* Computador de Bordo (CB) + Trocar quadrante

Boas , pudiam me esclarecer uma duvida pretendo trocar de quadrante de um ibiza a gasolian mas a maior parte dos quadrantes corta as 7 mil dado serem de 1.2 o meu e 1.4 16v mas tambem corta as 6700 acham que vai dar problema se montar o do 1.2 ou de um 1.4 de 75 ou 86 cv . O meu e o de 100cv. obrigado
 
Boas, o que corta não são os quadrantes mas sim a configuração ECU (centralina), se o teu está limitado as 6700rpm se tiveres um quadrante com 7000rpm marcadas, simplesmente o ponteiro não vai encostar nas 7mil.

O mais importante é anotares o que mostro no ponto 2.1, isso é o que depois vais ter de colocar no novo quadrante para que a informação seja mostrada correctamente. Também deves ter em atenção se o teu quadrante marca 220 ou 260kmh, o ideal é que o novo marque o mesmo em kmh que o que tens neste momento, caso o teu marque 220 e montes um a marcar 260kmh tem de ser feito um ajuste como explicado no ponto 8.
 
Então ou seja até poderia montar o de um 1.2 tinha de alterar os cilindros ou o de o 1.8 t e alterar o km/h e em relação ao de montar um em milhas e o mesmo princípio ? Já agora para que preços andam esses dois programas ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Isso mesmo. Configurações de cilindros, kmh/mph, luzes de aviso no painel e velocidade de ponta 220/260kmh são todos feitos em soft. coding pelo vagcom/vagkkl.

Ao nível de programas, os cabos já traziam cds com os programas prontos a usar.
 
E são fáceis de arranjar os cabos ?

E o commander é preciso para tirar o pin é isso certo ?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Tens o Vag-com numa das versões mais recentes à venda aqui no forum na área de classificados, no meu caso já tinha um vag-kkl 409 (vai dar ao mesmo mas já é bem mais antigo).
Em relação aos restantes (commander e tacho) foram emprestados por um amigo.

Sim commander ou tacho para retirar pin e fazer leitura/correção de kms (totais) no novo quadrante.
 
penso que para isso ficar a contar correto seria preciso refazer a curva de cada um dos motores das agulhas

infiltrado seria bom acrescentar que para fazer esse processo que descreves e necessario que a data de produçao de ambos os quadrantes sera inferior a 5 de 2006
 
penso que para isso ficar a contar correto seria preciso refazer a curva de cada um dos motores das agulhas

infiltrado seria bom acrescentar que para fazer esse processo que descreves e necessario que a data de produçao de ambos os quadrantes sera inferior a 5 de 2006

Obrigado acabei por arranjar um quadrante igual ao meu de 2005


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
penso que para isso ficar a contar correto seria preciso refazer a curva de cada um dos motores das agulhas

infiltrado seria bom acrescentar que para fazer esse processo que descreves e necessario que a data de produçao de ambos os quadrantes sera inferior a 5 de 2006

Amigo Paulo, no meu caso a configuração/ajuste do quadrante foi feita apenas pelo Vag-com com a correcção do soft.coding para as características do meu carro (tenho o quadrante de um 1.9 no meu 1.4 3 cilindros e até ao momento não tive qualquer problema, tudo a marcar certinho).

Em relação a essa data de produção, não tinha conhecimento, o meu carro é de 2003 e por acaso troquei por um quadrante de 2003 também, por isso tirando aquela situação (da configuração do IMMO) em que me deste uma ajuda, não houve qualquer stress. Mas qual é o problema/incompatibilidade quando os quadrantes são posteriores a 05-2006?
 
o problema e que a partir dessa data os quadrantes sao cryptados sendo que nao tens nenhum acesso ao dump e ja nao tens qualquer pin

se fores a seat por exemplo trocar o quadrante ele vem virgem e so eles o conseguem programar, uma vez programado so mesmo desoldando a eeprom e que a consegues ler

pelo menos eu nunca consegui fazer uma leitura atravez da porta obd num quadrante cryptado, talvez ate existao ferramentas para tal mas nao devem ser muito acessiveis financeiramente
 
o problema e que a partir dessa data os quadrantes sao cryptados sendo que nao tens nenhum acesso ao dump e ja nao tens qualquer pin

se fores a seat por exemplo trocar o quadrante ele vem virgem e so eles o conseguem programar, uma vez programado so mesmo desoldando a eeprom e que a consegues ler

pelo menos eu nunca consegui fazer uma leitura atravez da porta obd num quadrante cryptado, talvez ate existao ferramentas para tal mas nao devem ser muito acessiveis financeiramente

por acaso montei no meu FR de 2005 um quadrante do FR restyling que era novo em folha.
estive com um user e ele não conseguiu programa-lo.
acabei por ter de ir a seat e claro não tiveram problemas nenhuns
sendo assim isto bate certo com o que dizes Paulo.
a questão é se for um quadrante usado penso não haver esse problema pois existe muita gente que já colocou um quadrante usado do FR restyling em ibizas sport de 2002/2003 e não teve problema
 
vais ter problema na mesma amigo pois os quadrantes cryptados nao consegues ler pin nem nada

ele pode e ter tido sorte e o quandrante ter uma data produçao que corresponde a esssa que precisei em cima

dou-te o exemplo das cupras

ate 2005 tens as cupras BPX norma euro 3 en 2006 tens a cupra BUK norma euro 4, na fase de transiçao pode acontecer que a as cupras com norma euro 4 terem quadrantes BPX mas as cupras BUK de 2007 por exemplo ja e tudo cryptado, se tiver uma cupra BPX e quandrante que avaria se comprares um de 2007 para lhe meter de certeza que nao consegues fazer nada com ele sem desoldar a eeprom e programar a parte

se comprares na seat um quadrante para uma cupra de BPX ja vem cryptado tambem agora so mesmo de ocasiao e data inferior a 5 de 2006 e que consegues fazer essa manipulaçao, ou entao enviar a alguem que faça isso
 
Last edited:
infiltrado, mais uma confirmação.
acabei de montar as manetes com a botonaria para o CB no carro do ManiacIbiza e já tinha lá a cablagem.
provavelmente até vem em todos os carros
 
infiltrado, mais uma confirmação.
acabei de montar as manetes com a botonaria para o CB no carro do ManiacIbiza e já tinha lá a cablagem.
provavelmente até vem em todos os carros

Verdade confirma-se seat a cortar outra vez nos custos ou não ...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
o problema e que a partir dessa data os quadrantes sao cryptados sendo que nao tens nenhum acesso ao dump e ja nao tens qualquer pin

se fores a seat por exemplo trocar o quadrante ele vem virgem e so eles o conseguem programar, uma vez programado so mesmo desoldando a eeprom e que a consegues ler

pelo menos eu nunca consegui fazer uma leitura atravez da porta obd num quadrante cryptado, talvez ate existao ferramentas para tal mas nao devem ser muito acessiveis financeiramente

Hum, não fazia ideia desse pormenor, vou colocar nas notas do DIY para que a malta do restyling esteja informada. ;)

infiltrado, mais uma confirmação.
acabei de montar as manetes com a botonaria para o CB no carro do ManiacIbiza e já tinha lá a cablagem.
provavelmente até vem em todos os carros
Verdade confirma-se seat a cortar outra vez nos custos ou não ...
Obrigado pelo feedback, sendo assim à priori todos trazem cablagem e poupam-se um trocos nisso..
=D> à seat por isso!

Maniac, já esta tudo a bombar por esses lados ou ainda tens algum stress?
 
Back
Top