Dicas para poupar combustível..

1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
 
Alguns conselhos são interessantes....


Agora só um conselho revejam o texto está com erros suficientes para encher um depósito :whistle:
 
1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

boraaa ai encher o tanque entao :pP


Galpp ai vou eu xDDD

obrigado juliana :kiss:
 
este texto e claramente escrito por uma pessoa que nao percebe nada de combustiveis, nao percebe nada de dilataçoes nem de modos de transferencia de calor.. mal ela sabe a quantidade de calor que e preciso fornecer a 1 metro de profundiddade de alcatrao+brita(purososa)+terra e pedrao e cimento) para que o calor na outra ponta aumente 1 grau e melhor que tudo, um graua no combustivel nao altera nada! rigorosamente nada! em termos volumetricos claro.
podem atestar as 5 da manha os criticos... e de preferencia no inverno que é quando o gasoleo se encolhe mais...

quanto aos outros pontos continuo a dizer que sao fruto de um pessoa desocupada.. claro que se abastecerem depois d la tar a cisterna e natural que haja mais particulas em suspensao... com a mangueira no maximo ha mais dilataçao etc etc mas reparem, n passa de um valor quase teorico pk na pratica onde somos emsmo roubados e na refinaria quando o governo cobra impsotos altissimos e quando os senhores da galp se divertem no casino e querem compensar custos...
e ainda ha aquelas bomba que contam mais do que metem mas isso ja sao outros 500...

por falar nisto o povo portugues e estranho.. desde k o gasoleo baixe ta td bem.. n s apercebem e que ainda sao mais roubados pk o barril ta a 50 e tal dolares e ainda pagamos 1.07euros por litro.. tem graça k ha uns tempos atras o gasoleo tava a 150dolares o barril.. pelo que percebo sofreu uma desvalorizaçao de mais de 60% mas o preço nas gasolineiras nem metade sofreu.. quem esta a meter a unha? em espanha ja se paga bastante menos de 1euro pelo litro de 95.. 93 centimos s n estou em erro... foi uma desvalorizaçao proporcional a descida do barril... enfim calam-se e comem calados...
 
humm ja agora se andar sempre com o tanque a meio ou mais...nao gasto mais gasoleo umas vez que o motor tem de fazer um maior esforco devido ao aumento de peso? (teoria dos tecto flutuantes nas bombas etc...):whistle:

e, sera que o pessoal que vai para os picancos antes de cada pico vai encher o deposito? peso vs performance :whistle:


ja nao falo em andar com depositos quase vazios pq ai...lixo no deposito etc etc etc

mas a intencao do topico esta la! sem duvida!:)
 
Last edited:
Esse texto é brasileiro... logo em abono da verdade há que fazer umas correcções...

Encha o deposito pela manhã: porque durante a noite andou roubando pelo morro acima...

Quando encher não aperta a pistola ao máximo: porque senão mata o condutor e ele não diz o código do cartão para você...

encher o tanque antes que este baixe para metade: impossivel, não há grana para colocar mais que 1/3 de cada vêz

Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois: pôrra, essa é a hora de lançar um ataque com a mulecada ao estilo Mad Max

;)
 
Last edited:
LOL..concluindo..cambada d burros k sao os brasileiros..e desocupados..

oh Juliana a levar as pessoas ao engano...LOL

E David o Portugues sabe k ta a ser roubado na mesma.. mas que pode ele fazer? Ou abastece ou anda a pé..ou transportes publikos k tmb aumentam de dia pa dia..
 
ora bem entao truques para poupar combustivel...ora...bem nao sei nao...
que tal atestar o deposito voltar a por o carro na garagem e depois andar a pe,nu e descalço por ai ao gritos:axe::axe:.
se pensarem bem poupa-se muito :rir::rir::rir::rir::rir:

comp pessoal
 
Queria ver era voces a meterem GPL de verão com uma temperatura ambiente de 30 e tal graus ....
ehhehe


Se meterem 5 euros é muito.....
 
Queria ver era vocês a meterem GPL de verão com uma temperatura ambiente de 30 e tal graus ....
ehhehe


Se meterem 5 euros é muito.....
Mas porquê, o enchimento do GPL é completamente estanque com o ambiente exterior. Digo eu...

Acho que é muito mais perigoso os vapores da gasolina que saem do bocal de enchimento...:whistle:
 
O GPL que esta no deposito das bombas esta a uma temperatura negativa.
Quando se tenta meter GPL num dia daqueles de forno a diferença de temperatura nao deixa o Gas entrar no deposito do carro ...
Tive um carro a GPL durante algum tempo e no verão era chato essa parte...

Abraços Fumarentos
 
ora bem entao truques para poupar combustivel...ora...bem nao sei nao...
que tal atestar o deposito voltar a por o carro na garagem e depois andar a pe,nu e descalço por ai ao gritos:axe::axe:.
se pensarem bem poupa-se muito :rir::rir::rir::rir::rir:

comp pessoal



pra uns compensa encher o deposito pra outros nem por isso
no meu caso compensa pq ando mt.. um deposito xeio dá pra 1 semana e meia..
 
A melhor dica é andar a pé mesmo ;)

Isso tudo pode até dar resultado .... mas num deposito vai se fazer mais 2km a custa disso? ;)
 
Ando a fazer um truque mto bom com resultados mto positivos. Deixo o carro em casa e vou na carrinha do trabalho :D
Nem noto nos consumos!
 
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