Ar condicionado - Ibiza 6L [Resolvido]

Já descobri a causa de alguns barulhos que ouvia as vezes e não encontrava explicação.

Uma destas tardes de calor finalmente apeteceu-me ligar o AC e qual é o meu espanto quando ar frio mal o sentia e com o ar no máximo praticamente não saía ar nenhum pelos sitios respectivos.

Mas eu ouvia o ar na mesma a bombar... mas ali na zona do pendura, por trás ou por baixo do guarda-luvas.

A minha ideia é que deve ser nas tubagens, alguma fuga ou as portas que controlam para onde vai o ar que devem tar avariadas.

Alguém já lhe aconteceu alguma coisa parecida?? Ou tem alguma ideia??
 
Certeza? Dá-me a ideia que não deve ter a ver com isso...

.. em todo o caso, onde é que anda o filtro do polen para eu ir ver?
 
Mas vem fresco quando ligas o A/C, certo? No meu caso, tenho o AC ligado mas vem com pouca força, isto porquê? Porque tenho a ficha que liga ao direcionamento de ar (para os vidros,ou para o compartimento), desligada. Se calhar é esse o teu problema. Tenta ver isso.
 
Não vem praticamente frio nenhum mesmo com a temperatura no LOW.. e quantidade de ar então.. mal se sente!!

Mas ouve-se uma granda "ventania" ali por trás do tablier , na zona do porta-luvas :?
 
Axo que o problema afinal é mesmo o gás que já não está em condições.

Alguém sabe onde recarregar o AC por preços fixes?

Agora à ida po Work vou parar na Norauto só pa perguntar.
 
O gas apenas tem a ver com o facto do a/c fazer um não frio agora plo q percebi não sai caudal de ár plas condutas né ?
Mesmo sem o a/c ligado só com o ventilador tem se sair ár logo ou tem o filtro entupido e ou as comportas da chaufagem não estão a distribuir o ár.
Verifica se qd ligas o a/c se ouve um estalo no motor q é o compressor a ligar, e se qd esta ligado durante algum tempo pinga agua por baixo do carro.
Se o sistema de´a/c n tem gas é pq há uma fuga nas tubagens e não é só uma questão de carregar.
 
Hoje tive a ver aquilo com mais atenção e concluo que deve ser mesmo apenas do gás.

Sai ar pelas condutas conforme eu selecciono no climatronic, seja pros vidros , pra frente ou pra baixo. Eu só axo que faz pouco vento para o barulho que se ouve. Com aquilo no máximo de vento é mais o barulho do que o vento!

O pormenor é que seja muito ou pouco vento e sáia por onde sair é sempre muito quente!
 
:arrow: LiPe
O filtro do polen fica por baixo do porta-luvas (tens é k desapertar e tirar primeiro o plástico k está por baixo do porta-luvas)!
fui ontem trocar o filtro e carregar o AC... ficou impecável, e eu tb pensava k tinha uma fuga :!:
 
RP disse:
:arrow: LiPe
O filtro do polen fica por baixo do porta-luvas (tens é k desapertar e tirar primeiro o plástico k está por baixo do porta-luvas)!
fui ontem trocar o filtro e carregar o AC... ficou impecável, e eu tb pensava k tinha uma fuga :!:
quanto foi o carregamento do ac?
 
Ñ sei qt foi!
O meu pai foi porreiro cmg, foi ele k pagou :D
Mas posso tentar saber...
 
viva tudo bem?
olha lipe so por curiosidade gostava de saber quantos Km tem o teu carro e se ja resolves-te a questão do a/c e ja agora o q era!!

isto pq, o meu a/c tb passou-se, entao comecei pelo mais facil, o filtro e nada, carreguei o gas e nada, depois fiquei a saber q era o compressor, isto tudo na Seat.

como é logico pedi um orçamento q foi

550€+iva pelo compressor
+/-100€ pela mão de obra.

Tas a ver o custo.

depois diz qq coisa e eu conto o resto. Até ficas admirado como se trabalha.

um abraço
 
Boas,

Ainda não resolvi pois vou fazer apenas uma carga do AC para ver se o problema é apenas falta de gás! ESPERO BEM QUE SIM!

Na Norauto levam 39,90 pela recarga mas não se responsabilizam se não fizer frio! Para inspeccionarem o sistema todo de A/C já levam 74,90 mas é a tal cena.. se tiver alguma peça estragada também não é por 74,90 que vão arranjar!

Para já vou carregar por valores inferiores aos da Norauto e dps logo se ve!
 
ok fazes bem, mas ja agora quantos km tem o teu carro, o meu tinha +/-75000.
ja agora o teu a/c deixou d efuncionar de um dia para o outro ou fou deixando de fazer frio de forma gradual.

um abraço :)
 
O meu tem 81000. Comprei o carro em janeiro e nunca tinha precisado de sentir o frio do A/C. Houve vezes no Inverno em que ligava para desembaciar vidros e demorava bué.. estranhei mas não dei mta importância! Agora é que se ve...

Com a sorte que eu tenho.. vou já começar a rezar!!! O teu tb é um 6L?
 
é um 6l compreio em 02.

mas confirma isso dps eu explico como tens k fazer para tentar resolver isso junto da seat, com o minimo custo, ou seja mais barato.

vou-t adicionar ao meu msn para me "cruzar" ctg e falamos melhor


um abraço
 
Boas,

Para quem anda com problemas de AC, resolvi actualizar os desenvolvimentos da minha situação agora que me decidi a sério a arranjá-lo.

4ªfeira - Fui a um sítio onde recarregam AC's e o Sr. disse-me que o problema não era só a falta de gás. O problema era que não chegava energia ao compressor. Recomendou-me um electricista...

6ªfeira - Fui ao electricista que disse que chegava energia ao compressor e o magnético é que não atracava na poli para que o compressor começasse a rodar. Para não começar logo a desmontar akilo tudo ainda havia a hipotese (remota) de este tipo de compressor só atracar aquando a presença de gás.

Resolvi ir à Norauto pedir apenas uma recarga (39,90€) e arriscar. Após a recarga, o ar que saía no habitáculo vinha a uma refrescante temperatura de 33ºC :cry:

Lá falei com os gajos que depois conferenciaram e deixaram-me seguir sem pagar nada :wink:

Voltei ao electricista que combinou cmg na 2ªfeira as 9 da manha ir lá com o carro para desmontar o compressor, abri-lo e investigar o real problema. Tentar uma reparação caso possível ou chegar à triste conclusão que só um novo. Isto tudo tem de ser feito só num dia pois não posso ficar sem carro e nos Ibiza 6L (pelo menos) o carro só anda se tiver o compressor montado no sítio devido às correias.

Vamos esperar por próximos capítulos!
 
2ªfeira - 9 da manha - Oficina

- 9:00 Desmontar o Compressor e a conclusão foi rápida - A poli tava lixada e não agarrava o motor do AC o que fazia com que ele não funcionasse.

- 10:30 Fomos à Justocar que é o representante da Seat aqui na zona e não se vende apenas a poli mas sim o compressor por inteiro que comparando com os das outras marcas até nem era muito caro 695€!! :shock:

- 12:00 O Tony lá da oficina começou com uns contactos dele e arranjou-se um usado (reconstruído ou sei lá) por "apenas" 250€ :?

- 13:30 Hora de almoço com os cotas da oficina

- 14:30 Começar a montar o novo compressor

- 15:00 Ida à Norauto para fazer nova Recarga do AC e começar a REZAR!!!

- 15:30 - Recarga concluída... Ar dentro do habitáculo a menos de 10ºC

- 16:00 - Viagem de retorno para a oficina com o AC ligado :D :D

- 17:00 - Hora de pagar... 250 do compressor + 50 Mão de obra (fora os 40€ gastos na recarga) Total 340€ :cry:

- 18:00/20:30 - Perdi o resto do dia de folga a lavar o carro, aspiração, plásticos, etc, etc... Finalmente alguma felicidade com o veículo!

Se alguém precisar de serviços aqui na margem Sul é só dizer pois fiquei bastante contente com o trabalho do pessoal daquela oficina. Que eu saiba são dos poucos aqui na zona que mexem nos AC's e sabem minimamente o que estão a fazer. Diagnosticaram o problema instantaneamente após a desmontagem e não se enganaram!

Agora que venha o calor a sério que já posso ir trabalhar debaixo de calor e chego lá em condições :)
 
Back
Top