Bomba Bosch VP37 - 1Z e AFN ?

Olá a todos.
Apos uma pesquisa , fiquei com a ideia que o motor 1Z, AHU, AFN, etc, de 90cv e 110 entre 94 e 98/9 vêm equipados com a bomba VP37 da Bosch.
Alias, vi uma foto dum Golf 3 GTTDi de 90cv e a bomba era mais parecida com a da Audi. Isto é, era "lisa" na parte de baixo, em vez de ter alguns quadradinhos.

Eu nao sei se isto é verdade, mas ontem olhei para a do meu GTTDi e para o do meu Audi 80 e para alem de terem algumas diferenças no aspecto (e na disposição dos elementos) , a do Audi tem um matraquear mais forte que a da Ibiza...

E aqui vem a baila questões que tenho vindo a colocar sobre o ruido do motor 1Z. Será que o motor da Audi é mais ruidoso (e vibra mais tambem) que o do ibiza, por terem bombas injectoras diferentes?
Se tiverem a mesma bomba, terei a do Audi desafinada?
No audi , la para as 1600 e em mudanças tipo 4º ou 5º, nota-se um ligeiro "boom" no habitaculo e as vibrações vêm ao de cima.
Na Ibiza.... é sempre linear, sem qualquer vibração chata. E sempre mais silencioso...

De escape, a Audi é mais silenciosa...

O Audi trabalha bem, e anda dentro do que é esperado. Apenas tem um bater notavelmente mais forte.
E nao me parece que seja da insonorização. Eu comparei com o capot de ambos aberto.
No transito ouvi um outro Audi 80 e parecia-me um trabalhar de motor com a mesma " nota ".

Ideias para resolver isto?

Se alguem me pudesse elucidar...
 
Assim por alto, só para dar uma ideia mais simples do que problemática de bombas injectoras... o Audi n terá as touches nas lonas?
 
Coincidencia ou não, ontem ocorreu-me essa possibilidade, quando ao encostar a cabeça ao motor e à bomba injectora (com o motor a trabalhar), me apercebi que o matraquear vem mais da zona da tampa preta (valvulas), do que propriamente da bomba. Assim me pareceu.

Como a Audi conta com 181k e o meu GTTDi 219k, nao quis logo dizer que fosse disso.

Sei que a bomba injectora trabalha bastante bem tanto na Audi, como no Ibiza. Nunca tive qq problema a pegar ou relantim irregular. Apenas pensei que a bomba fosse mais ruidosa num, do que noutro, pois parecem (no formato exterior) serem diferentes.

Se o problema forem as touches estarem nas lonas , poderão acentuar o matraquear do motor ? De facto, ha uma delas que até parece estar com o bater mais "acentuado" , mas não muito mais forte que as outras. Isto é tudo debaixo da tampa das valvulas.
É uma reparação cara? Tenho ideia que não, mas...


Obrigado.



Assim por alto, só para dar uma ideia mais simples do que problemática de bombas injectoras... o Audi n terá as touches nas lonas?
 
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