Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapónia
D) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.
Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.
Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...
Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.
Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.
Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.
Bom, aqui ficam os meus € 0,02.