como chegar a reprogramador de centralinas..!

Ai voces acham que não é "preciso" partir? Então experimentem...
BTW: eu não quero mandar areia pros olhos de ninguem, porque não o sei fazer logo não tenho nada para ensinar e nem sequer tenho repro de casa nenhuma para ter interesses.
 
Boas, eu acho que fazes bem em querer saber e isso é como tudo na vida dá trabalho, primeiro que tudo terias de investir no material necessário para leres e alterares os ficheiros, assim como diverso material inerente a actvidade dos chipansos!!!
Tens que arranjar uma pessoa que te possa dar umas luzes básicas e depois a continuidade só depende de ti!! ( pois ai é que se faz a diferença de uns para os outros, uns com mais investigação, outros com melhores contactos no msn e por ai fora..) Pelo que me foi dito por uma pessoa bastante experiente na area, chipar não é dificil (.. em duas ou tres horas a homem sais daqui a chipar..) mas não a fazer os chips ou os ficheiros que nestes correm!!!
Depois vem a parte da investigação e melhoria dos conhecimentos e é nesta que vem os motores partidos e afins como muitos já te disseram em cima. Pois e quando uma pessoa quer melhorar e inovar que tem que experimentar e perder muitas horas de investigação para chegar a um pequeno objectivo.
Agora se o que pretendes e saber apenas fazer o upload de um ficheiro para a centralina ou mesmo para o chip, o tempo que tens de dispender não será muito, mas tambem serás apenas mais um num universo ja grandito!!!
Desejo.te boa sorte e que saia dai mais um grande chip tuner!!

Sorry o testamento!!

Abraços,
 
Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapónia :)D) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.

Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.

Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...

Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.

Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.

Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.

Bom, aqui ficam os meus € 0,02. :)
 
Falou... :)


Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapónia :)D) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.

Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.

Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...

Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.

Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.

Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.

Bom, aqui ficam os meus € 0,02. :)
 
Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapónia :)D) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.

Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.

Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...

Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.

Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.

Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.

Bom, aqui ficam os meus € 0,02. :)

tá tudo dito...
 
Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapónia :)D) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.

Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.

Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...

Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.

Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.

Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.

Bom, aqui ficam os meus € 0,02. :)
o meu irmao é Engenheiro mecanico e podem dar uma dikas nessa era area....!
mas gostava de aprender com uma gajo que saiba de Ecu.....!!!
 
o meu irmao é Engenheiro mecanico e podem dar uma dikas nessa era area....!
mas gostava de aprender com uma gajo que saiba de Ecu.....!!!

Nesse caso a hipótese que mais te aconselho é que compres software oficial para abrir mapas (há alguns...) e que te dê apoio no próprio programa (para aprenderes como funciona), arranjes um fornecedor de ficheiros alterados para estudares todas as alterações desses ficheiros com o teu irmão, o que pode ser melhorado e até o que não deveria estar alterado (e principalmente os "porquês!!"), etc... Para mais tarde começares tu a fazeres os teus próprios ficheiros.

De qualquer forma acho que irás depender de demasiadas pessoas... (fornecedor do programa + teu irmão + forncedor de ficheiros). Mas isso é um caminho que só tu podes decidir.

Boa sorte!:cool:
 
Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.

magusto4.jpg


Sabes bem que vais começar meia guerra, só para começo...

Entre outras coisas, para se aprender convém ter um carro em que se possa mexer e que toda e qualquer consequência nos prejudique a nós e só a nós... :) Depois? Depois é preciso ter miolos e olhar para muita coisa, fazer muitos chips, mexer neste mapa só e ver o que acontece, e neste e naquele, e naquele e no outro... E depois ao fim de uns tempos e uns mapas certos alterados com os devidos valores já se pode começar a dizer que se sabe alguma coisa :) Pessoalmente faço os chips do meu carro, e sei o que os mapas são, alguns sei o que fazem directamente agora como é que eles se relacionam e tudo mais ainda ando a aprender a cada dia que passa. Trial Error é a melhor maneira, se a tua ideia é aprender para o negócio, esquece mãos de manteiga este jogo já era! Acho que é negócio para já quem cá anda e com cartas dadas na matéria, não podemos inventar a roda duas vezes ;) Podemos perceber como foi inventada :) Em relação aos recursos necessários, um cérebro algum software e muito tempo
 
a porto editora lançou agora umas sebentas com essa intençao.. de haver cada x mais chispadeiros no nosso pais... fica atento a livraria mais proxima...
 
magusto4.jpg


Sabes bem que vais começar meia guerra, só para começo...

Entre outras coisas, para se aprender convém ter um carro em que se possa mexer e que toda e qualquer consequência nos prejudique a nós e só a nós... :) Depois? Depois é preciso ter miolos e olhar para muita coisa, fazer muitos chips, mexer neste mapa só e ver o que acontece, e neste e naquele, e naquele e no outro... E depois ao fim de uns tempos e uns mapas certos alterados com os devidos valores já se pode começar a dizer que se sabe alguma coisa :) Pessoalmente faço os chips do meu carro, e sei o que os mapas são, alguns sei o que fazem directamente agora como é que eles se relacionam e tudo mais ainda ando a aprender a cada dia que passa. Trial Error é a melhor maneira, se a tua ideia é aprender para o negócio, esquece mãos de manteiga este jogo já era! Acho que é negócio para já quem cá anda e com cartas dadas na matéria, não podemos inventar a roda duas vezes ;) Podemos perceber como foi inventada :) Em relação aos recursos necessários, um cérebro algum software e muito tempo

Não percebi onde é que vou iniciar uma guerra! Chipadores de upload de ficheiros há muitos e é muito fácil ser-se um... agora perceber realmente da coisa é mais dificil. Está alguma coisa errada no que disse?

Tudo o que disseste é válido, mas vem no seguimento dos conhecimentos base que eu falei (mecanica, electronica, termodinamica, etc.). É, no minimo aconselhável ter estes conhecimentos antes de começar a mexer a sério em mapas de vários carros com vários turbos com vários sistemas de injecção, etc.

Ou não ?
 
qual é melhor programa para alterar as centralinas??
eu ando ver encontro livros sobres está materia, ke tenha alguma dicas sobres está materia!!
mas tá fraco....!!
entre outras coisas....
 
a bosch tem um livro sobre está materia!!
kero ver se o arranjo,mas se ouvesse algum curso, sobre está materia era fixe e melhor..!!
qual kere dia kere ver se falo com o que faz essa alteraçoes com por ex: MB power, para me darem as suas sugestoes!!
 
a bosch tem um livro sobre está materia!!
kero ver se o arranjo,mas se ouvesse algum curso, sobre está materia era fixe e melhor..!!
qual kere dia kere ver se falo com o que faz essa alteraçoes com por ex: MB power, para me darem as suas sugestoes!!

Não sei se farás bem ir para reprogramador de unidades de controlo, mas para a comédia tens jeito ;) Tenta o próximo concurso de Stand-Up comedy no Café Café ;)
 
Olha sinceramente se a tua ideia é poupar uns tostoes e fazeres tu o ficheiro para o teu carro, desiste, hoje em dia ja arranjas quem os faça por um valor muito aceitavel.

Tenho alguns conhecidos na area e sei bem o trabalho que dá, 1º tens de ter algum gito para investires pois o material necessario não é barato, em seguida tens de perceber de mecanica, eletronica e programação, em 3º tens de ter no minimo 500€ reservados para quando queimares a 1º centralina, isso se não deres cabo de outro componente é claro.

Existem cursos mas que eu saiba não ha nenhum em portugal, a pessoa que conheço e que melhor se safa a reprogramar tirou curso na alemanha numa empresa muito conhecida, mas teve de desembolsar bastante dinheiro.

Tenho dito.
 
Pessoal, vou aproveitar o tópico para fazer uma questão relacionada.
Que material é necessário para reprogramar um TDi?
Hard e software sff!

Thank youuuuuu
 
Acho que antes de começares a aprender a mexer no software da centralina, devias aprender primeiro, como funciona toda a mecanica. So assim seras um bom programador. E ser programador nao é algo que se aprenda nos livros, vai da experiencia de cada um.
 
Pessoal, vou aproveitar o tópico para fazer uma questão relacionada.
Que material é necessário para reprogramar um TDi?
Hard e software sff!

Thank youuuuuu

Precisas de um reprogramador e gravador de eproms (para aqueles que não permitem ser reprogramados pela porta de diag e para quando a coisa corre mal :cool:), de um cabo do tipo kwp ou galleto, software tens ecm winols entre outros... Ferro de soldar, estanho e extractor de chips plcc e eproms... No fim de aquirires a parte mais dificil vem a parte mais facil... a reprogramação hehehe

Bom ano
 
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