algo para melhorar a lata!

Conduzo um seat ibiza de 95 com uma motorização 1.4 versao 6k2 ABD-2
(salvo erro 60cv).
Ja agora agradecia possiveis ideias para melhorar o rendimento do meu bolide pois foi comprado novo pelo meu pai e eu sei o estado dele e ainda por cima tem só 75000km.
Agradecia ideias a todos os niveis:
Exaustão (o aconselhavel a fazer em inox ja que o meu pai é soldador e faz-me o escape todo, nessecitava de uma ajuda como fazer os componentes que preciso sem ficar a fazer barulho, alias sem barulho seria o ideal p mim, ouvir quase so como um compressor a deitar ar) :whistle:
Suspenção e molas (algo desportivo mas não duro de mais)
Turbo(era o sonho)?? :drool:
Cabeça do motor do 1.4 16v 100cv visto que a cabeça do meu é de 8v, será compativel? :respect:


Cumps
 
Cabeça do motor do 1.4 16v 100cv visto que a cabeça do meu é de 8v, será compativel? :respect:
Cumps

Não sei se é compatível ou não, mas para estar a alterar isso tinhas que mudar os pistões (a cabeça dos pistões de 8v é diferente dos de 16v;))... além disso a electrónica de gestão do motor é totalmente diferente tinhas de passar de injecção mono para multi-ponto, não me parece que seja viável.


cumps
 
Nesse carro pouco podes fazer. Apenas um escapezito, um filtro que deixe passar mais ar ou com mais força. é um motor nao com muita potencia mas pa durar mts km :D
 
nada como adaptar um compressor ou melhor um turbo
isso é que era

:respect::respect::respect::respect::respect:
 
ok entao que turbo deveria instalar? ou seria melhor um compresor? este motor terá resistencia para aguentar turbo?
ja agora o que difere do meu motor para o golf 4 1.4 tfsi 170cv? que tecnologia utiliza esse motor para debitar essa potencia?
 
podes fazer o Up-Grade para G40, o teu motor é basicamente a mesma coisa. Quanto á cabeça 16V, andam ai uns G40 com cabeça 16V no bloco de origem.
 
podes fazer o Up-Grade para G40, o teu motor é basicamente a mesma coisa. Quanto á cabeça 16V, andam ai uns G40 com cabeça 16V no bloco de origem.

entao o que queres dizer e que posso manter o meu bloco do motor mas meter a cabeça do g40 16v certo? :ideia:
e sera que aguenta uma maior compresão nas cabeças visto que ou compresor do g40 ou turbo do audi a3 1.8t vai cair ali, mas não quero perder a fiavilidade mas tambem nao quero meter o motor completo do g40 pk e um bebado de primeira.
 
entao o que queres dizer e que posso manter o meu bloco do motor mas meter a cabeça do g40 16v certo? :ideia:
e sera que aguenta uma maior compresão nas cabeças visto que ou compresor do g40 ou turbo do audi a3 1.8t vai cair ali, mas não quero perder a fiavilidade mas tambem nao quero meter o motor completo do g40 pk e um bebado de primeira.

o G40 nao tem cabeça 16V, existe é malta que tem G40 com a cabeça 16V do polo 6N no bloco original, e quanto á compressao nada como usar a junta de cabeça do G40 k é mais alta, e trabalhares com pressoes baixas (0,5). quanto ao k estavas a dizer do bebado de primeira, s queres andar com um motor sobrealimentado tens k andar a trabalhar com maiores debitos de gasolina, senao bye bye pistons, turbinar um carro nao é só chegar, meter um turbo e um ic e está feito.
 
o G40 nao tem cabeça 16V, existe é malta que tem G40 com a cabeça 16V do polo 6N no bloco original, e quanto á compressao nada como usar a junta de cabeça do G40 k é mais alta, e trabalhares com pressoes baixas (0,5). quanto ao k estavas a dizer do bebado de primeira, s queres andar com um motor sobrealimentado tens k andar a trabalhar com maiores debitos de gasolina, senao bye bye pistons, turbinar um carro nao é só chegar, meter um turbo e um ic e está feito.

Eu sei que os consumos vao ser maiores ao turbinar mas acho que não vam ser tao grandes como o do G40.
E visto que o ar vai entrar sob preção a centralina vai ajustar o debito de gasolina certo.
quanto as pressoes 0,5 sera que me dá mais quantos cv´s?
 
Eu sei que os consumos vao ser maiores ao turbinar mas acho que não vam ser tao grandes como o do G40.
E visto que o ar vai entrar sob preção a centralina vai ajustar o debito de gasolina certo.
quanto as pressoes 0,5 sera que me dá mais quantos cv´s?

Ainda para baralhar mais as coisas...:rolleyes:

O teu motor só tem um injector.
 
Eu sei que os consumos vao ser maiores ao turbinar mas acho que não vam ser tao grandes como o do G40.
E visto que o ar vai entrar sob preção a centralina vai ajustar o debito de gasolina certo.
quanto as pressoes 0,5 sera que me dá mais quantos cv´s?

nao sei s o teu motor já tem map sensor e mesmo k tenha só deve estar calibrado para pressoes perto da pressao atmosferica, logo tudo o k seja acima disso seria algo equivalente a um safe mode, dai k tb terias k arranjar uma maneira de enganar o sensor (normalmente usa-s um blow off valve, ou valvula anti retorno), e pelo k parece e tua centralina nao tem mapa de ajuste de debito conforme a pressao de ar admitido, logo terias k andar a fazer esse ajuste recorrendo a uma FMU ( algo parecido com uma FSE, mas k trabalha de maneira a quanta mais pressao de sobre alimentaçao mais pressao de gasolina teras na regua de injecção).

Ainda para baralhar mais as coisas...:rolleyes:

O teu motor só tem um injector.

ai só terias uma maneira de dar a volta ao assunto kerendo turbinar era fazeres uma especie de every mod de maneira k consigas induzir a centralina a debitar mais gasolina para compensares a sobrealimentação.
 
nao sei s o teu motor já tem map sensor e mesmo k tenha só deve estar calibrado para pressoes perto da pressao atmosferica, logo tudo o k seja acima disso seria algo equivalente a um safe mode, dai k tb terias k arranjar uma maneira de enganar o sensor (normalmente usa-s um blow off valve, ou valvula anti retorno), e pelo k parece e tua centralina nao tem mapa de ajuste de debito conforme a pressao de ar admitido, logo terias k andar a fazer esse ajuste recorrendo a uma FMU ( algo parecido com uma FSE, mas k trabalha de maneira a quanta mais pressao de sobre alimentaçao mais pressao de gasolina teras na regua de injecção).



ai só terias uma maneira de dar a volta ao assunto kerendo turbinar era fazeres uma especie de every mod de maneira k consigas induzir a centralina a debitar mais gasolina para compensares a sobrealimentação.

e se colocar um sensor que assuma maiores pressoes e reprogramar a centralina para assumir correctamente os dados?? não será mais facil?
ja agora via vag-com dá para reprogramar a centralina??
 
e se colocar um sensor que assuma maiores pressoes e reprogramar a centralina para assumir correctamente os dados?? não será mais facil?

se o teu carro for injecçao mono-ponto pouco tens para a mexer a nivel de electronica, visto k a especie de centralina k o teu carro usa apenas faz controlo da injeçao e da igniçao


ja agora via vag-com dá para reprogramar a centralina??

Não dá
 
se o teu carro for injecçao mono-ponto pouco tens para a mexer a nivel de electronica, visto k a especie de centralina k o teu carro usa apenas faz controlo da injeçao e da igniçao




Não dá


Então como vou fazer com que o carro assuma o novo debito de ar?
Se aumentar a pressao da bomba não irei ter uma proporção ar-gasosa mais proxima da ideal quando tiver o turbo??:ideia:

O turbo aconselharam-me um k03 igual ao dos audi a4 1.8t regulado a certa de 0,5bar e um intercooler da focus sportvan. Será boa opção?

E se de facto é possivel a instalação do turbo neste motor.[-o<

Desculpem lá a ignorancia mas se não sei tenho mesmo de perguntar.
 
Então como vou fazer com que o carro assuma o novo debito de ar?
Se aumentar a pressao da bomba não irei ter uma proporção ar-gasosa mais proxima da ideal quando tiver o turbo??:ideia:

O turbo aconselharam-me um k03 igual ao dos audi a4 1.8t regulado a certa de 0,5bar e um intercooler da focus sportvan. Será boa opção?

E se de facto é possivel a instalação do turbo neste motor.[-o<

Desculpem lá a ignorancia mas se não sei tenho mesmo de perguntar.

num motor de mono-injecçao só tens duas maneiras de aumentar o debito, ou tentas fazer uma "box" de maneira k aumentes o debito enganando sensores, ou arranjas um injector de baixo debito adional aplicado á entrada da admissao
 
num motor de mono-injecçao só tens duas maneiras de aumentar o debito, ou tentas fazer uma "box" de maneira k aumentes o debito enganando sensores, ou arranjas um injector de baixo debito adional aplicado á entrada da admissao

não existe a opção de mudar de injeção single point para multipoint com a cabeça do polo 8n?

Ok já tou a ver que então é possivel fazer algumas coisas que quero ta é a dar muita dor de cabeça...](*,)

Ja agora se qusieres adiciona-me no msn para me ajudares a projectar estas mods e já agora obrigada pela tua disponibilidade para responder as duvidas dos "analfabetos da mecanica"...:respect:


frederiko_oliveira82@hotmail.com
 
não existe a opção de mudar de injeção single point para multipoint com a cabeça do polo 8n?

Ok já tou a ver que então é possivel fazer algumas coisas que quero ta é a dar muita dor de cabeça...](*,)

Ja agora se qusieres adiciona-me no msn para me ajudares a projectar estas mods e já agora obrigada pela tua disponibilidade para responder as duvidas dos "analfabetos da mecanica"...:respect:


frederiko_oliveira82@hotmail.com


já t adiciono.

e pk nao pensas o motor dum G40, convertido a turbo. ficavas com uma makina verdadeiramente infernal
 
já t adiciono.

e pk nao pensas o motor dum G40, convertido a turbo. ficavas com uma makina verdadeiramente infernal

A questão é: dar o meu motor a troca em que dão só uns trocos por ele e sei perfeitamente o estado dele ou comprar um motor de um g40 com muita km em que não sei o estado dele e ter de o rectificar e gastar uma pipa de massa...
My friend de ser feito aos poucos porque os €€ tambem vêm aos poucos e o carro so tem 90.000km.
É esse o motivo para não querer mudar de motor.
Já agora ficam aqui umas fotos do carro em questão.







 
Last edited:
Já agora alguem sabe o nome daquele tipo de plastico que transporta a luz semelhante aos que existem nos comandos do ar??
Pensava em mandar imprimir numa tipografia offset os meus manometros para ficarem a trabalhar com leds. K axam?
 
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