Amperes

Boas, mudei de casa que não tem canalização de gaz, e estou a pensar em meter tudo elétrico, placa em vitro, forno e termoacumulador. Nao percebo nada de eletricidade, a placa e o fono tem 7kw e o termoacumulador tem 1,5kw é claro que estes valores principalmente da placa e forno são com tudo ligado no máximo, mesmo assim com outros eletrodomésticos posso ter picos de 10KW o que me da 45 Amperes. O problema é que não consigo perceber quantos amperes tem o meu quadro, pois la diz 15(45)amperes.

Acham que corro o risco do quadro me ir a baixo?
 
Yep é como o strikerofdeath disse, em minha casa tenho 25A também tenho placa e consigo ter as máquinas de lavar a funcionar ao mesmo tempo, placa de indução é um mimo
 
W = V x I
Ou seja para os 7kW da placa+forno precisas de:
7000W = 230V x I <=> I = 30.43A
É evidente que os 7kW são o valor máximo.

Será que tens trifásico em casa (3x15A)?

O mais fácil para saberes se tem trifásico ou monofásico é ver o diferencial (é o "disjuntor" que tem um pequeno botão de teste). Se tiver a largura de 4 disjuntores normais então tens trifásico, se tiver a largura de 2 disjuntores normais então tens monofásico.

O melhor mesmo é pegares numa factura e veres qual a potência que tens contratada. Embora, o disjuntor (não é o contador!) da EDP (que está selado) também tenha que dizer, numa pequena janela.
 
Back
Top