo o que me disseram na VW, este G13 vem substituir o antigo G12)
 
Last edited:
O que o mecanico disse tem a sua razão de ser, ou seja, se um sistema está com ferrugem e nunca teve a manutenção devida, possivelmente a ferrugem está a tapar certas fugas! se lhe fores a meter G12 ou um liquido de refrigeração mt concentrado, vai eliminar essa ferrugem e vai abrir as fugas tapadas por esta...resultado, como foi dito em cima, vais ter fugas por todo lado!

Tentar evitar os produtos de limpeza, pois como eu disse, limpa o sistema, mas vai te limpar o que a ferrugem está a tapar!

É um pouco contraditorio mas é assim! O que se pode fazer é retirar o liquido/agua velha e rodar o motor um tempinho com agua ou liquido pouco concentrado...voltar a retirar e meter liquido novo.
 
O que o mecanico disse tem a sua razão de ser, ou seja, se um sistema está com ferrugem e nunca teve a manutenção devida, possivelmente a ferrugem está a tapar certas fugas! se lhe fores a meter G12 ou um liquido de refrigeração mt concentrado, vai eliminar essa ferrugem e vai abrir as fugas tapadas por esta...resultado, como foi dito em cima, vais ter fugas por todo lado!

Tentar evitar os produtos de limpeza, pois como eu disse, limpa o sistema, mas vai te limpar o que a ferrugem está a tapar!

É um pouco contraditorio mas é assim! O que se pode fazer é retirar o liquido/agua velha e rodar o motor um tempinho com agua ou liquido pouco concentrado...voltar a retirar e meter liquido novo.

Se a ferrugem está a tapar as supostas fugas, deixá-la lá só vai camuflar o problema e adiar a sua resolução porque mais tarde ou mais cedo o material vai ceder e as fugas vão aparecer na mesma.
 
queres andar com um motor saudavel e descansado?
Limpeza do circuito, G12/G13 para cima e caso existam alguma fuga, toca a reparar.
já deves ter os tubos crocantes ou não?
 
Tudo isto depende muito do que pretendes..

O teu mecanico tem uma certa razao ao que diz em só meter agua,isto porque como já foi dito em cima o teu sistema "tubos" tem ferrugem ou seja todas as fugas caso as tenhas tão tapadas por a ferrugem e ao meteres g12 vai fazer com que o teu sistema fique limpo mas por outro lado pode te trazer muitas chatisses porque pode começar depois a aparece emenças fugas.. se pretendes por o g12 arriscas e depois caso exista fugas começas a reparalas, caso nao queiras o melhor na minha opinião, é melhor deichar estar como está.. :)
 
Tudo isto depende muito do que pretendes..

O teu mecanico tem uma certa razao ao que diz em só meter agua,isto porque como já foi dito em cima o teu sistema "tubos" tem ferrugem ou seja todas as fugas caso as tenhas tão tapadas por a ferrugem e ao meteres g12 vai fazer com que o teu sistema fique limpo mas por outro lado pode te trazer muitas chatisses porque pode começar depois a aparece emenças fugas.. se pretendes por o g12 arriscas e depois caso exista fugas começas a reparalas, caso nao queiras o melhor na minha opinião, é melhor deichar estar como está.. :)

E o motor do carro, visto que, a água passa por todos os componentes do motor não há problema de andar lá a circular água?

Não danificara nada a longo prazo?

Cumps.


Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
 
As vezes apodrece as relas no bloco.

Exacto. A questão é que as relas sempre da para trocar.

Agora a minha questão imagina teres q trocar a cabeça do motor ou o bloco da água.

Tou a perguntar isto, pq não percebo praticamente nada de mecânica :)

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
 
Exacto. A questão é que as relas sempre da para trocar.

Agora a minha questão imagina teres q trocar a cabeça do motor ou o bloco da água.

Tou a perguntar isto, pq não percebo praticamente nada de mecânica :)

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
Pois isso ja nao sei, eu percebo tanto de mecanica como os políticos para governar este país.
 
Na minha opinião vale mais limpar bem o circuito e se for o caso "estragar" o carro de propósito do q um dia destes (e vai acontecer) ele avariar e precisarem urgentemente dele!!
 
queres andar com um motor saudavel e descansado?
Limpeza do circuito, G12/G13 para cima e caso existam alguma fuga, toca a reparar.
já deves ter os tubos crocantes ou não?

Os tubos estão impecáveis, tem um fuga na bomba de água, mas já está agendada a substituição.
Sent from my RM-846_eu_euro1_271 using Board Express
 
Back
Top