Dúvida c/sensor G72



Em 6K, este sensor é o sensor IAT? É não é?
E ja agr, ele é ligado através de dois fios (um azul/amarelo e um castanho/branco).
Alguém me pode dzr exactamente o que sao os fios? tipo, X é massa/alimentação/blábláblá e Y é "tal"...

Obrigado.

AbraÇo.
 
Não percebi muito bem :oops:
Queres descrito o funcionamento disso?

Essa sonda ou ampola consoante valor de temperatura vai fazer aumentar ou diminuir o valor de resistência, para quando os IAT são elevadissimos o mapa da ecu ter um corte, era isto? :(

Abrç
 


Em 6K, este sensor é o sensor IAT? É não é?
E ja agr, ele é ligado através de dois fios (um azul/amarelo e um castanho/branco).
Alguém me pode dzr exactamente o que sao os fios? tipo, X é massa/alimentação/blábláblá e Y é "tal"...

Obrigado.

AbraÇo.

É IAT (temperatura ar de admissão), sim.

O que acontece é que consuante a temperatura, altera a resistência aos terminais do sensor.
Neste caso, creio ser um PTC (coeficiente de temperatura positivo), porque quanto maior a temperatura, maior a resistência.

Ao colocares uma resistência de baixa (+/- 2,2K) deverás ter uma IAT de aprox 18ºC... :D

Abraço
 
Peço imensa desculpa, mas só agora dei pelo lapso.
Este sensor de temperatura é NTC (coeficiente de temperatura negativo) e tem como caracteristica diminuir a resistência com o aumento de temperatura.

Desculpem o lapso :D
 
Só para completar...
esses dois fios estão ligados ao termístor NTC ( dentro do N72 ).
A variação da temperatura provoca uma variação da resistencia e quando colocado numa ponte de Wheatstone, o seu comportamento origina uma diferença de potencial ou tensão que é depois lida pela ECU.

12_03_10.gif
 
[FCS]alfamax;773429 disse:
Epah, o rapaz quer saber onde liga os fiozinhos :D

O pino 1 do G72 liga ao pino 64 da ficha T68
O pino 2 não consigo ver aqui, mas ligará em conjunto com a MAF, sensor de rotação.

Se precisares mesmo de saber em concreto, depois já vejo no Elsa.

Abraço
 
Obrigado pelas respostas pessoal.. realmente gerou aqui um pco d confusão..

Cm disse o Alfa, eu queria sbr era a que cor dos fios corresponde a massa e o entao dito termístor NTC..

Mas já estou clarificado sobre isso, obrigado ;)
 
Back
Top