Erro Borboleta acelerador

Boa noite,

Há já muito tempo que não vinha cá mas precisa de uma ajuda!

Num Ibiza 6K de 1998 com motor 1.4 16v ( AFH ), o carro começou a pegar muito mal sendo preciso acelerar !!!

Limpei o corpo da borbuleta e com o vag com aparece



Dá-me ideia que o sensor da borboleta está marado e que a centralina está a injectar muita gasolina, pois parece que o carro encharca.

O que eu queria pedir é se alguem com um carro igual ao ralenti frio tem estes valores principalmente da carga (load % ).





Penso que desligado o valor da carga deveria ser 0 % mas aparece um valor alto. O angulo do TPS reage quando carrego no pedal, deve ser preciso calibara alguma coisa ou então avariou!

Como o meu cabo é muito antigo não consigo fazer a adaptação da borboleta ou então estou a fazer alguma coisa mal!

Obrigado pelas respostas e ajuda
 
Boas, o meu ao ralenti anda na casa dos 20% de carga com o motor quente se nao me engano. 30% às 1200rpm parece-me normal. Os valores altos com o carro desligado é normal, não ligues a isso.
O que te diz o erro no vagcom é que o actuador do acelerador não está a funcionar, por isso ele não consegue acelerar automaticamente para pegar.

Podes experimentar fazer o throttle body alignment. Tens aqui instruções de como fazer:

http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/throttlebody.html

Há quem diga que isso não serve para nada, fiz no meu e não notei diferença nenhuma. Mas atenção que as instruções não estão bem correctas. Onde diz para ires aos Measuring Blocks tens é que ir ao Adaptation.
 
Last edited:
Eu tenho um ibiza 6k 1.4 16v Gt e tive o mesmo problema. Cada vez que travava carro ia abaixo e em ralenti n passava dos 500rpm . Fui a um mecânico meu amigo e ele limpou o corpo borboleta. Resolveu um bocado. Depois de tanto mexer lá se deparou com o problema- Um fio desligado dentro do corpo ( regula a entrada de ar ). Experimenta ir ver ao mecânico se n tens fios desligados visto que são fios muito fininhos
 
Back
Top