Ajuda/opiniao turbo prob

Boas

A ver se os entendidos, podem dar uma ajuda/opinião para o prob com o meu Ibiza. O carro é um 1.9tdI

Então é assim:

Já à algum tempo que o carro andava a falhar, entrava em safe, e isto acontecia sempre em quinta. Podia esticar uma quarta que não acontecia, mas em quinta aos 120, 130, 140 (quando lhe apetecia!) entrava em safe mod. Em quarta nunca me aconteceu.

De seguida desligava e ligava o carro e era na boa... tudo normal outra vez!

Ja tive o carro ligado ao vag e o erro que aparece é este:

1 Fault Found:
17965 - Charge Pressure Control: Positive Deviation
P1557 - 35-10 - - - Intermittent


Na altura, o meu colega disse-me que podia ser a MAF ou medidor de massa de ar.

Entretanto levei o carro à WW aqui em Coimbra (automaran) e lá disseram que o problema era do intercooler, que tinha uma fuga e tal! Foi substituído... larguei 285€ mais IVA e para meu espanto o carro esta igual.

Voltei à oficina a reclamar e agora diz que vão fazer uma limpeza ao turbo e talvez mudar a n75... conclusão:eek:utra vez a pagar mais não sei quanto e diz que não tem garantias que fique em condições. Se não ficar bom, que tem de levar mesmo um turbo novo. Fui lá por o carro à pouco, lá para a tarde ja deverei ter noticias.

Já agora, eu falei-lhes da MAF e eles dizem que nao deve ser dai o problema.

Agora gostava mesmo era de ouvir as vossas opiniões/soluções... :claque:

Agradecido
 
Boas

A ver se os entendidos, podem dar uma ajuda/opinião para o prob com o meu Ibiza. O carro é um 1.9tdI

Então é assim:

Já à algum tempo que o carro andava a falhar, entrava em safe, e isto acontecia sempre em quinta. Podia esticar uma quarta que não acontecia, mas em quinta aos 120, 130, 140 (quando lhe apetecia!) entrava em safe mod. Em quarta nunca me aconteceu.

De seguida desligava e ligava o carro e era na boa... tudo normal outra vez!

Ja tive o carro ligado ao vag e o erro que aparece é este:

1 Fault Found:
17965 - Charge Pressure Control: Positive Deviation
P1557 - 35-10 - - - Intermittent

Na altura, o meu colega disse-me que podia ser a MAF ou medidor de massa de ar.

Entretanto levei o carro à WW aqui em Coimbra (automaran) e lá disseram que o problema era do intercooler, que tinha uma fuga e tal! Foi substituído... larguei 285€ mais IVA e para meu espanto o carro esta igual.

Voltei à oficina a reclamar e agora diz que vão fazer uma limpeza ao turbo e talvez mudar a n75... conclusão:eek:utra vez a pagar mais não sei quanto e diz que não tem garantias que fique em condições. Se não ficar bom, que tem de levar mesmo um turbo novo. Fui lá por o carro à pouco, lá para a tarde ja deverei ter noticias.

Já agora, eu falei-lhes da MAF e eles dizem que nao deve ser dai o problema.

Agora gostava mesmo era de ouvir as vossas opiniões/soluções... :claque:

Agradecido

O ibiza está reprogramado ou está stock
 
Boas,

Do Intercooler nunca poderia dar carga positiva. No máximo, se tivesse roto dava "Charge Pressure Control: Negative Deviation", já que o fluxo de ar não chegava ao sensor MAP.

Se o carro tiver stock, revê o tubo que vai da N75 ao Turbo e vê se tem alguma fuga. Pode-se ter rompido por aquecimento, e fazer com que a geometria do Turbo não mecha. Pode ser também a geometria com alguma prisão, que faça com que esta mesmo não controle e faça desvio.

Assubia muito?
 
A tua geometria não tá a ter movimento certo então .

Revê os tubos de vacuo da N75 ( solenoide ), vê se têm alguma fuga. No da EGR e na valvula de Shutdown escusas de ver, mas no do Turbo, e no que vem do Servo-Freio é essêncial.

Se tiveres acesso a um elevador, ou algo semelhante e conseguires ver o batente da geometria, tenta mexer-lo. Se tiveres a geometria presa, esse batente não vai mexer, e dai o excesso de pressão.
 
Obrigado pela resposta!

Mas tal como disse em cima, o carro esta na oficina!

Disseram-me que iam fazer uma limpeza ao turbo, ver tubos e afins. Que em 95% dos casos isto resolve o problema.

A minha questão/duvida é se o que eles fizeram é o procedimento normal... pois eu não tenho conhecimentos para estas andanças :)

E deixaram-me algo preocupado quando me disseram que se isto ainda não resolvesse o problema tinha de levar um turbo novo (€€€€) :cryy:
 
acho q a primeira "solucao" que te deram ja devia ter dado pa aprenderes um pouco amigo, andam ai muitos mecanicos e alguns ate bastante bons, mas bons em carros de 1900 e troca o passo que pensam que tudo é chaves de rokete e parafusos, nestes tdi´s 90_% dos stresses como tu tens sao tubos rotos,n75 fodidas e geometrias presas, ve se nao te enganam outra vez.
nao que o facam de proposito claro, mas nada como uma pessoa que desmonta turbos todos os dias pa ter experiencia do caso...

falo pk sei bem o k isso é...cada um dizia sua coisa..lol
 
Pelo avatar dele , é um PD100....

Não tem n75, mas sim a caixa das electroválvulas...

Como todos sabem..

Ele apenas diz que é 1.9TDI...

Cumps

" 17965/P1557/005463 - Charge Pressure Control: Positive Deviation
Possible Symptoms

* Reduced power output
* Limp mode

Possible Causes

* Boost Pressure too High
* Hoses/Pipes incorrect connected, disconnected, blocked or leaking
* Charger Pressure Control defective
o VNT (variable nozzle turbo): nozzles stuck
* Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75) defective

Possible Solutions

* Check Hoses/Pipes to/between Components
* Check Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75)
* Check / Clean / Replace Charge Pressure Control
o Check / Clean mechanism for variable nozzles"
 
Last edited:
Boas

Tal como já disse não percebo nada de mecânica e afins. Vou tentando saber qualquer coisa quando as coisas me acontecem e felizmente nunca tive grandes problemas com carros.

Tive um Opel 1204 de 1973 durante 13 anos com que andava todos os dias mais viagens covilha-castelo branco aos fins de semana e nunca tive problemas até ao dia em que rebentou o motor :(

Depois tive um Golf 2 durante dois anos em que a única coisa que precisava era de gasolina e mudanças de óleo, estava impecável a maquina. :respect:

E agora tenho o Ibiza à um ano e qualquer coisa. E ate agora o único problema é o que esta a acontecer agora.

Enquanto tive os outros carros, sempre que tinha problemas tinha uma oficina de uns colegas que sempre me resolveram os probzitos que iam aparecendo, mas era na Covilhã.

Actualmente estou em Coimbra, onde não conheço ainda oficinas nem coisa do género por isso resolvi ir com ele à Automaran (ofina da VW) pois penso que se pode pagar mais um pouco mas tem a meu ver alguma garantia de um serviço em condições.

Para terminar, vim agora da oficina e o carro vai ter de levar um turbo novo. Estiveram a mostrar-me o turbo aberto e o problema é um anel com uns encaixes que têm um bocado de desgaste, e isso faz bloquear o turbo quando estes ficam "um por cima do outro" (não sei se me fiz entender! :rolleyes:)

Agora se é um PD100 nao faço ideia. Mas se esta foto ajudar a identificar aqui fica



cumps
 
Last edited:
Pela traseira é PD100
Pela tampa motor é um PD130

No DUA qual é o código de motor..

Para mim o problema tá nas tubagens que vão á caixa das electroválvulas(Na foto por cima do vaso de expansão do G12) ou Geometria presa...
 
Agora não te condigo dizer, não tenho nem os documentos nem o carro comigo, mas oportunamente ja coloco!!

;)
 
Back
Top