Ppl não é por nada...
Não ganho nada com o que vou dizer... apesar de trabalhar no ramo, não ganho ao litro quem dera... 0.001% já ficava bem :drool: )
cuidado com combustiveis "alternativos" que isto tá a dar buraco...
Pode não ser nada de novo para muitos mas convem por em termos simples para todos
Mais não digo porque corro o risco de dizer asneiras pois não tenho factos concretos mas uma coisa é certa:
A Refinaria do Porto, ía construir de raiz uma unidade enorme para produção de biodiesel... ficou em águas de bacalhau...
Falo com grandes transportadores, (cargas gerais e ttes de combustivél) e todos são unanimes... O biodiesel dá-lhes cabo de tudo que seja juntas e orrigues... e não estou a dizer no só em motores dos camioes, tubagens das cisternas, as juntas desfazem-se...
Uma coisa vos posso garantir, no meu manco biodiesel... no way :redcard:
Já agora... já que anda na "moda" poupem os vossos PD´s e não inventem com gasoleo vermelho... O verde quem tiver hipotese e souber as consequencias, estejam á vontade
Ps. não estou a incitar ninguem a cometer ilegalidades, só estou a avisar para "combustiveis marados" que se encontra a cada esquina
Assunto encerrado de minha parte
Pois, isso das juntas e tubagens, é normal se desfazerem, pois as de origem não estão feitas para levar biodiesel que é um pouco mais corrosivo nesses materiais. Mas já há para muitas marcas material para biodiesel, como borrachinhas, tubos, juntas,etc para trocar para não teres problemas com esses combustíveis verdes.
No meu ibiza por enquanto também não meto, nem biodiesel, nem oleo.... mas se tivesse um chaço velho... uuui, era óleo com fartura, e filtrado por mim.
e estes "combustiveis marados" não sei se sabes, mas o motor a diesel foi originalmente inventado como uma solução ecológica a gasolina. para funcionar com óleo vegetal (de amendoim, penso), claro que alguém se lembrou que seria melhor (€€€€) se os mesmo trabalhassem a derivados de petróleo. então a força da produção em massa e dos ricos do petróleo lá foram fazendo que os motores produzidos então fossem para trabalhar melhor a gasóleo normal. portanto penso que com as devidas adaptações e precauções há muitos motores que podem andas com combustíveis verdes.
Mas voltando ao tema do tópico, os carros que conheço melhor são de um amigo meu. Ele tem um mercedes 190d de 1984 a andar diariamente a oleo, ele nem liga as percentagens utilizadas sem qualquer apaptador, andando as vezes com 100% de óleo, já depois de uns anos e uns milhares de km. nada a apontar.só as vezes parece que o carro anda mais consoante a qualidade do oleo...
Agora também tem uma ford transit dos anos 80 que não se nega ao aroma de peixe frito.:rir:
Um tio meu tem uma mitsubishi daquelas compridonas de carga. também anda a 100% óleo a uns 2 anos. sem problema.
Cumps
EDIT: Ps: não quero dizer com isto que eles estão a fazer bem aos motores, nem para vocês utilizarem, estou a dar a minha opinião e a mostrar casos que conheço. até já avisei o meu amigo para ter cuidado que pode ter uma surpresa um dia se não tiver mais cuidado com as misturas, mas ele só me diz, "naaa, isto é maquina, deixa andar....é o que tiver é o que lhe meto"
Last edited: