Filtro de particulas-FAP

Como procurei e não encontrei grande coisa aqui vai o meu contributo sobre o FAP

A informação que se segue é genérica. Será falado apenas dos 2 tipos de filtros mais comuns (aditivo / catalítico).

1) O Que é um Filtro de Partículas?
• Trata-se de um elemento montado na linha de escape, que impede a saída das partículas contidas nos gases de escape.
• Reduz a emissão de partículas a valores abaixo do limite imposto pelas normas antipoluição em vigor.
• Este equipamento é exclusivo de veículos a diesel.

filtri_antiparticolato_fap.jpg
working_sketch_particulate_filter.jpg


2) Como funciona o filtro de partículas?
• Fase 1: Filtragem - Esta fase consiste em acumular as partículas no próprio filtro
• Fase 2: Eliminação das partículas - Esta fase ocorre na fase de regeneração. Trata-se de uma operação periódica, automática e transparente ao condutor. Consiste simplesmente em queimar a altas temperaturas as partículas que estavam acumuladas.

[video=youtube;7mt66m_73dE]http://www.youtube.com/watch?v=7mt66m_73dE&feature=player_embedded[/video]

3) Como é feita a regeneração do FAP?
• Regularmente e sem nenhuma intervenção do condutor, as partículas acumuladas são incineradas, é o fenómeno da regeneração.
• Para regenerar (incinerar as partículas) a temperatura no FAP é elevada como num forno.
• A regeneração efetua-se de maneira autónoma a cada 500km em condução em estrada ou 50Km em condução em cidade (estes valores poderão variar!)
• Ela é totalmente transparente para o cliente. No entanto durante a primeira regeneração, um odor como um fumo branco, ambos não nocivos, podem surgir.
• Em muitos veículos, se não existiram as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir surge no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.

noticias2.jpg


4) Em que circunstâncias é interrompida a regeneração?
• Após ocorrer o período máximo (tipicamente 25 minutos), sem que o filtro fique desobstruído.
• Se o motor for desligado ou for abaixo.
• Se o motor for deixado ao ralenti durante muito tempo (5 a 10 minutos).
• Se forem detetadas EGT's demasiado elevadas (1000ºC).
• Se durante a regeneração for detetada alguma falha num dos componentes relevantes à combustão.

5) Quanto tempo demora o processo de regeneração?
• Tipicamente demora cerca de 5 a 10 minutos caso ocorra durante a condução em normal em estrada, existindo a temperatura de gastes necessária para a regeneração.
• Em conduções não ideais como por exemplo em descidas prolongadas em que não existe uma temperatura ideal, o período de regeneração pode demorar até 25 minutos.

6) Que condução adotar, se a utilização prolongada do veículo a baixa velocidade impede a regeneração autónoma?
• Tipicamente, após surgir o alerta no painel de instrumentos, o condutor dispõe de 100km para ativar a regeneração. É então necessário circular a uma velocidade de 60 km/h no mínimo (de acordo com o veículo) de forma a que seja efetuada a regeneração e apagado o alerta.

Nota1: A velocidade necessária à regeneração era inicialmente de 80Km/h. Atualmente é de 60Km/h e já existem alguns automóveis que conseguem fazê-lo a 40Km/h.

Nota2: Uma vez iniciada a regeneração, a velocidade pode diminuir pontualmente abaixo do limite sugerido, sem que isso interrompa o processo como por exemplo abrandamento para recolha do ticket de portagem.

7) O que acontece se não for efetuada a regeneração do FAP?
• O FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como uma rolha na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afetadas.

8) O que é uma regeneração forçada?
• Trata-se de uma regeneração em oficina do FAP em condições específicas.

Vídeo onde podemos verificar as altas temperaturas atingidas:
[video=youtube;-DPO_3-MtPo]http://www.youtube.com/watch?v=-DPO_3-MtPo&feature=player_embedded[/video]

9) É verdade que durante a regeneração forçada efetuada na oficina o óleo do motor perde as suas propriedades e terá que ser mudado?
• Nos automóveis BMW, não existe este potencial problema.
• Em alguns automóveis como (por exemplo, do grupo PSA) durante a regeneração forçada, óleo degrada-se por diluição de Gasóleo, tornando necessária a substituição do mesmo. O automóvel possui sensores que detetam a qualidade do óleo e caso seja necessária a substituição, acende a luz "INSP" no painel de instrumentos. Se o óleo não for substituído poderão ocorrer danos no motor.

10) É verdade que a FAP deve ser substituída ao fim de 120.000Km?
• Marcas como por exemplo a Peugeot indicam no manual dos seus automóveis que o FAP é uma peça com manutenção periódica que deverá ser substituído ao fim de 120.000Km.

11) É necessário adicionar qualquer aditivo durante as revisões, necessário ao correto funcionamento do FAP?
• Outras marcas que utilizam um sistema de FAP com aditivos e o intervalo dentro do qual é necessário atestar o aditivo varia tipicamente entre 60.000Km e 200.000Km.
• Sabe-se que o sistema de FAP dos BMW não necessita de aditivos.

12) O que acontece à medida que a FAP acumula resíduos?
45% - Regeneração normal
50% - Regeneração à temperatura máxima predeterminada
55% - Acende a luz de aviso no painel de instrumentos e a regeneração será efetuada a partir da mínima velocidade predefinida.
75% - Acende a luz de aviso, é ativada a limitação de binário e desativada a EGR
95% - Deverá ser trocada a FAP

fapdpfbloqueio.jpg


13) É possível montar um Filtro de Partículas em Pós-Venda?
• Sim, existem países/estados onde isso é obrigatório. Exemplo: Califórnia.
• No entanto, tipicamente a montagem de FAP em Pós-Venda, não apresenta a mesma eficácia.

14) Modelo 3D de um FAP (dá para desmontar alguns componentes): http://www.nordicad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=57

15) Leitura complementar:
fapr.jpg


16) FAP na condução em cidade, circuito extraurbano e autoestrada:

Autoestrada:
[video=youtube;PEge6jogoLs]http://www.youtube.com/watch?v=PEge6jogoLs&feature=player_embedded[/video]

Extraurbano:
[video=youtube;D_EAivH3AmQ]http://www.youtube.com/watch?v=D_EAivH3AmQ&feature=player_embedded[/video]

Cidade:
[video=youtube;fc9rfBYW6xM]http://www.youtube.com/watch?v=fc9rfBYW6xM&feature=player_embedded[/video]

Espero que tenha ajudado =D
 
Last edited:
De mencionar que todos carros tenham filtro particulas obrigatoriamente levar um oleo especifico.

5W30 com norma 507.00.

Se nao souberem qual usar.

Castrol Edge 5w30.

Soluçao para boa saude a FAP : Dar umas valentes gazadas devez em quando e é sempre rolar. Dizem que os carros quem fizer viagens curtas dao chatisseses. Eu todos dias faço 4 viagens de 1 kilometros desde a 1 ano. Fiz a regeneraçao duas vezes isto pporque tive cerca de 3 horas parado no transito com carro ligado. :D
 
De mencionar que todos carros tenham filtro particulas obrigatoriamente levar um oleo especifico.

5W30 com norma 507.00.

Se nao souberem qual usar.

Castrol Edge 5w30.

Soluçao para boa saude a FAP : Dar umas valentes gazadas devez em quando e é sempre rolar. Dizem que os carros quem fizer viagens curtas dao chatisseses. Eu todos dias faço 4 viagens de 1 kilometros desde a 1 ano. Fiz a regeneraçao duas vezes isto pporque tive cerca de 3 horas parado no transito com carro ligado. :D

Esse óleo já vem recomendado da marca...

3horas de regeneração?!fonix, e eu a pensar que quando tive 20minutos já tinha sido muito!!fazes mesmo muito poucos kilometros
 
Sim bem.

Expliquei mal. 3 Horas parado no transito. Quando começei fazer regeneraçao foram 15 minutos em terçeira velocidade as 3500rpm.

Faço 4 viagens de um quilometro para trabalho.Mas a noite café, passear. Faço mensalmente 1200kms.

Resumindo 1000kms a passear :lol:
 
Sim bem.

Expliquei mal. 3 Horas parado no transito. Quando começei fazer regeneraçao foram 15 minutos em terçeira velocidade as 3500rpm.

Faço 4 viagens de um quilometro para trabalho.Mas a noite café, passear. Faço mensalmente 1200kms.

Resumindo 1000kms a passear :lol:

Eu também li mal...só agora reparei

Ainda são alguns...metade do que eu faço :s mas tem de ser
 
As viagens curtas costumam dar problemas quando as regenerações são interrompidas e depois o motor pode ir à vida por combustivel injectado e não queimado que se traduz em rotação máxima até o motor morrer. :(

Quando pego num carro com filtro de particulas regenera sempre, então depois de passar pelas 4 faixas. :lol:
 
As viagens curtas costumam dar problemas quando as regenerações são interrompidas e depois o motor pode ir à vida por combustivel injectado e não queimado que se traduz em rotação máxima até o motor morrer. :(

Quando pego num carro com filtro de particulas regenera sempre, então depois de passar pelas 4 faixas. :lol:
~

explica la isso melhor? o injector de gasóleo não é no próprio filtro de partículas?
 
Mal comece a dar problemas o meu DPF salta fora... Sim, vou dar 1000 e tal euros por um filtro novo.... duh!
 
No sistema de FAP tem 1 injector para induzir 1 bocado de gasoleo para o aquecimento ser maior.

Se tem quando tirei a minha fap nao vi isso...tem uma sonda, 2 sensores de pressao que liga 2 tubos a uma peça ao pé da egr..e mais um sensor axo que é de temperatura..
 
alguém já tirou a FAP num 1.6tdi? é que ando para tirar mas acho que não conseguem anular o erro :S

isso acontece pk basicamente o acesso ás centralinas siemens dos 1.6 CR nao é de nada facil acesso e sao poucos os k arriscam pra ja mexer onde aidna nao é muito fiavel mexer
 
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