Hoje foi dia de perguntar a policia, dgv e IPO acerca do xenon.
Na DGV, informaram que não poderia ser colocado o xénon sem uma homologação na marca etc etc...
Um policia numa operação STOP deu a resposta de "quem não sabe e não está para se chatear": "existe uma lei que o protege que diz que se não vem de origem não pode ter" e não sabia nada dos "mija-mija" nem me pareceu saber se o meu carro traz ou não de origem xénon...
No IPO disseram que dá chumbo directo, embora se o carro estiver a 100% e tiver o xénon montado que passa.. Fiquei a saber também que dá chumbo uma panela de escape da Remus, por exemplo, ou saias que não venham no carro, ou qualquer outra coisa, mas também me disse que poderia trocar as lâmpadas quando fosse à inspecção e depois recolocar o xénon quando saísse...
A minha ideia é que é ilegal, mas os policias que andam por aí não percebem muito disso e não estão para se chatear com o assunto, logo, numa operação stop "normal" (não das que andam atrás dos aceleras da ponte ou dos "tunnings") que passará se nos fizermos de "parvos" e dissermos "eu comprei o carro em 2ª mão e já vinha assim, acho que já vem de origem..." e fazemos de coitadinhos.. :twisted:
Resumindo, os mija-mija ou lava-faróis e a regulação automática são requesitos para os carros novos... para quem coloca tanto faz pois não pode lá estar, e em nenhum sítio me foi falado que precisava de ter algum deles... falta só falar para a BT e ver a ideia deles... hoje não atenderam o telefone.
Ou seja... venha de lá então o belo do xénon... vamos lá consultar o saldo e os vendedores do kit se existe algum em Lisboa
cumprimentos
ps.: Alguém sabe qual a temperatura do xénon da VW? 6000k não é? é que nem na VW me souberam dizer...