Fios do fecho central queimaram. Carro não pega

Utilizei o botão do fecho central existente no interior do meu Ibiza 6k2 TDI durante um viagem. Quando estacionei destravei as portas novamente e desliguei o carro. Cheirou logo a queimado e vi fumo sair da zona das quartelas. Imediatamente, tirei as quartel as fora e cortei as ligações todas existentes. A seguir tentei por o carro a funcionar e nada,não pegou mais. Quando rodo a chave o ponteiro das rotações sobe e fica acima das 1000 rotações, e não fica parada. O motor vira mas dá a sensação de não chegar gasóleo a bomba injectora. Já refiz toda a ligação mas os condutores estão derretidos e juntos pra lá da zona dos fusíveis, e como o sitio é de difícil acesso não consigo ver a extensão do problema nem até onde os fios estão queimados e a causar dano para provocar este problema. Alguém sabe se os fios que vêm desde o fecho central estão ligados á centralina, á bomba injetora ou a ignição ? E qual a cor dos mesmos ? Quando rodo a chave e acendem as luzes do painel vem um barulho do relay 109, já o troquei mas acontece o mesmo. Tenho o carro parado já algum tempo mas vou precisar dele pois tenho de fazer 120 km por dia e o outro carro que tenho é a gasolina, fica muito caro continuar nesta situação. Obrigado..
 
Aconselho-te a desmontares pelo menos o suporte dos fusiveis e relés para veres qual a verdadeira extensão do problema. vais ter de substituír todos os fios que tiveres queimados. Ao tentares ligar o carro sem teres a certeza que não tens fios derretidos, sujeitas-te a queimar mais componentes, nomeadamente fecho central, quadrante, etc...

Tens aqui umas fotos que te podem ajudar:

nvzfk9.jpg


5cxd82.jpg


2iuvpmc.jpg
 
o martins tem razao,nao sabes ate onde tao os fios queimados,se estao encostados uns aos outros e principalmente o que causou o curtocircuito..
se calhar tambem sera melhor fazeres uma revisao aos fusiveis a ver se sao da ampragem correta
 
Boas. Já desmontei o suporte de fusíveis, troquei os fios queimados mas quando rodo a chave o relé 109, que è novo, faz um barulho tipo besouro e continua a não pegasr, parece corte de gasóleo...
 
Se faz ruído tipo besouro é porque está a comutar entre ON/OFF muito rapidamente. O que não deveria acontecer.
Continuas com problemas eléctricos!
 
Boa noite. Tive hoje o dia todo á volta do carro. Existe um fio preto e branco que vai até á bomba injectora, se eu o desligar o barulho tipo besouro pára. Também noto que quando rodo a chave a bomba injectora não faz barulho como fazia antes de acontecer este problema. Quando rodo a chave o ponteiro das rotações não devia de ir ao maximo e voltar a zero? A luz da resistência nao aparece. Refiz as ligações todas mas sobraram-me fios que não encontro nenhuma outra ponta solta para ligar. Fio preto e roxo, fio vermelho e castanho e fio branco e verde. Tem vários outros fios também junto aos relés que se encontram cortados e com fita isoladora na ponta, não sei se os que me sobram também estariam assim antes de eu mexer neles.
Já perdi a conta das horas que ando á volta disto, quase todos os fins de semana desde que Postei o tópico que estou a tentar resolver o problema.
 
Já retirei o veio dentro da válvula de corte na bomba, continua a não pegar. O gasóleo quando estou a sangrar os injectores dantes esguichava mesmo, agora só pinga. Como foi o fecho central que fez queimar os fios todos não poderá ter feito qualquer coisa no alarme e estar a impedir o carro de pegar? Já não sei o hei-de fazer.
 
Fios cortados com fita isoladora na ponta, significa que já tinha andado aí um artista a fazer o que não devia!
As cablagens auto são coisas complexas e é difícil seguir os fios para saber para onde é que vai cada um.
Remendar cablagens ardidas também não é boa opção. Pode have mais zonas onde haja fios em curto e tu nem notas.
A melhor opção é substituir essa cablagem.
 
WiFi, nem sempre. Há fios no 6k2 que estão escondidos na cablagem porque se destinam a ligações e extras que algumas versões não trazem de origem. Agora numa coisa estou de acordo contigo, se a cablagem ficou muito estragada, o melhor mesmo seria troca-la.

Skinibiza, para além da cablagem podes ter outros módulos e reles avariados, que possam ter queimado devido ao curto circuito. Aqui pelo forum é dificil ajudar.
 
Já vou receber amanha outra cablagem interior completa... O meu problema agora vai ser desmontar o tablier e pôr as fichas nas portas junto aos elevadores dos vidros, porque são de difícil acesso... Nem sei como é que conseguem montar os elevadores ali
 
Boas.
Tenho Novidades...
Passadas duas semanas, finalmente chegou a instalação electrica do interior para o ibiza. Fiquei logo contente, mas passou num instante. Então não é que perdi DEZENAS de horas á volta do carro e nunca o consegui por a trabalhar, hoje começo a despaertar os parafusos junto á centralina pra tirar o tablier e reparo que tem lá um fio de massa desligado ( que deve ter ficado assim quando tirei a centralina fora para ver se não tinha queimado nada). Conclusão, liguei o cabo á massa do carro e pegou logo á primeira !! :mad:
Perdi horas, dinheiro e neurónios á volta desta porcaria e era a porcaria do cabo que não deixava o carro pegar.
Mas continuo com um problema, o carro pega, fica nas 1200 rpm fixas e o acelerador não funciona, por mais que carregue as rotações do motor mantem-se.
Já alguem teve este problema ? Pesquisei um pouco e vi que poderá ser a ficha preta que vai á bomba injectora.
Estou tambem a começar a desmontar o tablier mas não consigo tirar o guiador. Alguma dica ?

Obrigado
 
O problema é que eu tenho a eléctrica numa miséria. Já tenho uma completa pra mudar mas queria evitar fazê-lo porque pralem de muito trabalho demora muito tempo, e tempo, é coisa que tenho muito pouco...:s
 
Back
Top