Como procurei e não encontrei grande coisa aqui vai o meu contributo sobre o FAP
A informação que se segue é genérica. Será falado apenas dos 2 tipos de filtros mais comuns (aditivo / catalítico).
1) O Que é um Filtro de Partículas?
• Trata-se de um elemento montado na linha de escape, que impede a saída das partículas contidas nos gases de escape.
• Reduz a emissão de partículas a valores abaixo do limite imposto pelas normas antipoluição em vigor.
• Este equipamento é exclusivo de veículos a diesel.
2) Como funciona o filtro de partículas?
• Fase 1: Filtragem - Esta fase consiste em acumular as partículas no próprio filtro
• Fase 2: Eliminação das partículas - Esta fase ocorre na fase de regeneração. Trata-se de uma operação periódica, automática e transparente ao condutor. Consiste simplesmente em queimar a altas temperaturas as partículas que estavam acumuladas.
[video=youtube;7mt66m_73dE]http://www.youtube.com/watch?v=7mt66m_73dE&feature=player_embedded[/video]
3) Como é feita a regeneração do FAP?
• Regularmente e sem nenhuma intervenção do condutor, as partículas acumuladas são incineradas, é o fenómeno da regeneração.
• Para regenerar (incinerar as partículas) a temperatura no FAP é elevada como num forno.
• A regeneração efetua-se de maneira autónoma a cada 500km em condução em estrada ou 50Km em condução em cidade (estes valores poderão variar!)
• Ela é totalmente transparente para o cliente. No entanto durante a primeira regeneração, um odor como um fumo branco, ambos não nocivos, podem surgir.
• Em muitos veículos, se não existiram as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir surge no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.
4) Em que circunstâncias é interrompida a regeneração?
• Após ocorrer o período máximo (tipicamente 25 minutos), sem que o filtro fique desobstruído.
• Se o motor for desligado ou for abaixo.
• Se o motor for deixado ao ralenti durante muito tempo (5 a 10 minutos).
• Se forem detetadas EGT's demasiado elevadas (1000ºC).
• Se durante a regeneração for detetada alguma falha num dos componentes relevantes à combustão.
5) Quanto tempo demora o processo de regeneração?
• Tipicamente demora cerca de 5 a 10 minutos caso ocorra durante a condução em normal em estrada, existindo a temperatura de gastes necessária para a regeneração.
• Em conduções não ideais como por exemplo em descidas prolongadas em que não existe uma temperatura ideal, o período de regeneração pode demorar até 25 minutos.
6) Que condução adotar, se a utilização prolongada do veículo a baixa velocidade impede a regeneração autónoma?
• Tipicamente, após surgir o alerta no painel de instrumentos, o condutor dispõe de 100km para ativar a regeneração. É então necessário circular a uma velocidade de 60 km/h no mínimo (de acordo com o veículo) de forma a que seja efetuada a regeneração e apagado o alerta.
Nota1: A velocidade necessária à regeneração era inicialmente de 80Km/h. Atualmente é de 60Km/h e já existem alguns automóveis que conseguem fazê-lo a 40Km/h.
Nota2: Uma vez iniciada a regeneração, a velocidade pode diminuir pontualmente abaixo do limite sugerido, sem que isso interrompa o processo como por exemplo abrandamento para recolha do ticket de portagem.
7) O que acontece se não for efetuada a regeneração do FAP?
• O FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como uma rolha na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afetadas.
8) O que é uma regeneração forçada?
• Trata-se de uma regeneração em oficina do FAP em condições específicas.
Vídeo onde podemos verificar as altas temperaturas atingidas:
[video=youtube;-DPO_3-MtPo]http://www.youtube.com/watch?v=-DPO_3-MtPo&feature=player_embedded[/video]
9) É verdade que durante a regeneração forçada efetuada na oficina o óleo do motor perde as suas propriedades e terá que ser mudado?
• Nos automóveis BMW, não existe este potencial problema.
• Em alguns automóveis como (por exemplo, do grupo PSA) durante a regeneração forçada, óleo degrada-se por diluição de Gasóleo, tornando necessária a substituição do mesmo. O automóvel possui sensores que detetam a qualidade do óleo e caso seja necessária a substituição, acende a luz "INSP" no painel de instrumentos. Se o óleo não for substituído poderão ocorrer danos no motor.
10) É verdade que a FAP deve ser substituída ao fim de 120.000Km?
• Marcas como por exemplo a Peugeot indicam no manual dos seus automóveis que o FAP é uma peça com manutenção periódica que deverá ser substituído ao fim de 120.000Km.
11) É necessário adicionar qualquer aditivo durante as revisões, necessário ao correto funcionamento do FAP?
• Outras marcas que utilizam um sistema de FAP com aditivos e o intervalo dentro do qual é necessário atestar o aditivo varia tipicamente entre 60.000Km e 200.000Km.
• Sabe-se que o sistema de FAP dos BMW não necessita de aditivos.
12) O que acontece à medida que a FAP acumula resíduos?
45% - Regeneração normal
50% - Regeneração à temperatura máxima predeterminada
55% - Acende a luz de aviso no painel de instrumentos e a regeneração será efetuada a partir da mínima velocidade predefinida.
75% - Acende a luz de aviso, é ativada a limitação de binário e desativada a EGR
95% - Deverá ser trocada a FAP
13) É possível montar um Filtro de Partículas em Pós-Venda?
• Sim, existem países/estados onde isso é obrigatório. Exemplo: Califórnia.
• No entanto, tipicamente a montagem de FAP em Pós-Venda, não apresenta a mesma eficácia.
14) Modelo 3D de um FAP (dá para desmontar alguns componentes): http://www.nordicad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=57
15) Leitura complementar:
16) FAP na condução em cidade, circuito extraurbano e autoestrada:
Autoestrada:
[video=youtube;PEge6jogoLs]http://www.youtube.com/watch?v=PEge6jogoLs&feature=player_embedded[/video]
Extraurbano:
[video=youtube;D_EAivH3AmQ]http://www.youtube.com/watch?v=D_EAivH3AmQ&feature=player_embedded[/video]
Cidade:
[video=youtube;fc9rfBYW6xM]http://www.youtube.com/watch?v=fc9rfBYW6xM&feature=player_embedded[/video]
Espero que tenha ajudado =D
A informação que se segue é genérica. Será falado apenas dos 2 tipos de filtros mais comuns (aditivo / catalítico).
1) O Que é um Filtro de Partículas?
• Trata-se de um elemento montado na linha de escape, que impede a saída das partículas contidas nos gases de escape.
• Reduz a emissão de partículas a valores abaixo do limite imposto pelas normas antipoluição em vigor.
• Este equipamento é exclusivo de veículos a diesel.
2) Como funciona o filtro de partículas?
• Fase 1: Filtragem - Esta fase consiste em acumular as partículas no próprio filtro
• Fase 2: Eliminação das partículas - Esta fase ocorre na fase de regeneração. Trata-se de uma operação periódica, automática e transparente ao condutor. Consiste simplesmente em queimar a altas temperaturas as partículas que estavam acumuladas.
[video=youtube;7mt66m_73dE]http://www.youtube.com/watch?v=7mt66m_73dE&feature=player_embedded[/video]
3) Como é feita a regeneração do FAP?
• Regularmente e sem nenhuma intervenção do condutor, as partículas acumuladas são incineradas, é o fenómeno da regeneração.
• Para regenerar (incinerar as partículas) a temperatura no FAP é elevada como num forno.
• A regeneração efetua-se de maneira autónoma a cada 500km em condução em estrada ou 50Km em condução em cidade (estes valores poderão variar!)
• Ela é totalmente transparente para o cliente. No entanto durante a primeira regeneração, um odor como um fumo branco, ambos não nocivos, podem surgir.
• Em muitos veículos, se não existiram as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir surge no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.
4) Em que circunstâncias é interrompida a regeneração?
• Após ocorrer o período máximo (tipicamente 25 minutos), sem que o filtro fique desobstruído.
• Se o motor for desligado ou for abaixo.
• Se o motor for deixado ao ralenti durante muito tempo (5 a 10 minutos).
• Se forem detetadas EGT's demasiado elevadas (1000ºC).
• Se durante a regeneração for detetada alguma falha num dos componentes relevantes à combustão.
5) Quanto tempo demora o processo de regeneração?
• Tipicamente demora cerca de 5 a 10 minutos caso ocorra durante a condução em normal em estrada, existindo a temperatura de gastes necessária para a regeneração.
• Em conduções não ideais como por exemplo em descidas prolongadas em que não existe uma temperatura ideal, o período de regeneração pode demorar até 25 minutos.
6) Que condução adotar, se a utilização prolongada do veículo a baixa velocidade impede a regeneração autónoma?
• Tipicamente, após surgir o alerta no painel de instrumentos, o condutor dispõe de 100km para ativar a regeneração. É então necessário circular a uma velocidade de 60 km/h no mínimo (de acordo com o veículo) de forma a que seja efetuada a regeneração e apagado o alerta.
Nota1: A velocidade necessária à regeneração era inicialmente de 80Km/h. Atualmente é de 60Km/h e já existem alguns automóveis que conseguem fazê-lo a 40Km/h.
Nota2: Uma vez iniciada a regeneração, a velocidade pode diminuir pontualmente abaixo do limite sugerido, sem que isso interrompa o processo como por exemplo abrandamento para recolha do ticket de portagem.
7) O que acontece se não for efetuada a regeneração do FAP?
• O FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como uma rolha na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afetadas.
8) O que é uma regeneração forçada?
• Trata-se de uma regeneração em oficina do FAP em condições específicas.
Vídeo onde podemos verificar as altas temperaturas atingidas:
[video=youtube;-DPO_3-MtPo]http://www.youtube.com/watch?v=-DPO_3-MtPo&feature=player_embedded[/video]
9) É verdade que durante a regeneração forçada efetuada na oficina o óleo do motor perde as suas propriedades e terá que ser mudado?
• Nos automóveis BMW, não existe este potencial problema.
• Em alguns automóveis como (por exemplo, do grupo PSA) durante a regeneração forçada, óleo degrada-se por diluição de Gasóleo, tornando necessária a substituição do mesmo. O automóvel possui sensores que detetam a qualidade do óleo e caso seja necessária a substituição, acende a luz "INSP" no painel de instrumentos. Se o óleo não for substituído poderão ocorrer danos no motor.
10) É verdade que a FAP deve ser substituída ao fim de 120.000Km?
• Marcas como por exemplo a Peugeot indicam no manual dos seus automóveis que o FAP é uma peça com manutenção periódica que deverá ser substituído ao fim de 120.000Km.
11) É necessário adicionar qualquer aditivo durante as revisões, necessário ao correto funcionamento do FAP?
• Outras marcas que utilizam um sistema de FAP com aditivos e o intervalo dentro do qual é necessário atestar o aditivo varia tipicamente entre 60.000Km e 200.000Km.
• Sabe-se que o sistema de FAP dos BMW não necessita de aditivos.
12) O que acontece à medida que a FAP acumula resíduos?
45% - Regeneração normal
50% - Regeneração à temperatura máxima predeterminada
55% - Acende a luz de aviso no painel de instrumentos e a regeneração será efetuada a partir da mínima velocidade predefinida.
75% - Acende a luz de aviso, é ativada a limitação de binário e desativada a EGR
95% - Deverá ser trocada a FAP
13) É possível montar um Filtro de Partículas em Pós-Venda?
• Sim, existem países/estados onde isso é obrigatório. Exemplo: Califórnia.
• No entanto, tipicamente a montagem de FAP em Pós-Venda, não apresenta a mesma eficácia.
14) Modelo 3D de um FAP (dá para desmontar alguns componentes): http://www.nordicad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=57
15) Leitura complementar:
16) FAP na condução em cidade, circuito extraurbano e autoestrada:
Autoestrada:
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Extraurbano:
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Cidade:
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Espero que tenha ajudado =D
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