Sou suspeito para dar a opinião sobre ambos, porque tenho um Evo VIII Ralliart
Mas dou-te o meu feedback sobre o carro, comprei-o novo com 0kmts em 2005, portanto conta já com quase 8 anitos em cima, e 97mil kmts feitos.
Nunca me deu problemas, as peças que troquei foram simplesmente para "melhorar" de resto é como tudo, revisões sempre em ordem, material de origem.
A manutenção a nivel mecanico é um bocado dispendiosa, como já foi referido, mas o mais importante é colocar o carro em mãos de quem sabe o que está a fazer.. O Barato sai caro nestes carros.
Uma das coisas que instalei é um diferencial regulável.. Que permite consumos um bocadito mais baixos e velocidade de ponta mais elevada, e claro menos desgaste em viagens.
Os consumos são muito relativos, o meu turbo não é stock, tenho kit de bomba pressurizadora de gasolina com injectores, electronica e linha completa magnaflow.. Em condução mediana consome 12lts, em AE a médias de 140kmh entre 11lts a 12.. a apertar com ele nem faço contas porque não vale a pena, mas pra teres uma ideia chega a ultrapassar os 40lts aos 100.
Na minha opinião, se gostas de curvar, fazer uns track days, disfrutar da condução, o Evo é o carro ideal..
Se queres um carro mais para AE, e menos temperamental tens muito por onde escolher, o S2000 é um excelente carro por exemplo.. Tudo vai do que procures num carro..
Cumpts