Minotauro, ele já alterou, vê agora. Esse barulho do retardador do teu video só as voith é que fazem e são mt mais potentes a travar que as da ZF, por outro lado as caixas da ZF são mais desmultiplicadas e dão menos problemas. O 2216 é o do video de cima que sai da fossa, se o virem passar na rua e já não assobiar é porque já soldaram a panela.lol
Brutais, esses dois vídeos, BallaZ. Ainda estou incrédulo como alguém aqui também é aficcionado por estes devoradores do alcatrão.
O 2232, que o Wulfric144 gravou, mostrou realmente o esplendor do retardador Voith a actuar numa descida de grande inclinação. Tal como tu, também eu prefiro a flexibilidade das caixas Voith. Bem afinadas, são super suaves quer em aceleração, quer em desaceleração. As ZF são mais agressivas, nomeadamente na série MAN que estamos a abordar aqui (os MAN 18.310 HOCL) e equipam os veículos da série 2259 ao 2310, se a memória não me falha.
O 2216 tem/tinha esse som épico. Tenho uma gravação dele de 1 hora na carreira 714 em que aquele uivo se ouve permanentemente, e com direito a kickdowns! O 2218 também anda com um assobio engraçado.
Se tiveres interesse, manda PM que adiciono-te ao nosso grupo Entusiastas CCFL no Facebook ou mando-te links dos nossos vídeos com gravações épicas das caixas dos autocarros da Carris (as Voith são as mais melódicas, mas há algumas ZF dignas de registo).
Forte abraço e vamos ver se vamos mantendo este tópico vivo.
@
Seth_dj: É. Há tempos tive a pancada de ir trabalhar para a Carris, mas ficará para um futuro mais distante, que hoje outras prioridades surgem.