vou dar a minha opiniao baseada em experiencia propria...
eu tinha uma comercial 2.0d atmosferica. originalmente tinha 72cv.
o motor é o mesmo motor que equipa alguns carros da mesma marca mas com turbo. quando digo que é o mesmo, é mesmo o mesmo em tudo... (internos incluidos! verificado pelas referencias de material para os 2 motores e ao vivo, depois de ter aberto os 2 motores)
achei que aquilo nao andava nada atmosferico e como o motor já vinha preparado e com tudo o que era preciso para meter turbo, meti-lhe um turbo 17, uma embraiagem mista em ceramica e ferodo, um ic grande com as tubagens todas em inox, linha de escape completa de 60 em inox, trabalhei a bomba injectora que entre outras coisas tb levou um embolo bem grande, trabalhei os injectores para maior caudal e uma pressao de abertura bem superior, meti torneira para regular presao de turbo e um radiador de oleo. isto assim por alto pq acabou por levar bem mais coisas mas estas sao as mais importantes e mais dispendiosas.
o turbo original faz pressoes de 0,7 e eu no meu turbo andei sp por volta do 1,2-1,4bar e mt gasoleo a acompanhar.
resultado: fiquei com um carro totalmente diferente!
aquilo até aos 200 fazia frente a mt carro bem superior e com potencias bem superiores visto a relaçao de caixa ser curta e o carro ser leve. até chegar aos 200 era "um tiro". depois acabava a caixa e lá passavam os outros por mim...
medi o carro em banco de potencia e de 72cv passou para 155cv.
(rferraz, desculpa lá mas nao acredito que o teu carro tenha 170cv (com esse setup que descreveste e com essa pressao de turbo)... como é natural, em comparaçao com carros até mais potentes que o teu, é natural que tu saias a frente até perto dos 200 pelo motivo de tu, assim como eu, teres uma caixa com uma relaçao bem curta.
o que se passa contigo era exactamente o mesmo que se passava comigo! metia nojo a mt boa gente mas até aos 200 lá ia eu na frente todo contente... lol)
conclusao: gastei uma pipa de massa, fiquei com o carro a andar mt bem e o motor durou 2 anos e cerca de 65.000km.
sensivelmente ha 3 meses atras o motor foi à vida. o cilindro nº 4 derreteu os segmentos e raspadores e começou o oleo a subir para os pistons...
soluçao... o que devia ter feito logo de inicio... já lá mora um PD com caixa de 6.
ficou caro? ficou e nao foi nada facil a aplicaçao mas assim gastei o dinheiro e tive o trabalho 2 vezes... com o dinheiro que gastei na aplicaçao do motor original, quase que tinha coberto as despesas para a colocaçao deste novo motor...
ja para nao falar que agora vou voltar a ter a despesa de fazer as tubagens novas em inox para ic, e fazer novamente uma embraiagem para este motor pq as antigas nao servem neste motor.
na minha opiniao, apostem alto pq isto é como um vicio... o que temos nunca é bom o suficiente e queremos sp mais, entao mais vale começar logo por uma fasquia mais alta que andar sp a tapar o sol com uma peneira e chegar ao fim e nao ter os euros nem o carro como queriamos...
penso ser preferivel gastar mais algum dinheiro e fazer as coisas bem feitas logo de uma vez do que gastar o dinheiro 2 vezes...
abraço!