Bom dia malta. Ou pelo menos para vocês, que o meu já começou mal. Eu tenho um Seat Ibiza de 1995. O motor é o ABD 1.4 de 60 cavalos. Actualmente está a gasolina e GPL. Por norma, sempre que chove o carro custa bastante a pegar. Hoje, por exemplo, só pegou a terceira e com acelerador. Depois de pegar fica instável durante uns segundos, mesmo com o acelerador pressionado. Em andamento, a frio, costuma dar uns soluços. Depois de estar quente, anda sem problema algum, como se nada fosse. Esta situação acontece apenas quando chove. Depois de ter ligado o carro, dei-lhe alguns segundos para estabilizar o relanti. Depois de estabilizado, arranquei. 500 metros depois, o carro foi-se abaixo em andamento quando me aproximei (a travar) de um cruzamento. Assim que imobilizei o carro já o tinha desligado. Tentei em vão ligá-lo mas só ouvia o motor de arranque a trabalhar e mesmo a dar-lhe acelerador nada acontecia. O motor de arranque girava, girava, girava e nada. Empurrei a muito custo o carro para um estacionamento vazio e vim para casa a pé, pois pareceu-me que de carro ia ser um pouco improvável. Pelo que andei a ler, este tipo de situações pode estar relacionado com velas, cabos de velas, bobine de ignição (quando esta tem pequenas fissuras que deixem entrar a humidade) e distribuidor. As duas primeira não serão. As velas são praticamente novas (têm ~14000 km) e os cabos de velas têm cerca de 400 km. Já aconteceu a alguém ou têm conhecimento de alguma situação semelhante? Se sim, como ficou resolvida? Estava também a pensar isolar a bobine de ignição com vaselina ou WD-40 mas tenho medo de fazer pior e estragar por completo a mesma. Estava a pensar isolar e tentar perceber se o problema era ou não daí. Se fosse, eu comprava uma nova (que já vi que anda por volta dos ~80€) e trocava-a. Não sou muito bom em mecânica, nem nada que se pareça, mas não me parece difícil de trocar. Opiniões, por favor. É que isto é mesmo, mesmo desesperante.
Boas eu tive um vectra a gasolina que fazia isso e para remediar usava wd-40. se passares uma lixa fina nos polos da bobine e no distribuidor depois limpa com um pano seco e põe o wd40. mas isso só para remediar, vais ter de trocar a bobine e o distribuidor mas não deve ser tão caro como estas a dizer. E muito facil de trocar só tens de ter atenção a disposição dos cabos de velas para pode voltar a montar. Espero ter ajudado. Abç
Relativamente à bobine de ignição o preço dela é esse. Pelo menos nova no Mister Auto: http://www.mister-auto.pt/pt/bobina-de-ignicao/seat-ibiza-ii-6k1-1-4-i-60cv_v3961_g689.html Não há problema em utilizar WD-40 para isolar e prevenir que haja água no sistema? É só mesmo temporário, até ter tempo para o meter no mecânico.
o 6k ca de casa 95 era igual ao teu, ate bastava um charco de agua a andar na rua morria, tampa de distribuidor nova, fichas todas limpas com limpa contatos, bateria tambem, e poe vaselina nos bornos, e ja ficas com o problema resolvido, caso precista pode ser a bobine de igniçao, tambem acabou por berrar passado uns tempos
Hoje de manhã acordei e vi que não estava a chover. Não me pareceu que tivesse chovido durante a noite também. Peguei então nas perninhas e fui até ao carro. Pegou após alguma insistência, andei cerca de 400 metros com ele e quando parei num outro cruzamento ele foi-se de novo abaixo e não pegou mais. Consistente com o que aconteceu ontem. Empurrei-o (de novo) para um estacionamento (e o que vale é que por aqui há muitos) e vim-me embora. A ver se hoje arranjo um mecânico que me ajude. Estou praticamente certo de que estará relacionado ou com o distribuidor, ou com o rotor, ou com a bobine de ignição.
Tenho novidades e espero que sejam das boas. Estive hoje no mecânico. Ele desmontou a tampa da distribuição, olhou para o rotor e disse: "- Está a ver onde está o problema amigo?". O rotor tinha uma racha provocada (pelo menos na minha opinião) pelo calor. Poderia ser isto que estivesse a afectar o arranque do carro quando o tempo está húmido. Ele pediu-me para ir a uma casa de peças aqui em Beja para ver se tinham um rotor novo. Lá fui eu num instante, e tinham! Era um destes: Ficou por 3€! Por incrível que pareça foi este o preço da peça. Voltei ao mecânico de imediato, que tirou o outro rotor (teve que ser partido, porque ele estava colado ao tubo que o sustenta) e colocou o novo. O tubo que sustenta o rotor foi também lixado para tirar os resíduos do antigo. Após tudo isto, testei e o carro pegou. Virei-me para o mecânico, perguntei-lhe quanto é que lhe devia e a resposta dele, sem me conhecer de lado nenhum anteriormente, foi "- Oh amigo vá-se lá embora e tenha um bom dia!". Pessoa muito simpática, muito prestável e acima de tudo bastante amável. Fiquei impressionado. Fiquei também impressionado pelo senhor da casa de peças que me deixou trazer a peça e pagar depois, visto que eu não tinha moedas e não podia pagar 3€ com cartão multibanco. Esperemos então que fique resolvida esta aventura que já me andava a dar noites mal dormidas.
Se o problema ficar resolvido com essa peça é exelente e por 3€ ficas safo Mecânico impecavél merecia pagares-lhe uma média artyman:
Merecia que lhe pagasse uma litrada! Foi mesmo boa pessoa. Tenho noção que já não se encontram assim muitas pessoas. Esperemos que resolva a situação, esta peça. Caso não resolva ainda há a bobine de ignição e a tampa do distribuidor para substituir. Parece-me no entanto que seria mesmo daquela peça. Não tirei uma foto de como é que ela estava, e tenho pena por isso, mas estava mesmo em mau estado! A peça deve ter queimado no interior e colou ao tubo que a sustenta. Esta peça tem que estar solta, por isso vê lá.
Mas foi mm em coimbra ou arredores? Tenho ai familia para Soure / Pombal, e sempre ouvi dizer muito bem
Tenho um Seat Ibiza II 6k 1.0 ano 98 que demorava para ligar em dias frios e chuvosos então fui verificar a bobina de ignição e estava com três rachaduras, então comprei outra e fiz a troca e ficou resolvido o problema. Espero que ajude alguém!