filtro de particulas vs turbo

Boa tarde a todos.
O meu carro é um PD105 com filtro de particulas e ja lí num outro forum que o filtro de particulas é mau para o turbo ou seja, com filtro de particulas o turbo perde alguma fiabilidade principalmente quando reprogramado. è verdade ou é um "mito"? Se retirar poderei vir a ter problemas no IPO?

obrigado.

cmps
 
O FAP ao fazer a regeneração de gases está a "sufocar" o turbo e passado um tempo tens o turbo com a geometria alterada e uma série de problemas em cima.. por vezes ouves um "zummm" na linha de escape e por outras algum fumo que sai em excesso.. isto tudo aumenta-te o consumo e diminui-te o rendimento
Isto foi o que me aconteceu quando tinha o meu ex carro e não aconselho a retirares o filtro, tanto pelo IPO como pelos problemas que possam acontecer no futuro
 
Boa tarde a todos.
O meu carro é um PD105 com filtro de particulas e ja lí num outro forum que o filtro de particulas é mau para o turbo ou seja, com filtro de particulas o turbo perde alguma fiabilidade principalmente quando reprogramado. è verdade ou é um "mito"? Se retirar poderei vir a ter problemas no IPO?

obrigado.


cmps

O FAP é um elemento que tem a sua eficiência máxima para lambda=1.2, isto é, quanto mais " pobre " para ele melhor. Menor é a probabilidade de haver regenerações forçadas por parte da ECU.

O FAP pode andar no carro mesmo reprogramado agora o cuidado cabe ao reprogramador.

Nestes casos gosto de trabalhar em excel. Leio o caudal de ar atravez da MAF ( via diag. ) e a quantidade real injectada.

Após isso é muito simples obter o AFR que a FAP está a " levar ".

Espero ter ajudado.
 
Back
Top