Oh pessoal, desculpem mudar um pouco o tema da conversa, mas depois de muito ler sobre repros e turbos e ICs e afins, há uma coisa que ninguém me conseguiu explicar com clareza.
Uns dizem que se nota alguma coisa, outros mais solto, outros nadinha... Ora aqui vai:
Todos sabemos que reprogramar um manco melhora as prestações a partir das 1700/1800 rpm (altura em que o turbo começa a encher), isto claro dependendo da repro.
Mas agora eu pergunto: e antes disso? E das 1000 rpm até Às 1500 rpm? Nota-se alguma coisa?? Melhora alguma coisa?
Porque no meu manco, o que me mete mais impressão é que em cidade se apanho uma subida o carro antes das 1500/1700 rpm morre e aí também me interessava melhorar o binário. Eu sei que é um manco, mas mesmo assim, comparado com outros motores 1.3 de outras marcas, é mt morto mesmo!
Outra questão: é normal a 1ª puxar menos do que a 2ª mudança? Noto que faço embraiagem, engato a 1ª e naquele primeiro contacto o carro anda bem até às 1500rpm. A partir das 1500 rpm parece que perde potência, mesmo carregando mais no acelerador.
Já agora tenho um 6J 1.4 TDI.
Abraço.