Boa noite a todos, aproveito para me apresentar e agradecer ao IbizaCluPT.

Tenho Seat Ibiza ST 1.6 tdi Fr 30 Anos de 105 CV.
O carro está todo de origem, "calçado" com 215/40 R17 e sempre bem tratado e a tempo, tendo como princípio a prevenção.
Alterei o auto rádio original para um autoradio 2Din Kenwood DMX 7722DABS e estou satisfeito, as colunas são também originais e têm bom som, mas sou adepto de som de qualidade e não da quantidade, possivelmente será um dos pontos a ver se vale a pena investir.
Mas pelo que já li por aqui, quando for para substituir as colunas de som, gostaria de ter a opinião do WHITE Cupra, pois já segui por aqui alguns comentários sobre sistemas de som e pareceu-me ser uma pessoa entendida e acessível sobre esse assunto.
Mas nesta fase estava a pensar numa reprogramação da centralina, do tipo stage 1 tendo como objectivo optimizar sem pôr em causa a originalidade do caro.
Já fui à Repropower.pt, à MY POWER, já fui à CPI em Braga, todos apontam para que passa de 105 CV para +/- 135 a 140 cv e de 250 Nm para 310 a 320 Nm.
Já vi boas opiniões destas casas mas também tenho ouvido algumas informações contraditórias sobre a reprogramação da centralina.
Sou de Vila Real, daí ter escolhido oficinas entre o Porto, Braga Guimarães, já que por aqui não às há.
Se me poderem ajudar agradeço.

Anexos

• IMG_20250215_143821.jpg
    IMG_20250215_143821.jpg
    612,7 KB · Visualizações: 6
Bem, se estás satisfeito com o som e não sentes necessidade de mudar para já, então aposta na reprogramação.
Tens boas casas aí no Norte. Eu trabalhei muito com a Repro4, são aí de cima também. Os carros dos meus clientes eram todos feitos pelo Sérgio da Repro4. A minha carrinha (A6) ainda hoje tem reprogramação deles. Desde 2014.

• Like
Reactions: HAV
Quando ao som, claro que te posso ajudar. Pelo menos compraste uma fonte decente com 3 preouts, EQ de 13 bandas...
Infelizmente cada vez mais assisto a tiros nos pés, com malta a comprar rádios na TEMU e nos chineses e esperam milagres. Começo a perder a paciência e a vontade de tentar ajudar quando vão nesses caminhos. (não que eu seja mais que ninguém, mas a malta não quer perceber e são duros de ouvido :cool: )

Ao falares no som, o que sentes falta? ou o que não gostas no teu som?
Há alguma coisa que tenhas gostado mais noutro carro que tenhas ouvido e que não tenhas no teu?

• Like
Eu sou um amante de Jazz e a qualidade é mais importante que a quantidade e estou mal habituado por causa do som que tenho em casa 😂
O som de origem realmente não é mau, mas gostaria de ter um som mais bem definido.

Já vi que estou a usar o teu tópico de apresentação para te responder a estas coisas... lol
Comprar essas colunas, sem ser por experiencia em mão, não te recomento.
Pergunto assim...
Imagina que compras, que gastas o dinheiro... vais notar diferença sim vais... mas...e senão gostares?

• Like
Bem, se estás satisfeito com o som e não sentes necessidade de mudar para já, então aposta na reprogramação.
Tens boas casas aí no Norte. Eu trabalhei muito com a Repro4, são aí de cima também. Os carros dos meus clientes eram todos feitos pelo Sérgio da Repro4. A minha carrinha (A6) ainda hoje tem reprogramação deles. Desde 2014.
Por acaso na pesquisa que fiz não encontrei a Repro4, senão tinha feito a visita.
Visitei as que referi e o atendimento é resposta às minhas questões foram respondidas por todas, fiquei de pé atrás na CPI de Braga por ter o banco de potência avariado e dizer que mesmo assim fazia a reprogramação, não digo que não possa ficar bem, mas por tudo que já pesquisei, o ideal é fazer teste antes e depois fazer alguns ajustes se necessário.
A ideia é ter um pouco mais de binário e potência, não sou de arrancar a gastar pneus nem coisas do género, gosto de andar depressa, bem acima do legal 🙄, é ter o carro bem tratado e tendo como foco a segurança e a fiabilidade.

Quando tinha a loja, o que fiz para muitos clientes foi sentar os clientes em alguns carros diferentes com sistemas diferentes e tentar perceber o que lhes agradava mais para poder sugerir um par de colunas que fosse de encontro ao que procuravam.
Hoje já não tenho a loja, fechei para trabalhar para familia... e já lá vão 7 anos...
Mas a malta anda a moer-me... lol....

Um bom passo, é preparares melhor a porta/forra da porta do 6J. Senão me esqueci, precisas de um aro para agarrar a coluna ao forro da porta.
Eu reforçava esse forro com tela de insonorização, um bom aro, e um pouco mais de tela no interior da porta. Vais ganhar grave nelas, o que te vai dar mais corpo. Depois o pilar do 6J, com um tweeter de seda, detalhado e que não faça ferir o ouvido.
Senão vais ligar amplificador externo, pouca potência RMS, com boa sensibilidade...e colunas de 4ohm

• Like
Por acaso na pesquisa que fiz não encontrei a Repro4, senão tinha feito a visita.
Visitei as que referi e o atendimento é resposta às minhas questões foram respondidas por todas, fiquei de pé atrás na CPI de Braga por ter o banco de potência avariado e dizer que mesmo assim fazia a reprogramação, não digo que não possa ficar bem, mas por tudo que já pesquisei, o ideal é fazer teste antes e depois fazer alguns ajustes se necessário.
A ideia é ter um pouco mais de binário e potência, não sou de arrancar a gastar pneus nem coisas do género, gosto de andar depressa, bem acima do legal 🙄, é ter o carro bem tratado e tendo como foco a segurança e a fiabilidade.
esse carro é motor mais que conhecido. Não precisas de banco para o fazer... só se quiseres afinar depois alguma coisa é que é bom ir a banco.
A minha A6 na altura foi feita reprogramação, meses depois fui de visita ao norte, e ele meteu no banco, e ajustou. ficou mais mais 4 cv do que estava mas com uma linha mais linear. ficou mais bonito no grafico, mas não notei nada assinalavel que faça diferença o banco.

Já vi que estou a usar o teu tópico de apresentação para te responder a estas coisas... lol
Comprar essas colunas, sem ser por experiencia em mão, não te recomento.
Pergunto assim...
Imagina que compras, que gastas o dinheiro... vais notar diferença sim vais... mas...e senão gostares?
Depois de compradas e instaladas se não gostar... terei de engolir e aguentar a opção.
Quando optei pela troca do auto rádio fiz uma pesquisa e apanhei um instalador que me explicou e ajudou, fiz uma compra dentro do target económico que tinha proposto gastar, pois queria as funcionalidades de um 2din e o Kenwood pareceu uma boa opção e não estou arrependido.

Já subiu uns pontos :)
Já fui espreitar, pelas fotos do google, ainda é da velha guarda porque tem lá um expositor de colunas ainda da Vieta se não estou em erro :D
Sim, também me pareceu, foi correcto e explicou as várias alternativas a nível de auto rádio, dentro do target que eu tinha, e sinceramente foi profissional em todos os parâmetros e tentando dar sempre uma opção coerente

Back