Fumo branco!!!!

Pois é pessoal, nunca pensei vir abrir este topico, mas tem que ser porque ja ando a ficar maluco.
Desde à uns meses para cá, sensivelmente quando mudei o oleo para 100% sintectico e 5w40 que o meu carro sempre que o ponho a trabalhar quando está frio manda fumo branco, quando digo frio é por exemplo chegar a casa por volta das 22h e pegar no carro no dia a seguir por volta das 10h da manha. Pelo que reparei só faz quando é por a trabalhar e naqueles 30s a 1 minuto depois de estar a trabalhar, visto depois ja nao deitar fumo branco mas sim preto.
Tenho visto o nivel do oleo e este nao tem descido, ou pelo menos se desce é algo muito pouco.
Já tirei a vareta do oleo com o carro a trabalhar quando está quente e nao sai fumo...nao tenho oleo no deposito da agua...
A mim disseram-me que pode ser o turbo que tá a dar o berro....e realmente o barulho do turbo penso que mudou ligeiramente, o assopro que faz agora parece que tem algum tubo solto e tá a deixar sair ar...mas ja rectifiquei todas as tubagens e nao tá...acho que ja pode ser a imaginaçao...

Alguem me pode dar uma ajuda.....

Desde já uma obrigado

É muita a quantidade de fumo branco?

nao muita...mas também nao é poucaxinha....digamos k tá no meio, mas se eu acelerar um pouco, até Às 1500rpm aí já deita alguma naqueles 30s a 1 minuto...a partir daí ja nao deita...cheguei à pouco do trabalho, mas tive que sair passado mais ou menos uma hora e meia, pedi para verem se deitava fumo branco, mas disseram que fumo branco nao, mas sim preto....
Poderá ser humidade dentro do escape? Ele é em inox e tenho muito a mania de quando lavo o carro mandar com o jacto de pressao um pouco lá pa dentro. Faço mal?

Já tirei a vareta do oleo com o carro a trabalhar quando está quente e nao sai fumo

hummm já agora.. eu que n percebo muito disto... se deita-se algum problema? o que poderia ser?

quanto ao jacto de agua para dentro do escape apesar de n ser nenhum perito... acho que nao deves fazer muito bem

Nao deves nunca mandar jactos de agua em pressao pra dentro do escape.O escape só serve pra emissoes e nao pra receber nada,mto menos agua em pressao.Axo que tens ai a razao pro teu problema.

Epa, não digo q nao seja isso, mas por ex se mandasses agua para o escape quando ligasses o carro pronto saia o tal fumo e depois ao fazer uma viagem saia a maior parte dela senao toda,mas ha uma diferença na coloração de fumo de condensação de agua e por ex. de oleo a queimar, e como tens a linha em inox nao tens o stress de apodrecer que é a maior consequencia que poderás ter ao mandar agua pra dentro do escape.. Tens o escape sem panelas? Não será alguma vela de incandescência marada, tb costuma ser a causa de fumo branco ao arranque a frio... Os entendidos q se pronunciem.

Epa, não digo q nao seja isso, mas por ex se mandasses agua para o escape quando ligasses o carro pronto saia o tal fumo e depois ao fazer uma viagem saia a maior parte dela senao toda,mas ha uma diferença na coloração de fumo de condensação de agua e por ex. de oleo a queimar, e como tens a linha em inox nao tens o stress de apodrecer que é a maior consequencia que poderás ter ao mandar agua pra dentro do escape.. Tens o escape sem panelas? Não será alguma vela de incandescência marada, tb costuma ser a causa de fumo branco ao arranque a frio... Os entendidos q se pronunciem.

essas das velas nao me lembrei...afinal, do meu conhecimento acho que nunca foram mudadas, mas também nao acredito que durem 155mil kilometros...

O fumo é espesso e "pesado" ou é um fumo leve que desaparece facilmente?
Quando aceleras a frio, o fumo fica no ar a pairar como se fosse nevoeiro ? Tem um cheiro mau?

Espero que me tenha feito entender....

Parece-me mais que seja condensação de água no escape. Mas de qq forma... sem ver ou sem descrição fica dificil.

essas das velas nao me lembrei...afinal, do meu conhecimento acho que nunca foram mudadas, mas também nao acredito que durem 155mil kilometros...

Não?

Porque?

As minhas teem 290 mil.:D

Jovem, ate pode ser que o teu carro tenha alguma coisa e podes sempre tentar descubrir o que é, mas se resolveres a situação depois diz-me como porque o meu carro faz e sempre fez fumo branco durante esse periodo de 30segs quando ligas, desde que eu o comprei á quase 5 anos....

A minha também faz esse fumo dito "branco" no primeiro minuto, mas uma coisa é certa, só notei o fumo branco depois de tirar o cat.
Abraço

Não falo deste porque comprei usado e pode estar avariado :)D) Mas quando comprei o ibiza NOVO fazia o mesmo. Todas as manhãs fuminho branco, a isso chama-se condensação.

Boas....
o fumo é "leve"....desaparece com muito facilidade, a quantidade é que é muita...mas depois deixa de fazer.
Sendo assim ja vi que nao tenho razoes concretas para me preocupar, espero que nao seja nada de grave e que seja só essa tal condensação de que falam...

Obrigado a todos.

Back