[FCS]alfamax;67965 disse:
Tás redondamente enganado! Diz-me onde tem um stand que dê garantia sobre todos os componentes num usado que eu vendo o meu e vou lá buscar um! Em três anos troquei de carro 4 vezes(usados) e ainda fui comprar mais 2 com os meus irmãos e foi sempre com garantia de caixa e motor! Na própria Seat quando assinas os papéis de compra diz lá que a garantia abrange apenas caixa e motor(um ano)! No meu TDI a pintura está a descascar toda nos retrovisores e a garantia não cobre! Parte electrica então é para rir.......Só mais um detalhe, se rebaixas o carro e o turbo dá o berro por qq motivo, perdes a garantia por causa da suspensão!
Bem, estou de volta ao forum...
Estive a rever este post e apesar de ter dito que não voltava a pronunciar-me sobre isto tenho de te contradizer, uma vez mais.
Nos termos da lei (isto é que importa, o que os stands oferecem ou propõem não é relevante... salvo excepções que também as vou referir), a garantia dos carros novos é de um mínimo de 2 anos sobre todos os componentes do automóvel, excepto consumíveis.
Nos carros usados, a garantia é igualmente sobre todos os componentes dos automóveis, excepto consumíveis e com a duração de um ano. Contudo, pode, por acordo das partes, este prazo ser reduzido para seis meses (normalmente isto consta das condições gerais do contrato, se existirem). Esta é a única excepção.
Fora disto, as garantias apenas podem ser acrescidas, ou seja, este é apenas um mínimo legal. Daí que existam marcas que oferecem 3, 4 ou 5 anos de garantia, tais como outras que oferecem garantias vitalícias... mas na verdade só estão obrigadas (legalmente) ao prazo de 2 anos. O que oferecem a mais já depende das condições contratuais de cada um.
Importante que se note que aqueles prazos de 6 meses, 1 ano e 2 anos são prazos legalmente fixados e imperativos. O contrato que não os cumpra deve ser reduzido, no sentido da claúsula ser afastada e aplicar-se imperativamente o prazo legal.
E Alfamax, não me venhas novamente contradizer, porque podes ter muita experiência na aquisição de carros usados... mas de leis percebo eu.
(a proposito como é que vai o teu carrito de 90 cv com quase 110 cv - questão, ainda está só com 110? A ver se nos reencontramos no próximo encontro ibizaclubpt)