Ajuda! Mistério do motor aos saltos e vibração=S

Independentemente do combustível, penso que possa acontecer o mesmo. Não te posso afirmar com certeza mas é melhor dares uma vista de olhos o quanto antes.
E se realmente o nível do óleo está acima, então é mesmo de desconfiar. está quanto mais acima? consegues por foto?
já agora, no título do tópico referes vibração, que tipo de vibração é e como é que a sentes? É quando arrancas uma vibração no pedal do acelerador?

Tipo as varetas de óleo dos ibizas tem uma curva depois tem uma parte "riscada" que é onde entra o mínimo e o máximo do óleo, depois tem uma parte lisa e curva outra vez e depois é a direito até lá acima. O meu nível, está onde começa a curva de cima. Ou seja, acima da parte riscada...um pouco ainda acima.
Nao amigo, a vibração que sinto é ao relanti, o motor parece que está a tremer mais que o normal...e quando ele dá mesmo a avaria, que começa a luz a acender e a piscar, esse tremer triplica, como se o carro tivesse a 2 ou 3 cilindros...e perde potência. Agora como está só sinto ao relanti
 
pois, era mais ou menos como o meu tinha o nível do óleo. no dia que fiquei apeado a vareta estava toda molhada até acima mas pensei que fosse tipo "espirrado" devido ao aparato. mas no dia seguinte o mecânico confirmou que estava o nível mais de metade do que devia.
Vê isso o quanto antes e evita andar com o carro.
 
pois, era mais ou menos como o meu tinha o nível do óleo. no dia que fiquei apeado a vareta estava toda molhada até acima mas pensei que fosse tipo "espirrado" devido ao aparato. mas no dia seguinte o mecânico confirmou que estava o nível mais de metade do que devia.
Vê isso o quanto antes e evita andar com o carro.

sim ele agora só vai andar amanhã, e é de casa para a Seat diretamente
 
ali3ncorp se te chamei a atenção que era um carro a gasolina foi por algo. os motores sao totalmente diferentes, se for gasolina para o oleo nao é vedantes, é bem pior.
 
Não vi o teu post...
Eu disse precisamente isso, que sendo a gasolina poderia ser igual mas que não tinha a certeza.
mas em algo concordamos... pode ser coisa grave se realmente está o nivel do óleo estiver a subir, e parece que está.

Já agora se poderes adiantar o que pode ser, acho que seria utíl para o Filipe_Santos
 
epá se calhar até tive cabeça fria... curiosamente estava super calmo, não sei se por já começar a ser habito ficar empanado ou se por nem estar a ver a gravidade da situação.
A verdade é que aquilo foi um aparato do caraças. uma coisa que nunca tinha visto. era uma nuvem de fumo branca tão espessa e grande que nem via nada para trás. imagino o cagaço de quem vinha atrás de mim. e nem ia a puxar, ia a uns 80km/h não mais de 90km/h.
Ao ficar sem controlo no carro e ao ver ele a acelerar sozinho, a única coisa que me ocorreu foi mesmo desligar para deixar de acelerar e parar de fazer fumo e depois com o balanço (que não era muito pois estava a começar uma subida) encostar o carro. quando saí ainda ficou a deitar uma fumaça pelo escape.

Sinceramente não sei o que poderia ter acontecido se não o desligasse. ou se incendiava por andar o gasóleo ali a passear na admissão ou se calhar rebentava com o motor por tb lá ter gasóleo misturado com o óleo.

bem, aconselho mesmo que o Filipe_Santos comece por ver então primeiro o nível do óleo e depois a situação dos vedantes dos injectores. eu tinha dois lixados e um bom, mas optei por substituir os todos. fica mais ou menos em 30eur cada vedante epá, mas acho que é um preço baixo tendo em conta o que se pode prevenir.

basicamente mesmo desligando o carro com a chave nesses casos o motor não costuma parar e não há forma de o parar... depois incendeia... por isso tiveste muita sorte. sinceramente não sei como parar o motor nesses casos.
 
Last edited:
Por acaso o gajo do táxi que me foi buscar disse o mesmo.. que não sabia como tinha conseguido parar o carro porque normalmente não desliga. se calhar foi o facto de ter desligado praticamente logo que aconteceu a situação.
Desde que me apercebi do aparato (acelerador sem responder, e fumarada branca), devem ter passado não mais de 5seg ou até menos não sei, só sei que foi tudo muito rápido.

o taxista disse-me que nestes casos que deveria por tipo uma quinta e largar a embraiagem ah cão para ele dar um solavanco, engasgar e ir a baixo. se é verdade ou se funciona não sei, e espero nunca precisar de saber.
Na altura não me apercebi da real gravidade da situação, se calhar se o gasóleo tem andado mais tempo por ali, acabava mesmo por fazer incêndio. na altura que parei e que liguei para o mecânico a dizer o que se tinha passado e que o carro ia para a oficina, até se pensou que seria o turbo e que o fumo seria do óleo e não do gasóleo.
 
ja disse o que faria se o carro fosse meu logo no inicio do tópico.

quando um carro a diesel fica a trabalhar sozinho é engatar o carro e travar ate que o motor va abaixo.
nesse caso nao há problema de incêndio algum....
 
Pensei que tinhas já uma ideia mais concreta do que poderia ser, mas sim vi que disses-te para fazer um teste de compressão.
quando falas em travar o carro até ir abaixo falas com o travão de mão ou de pé? engatar uma mudança alta ou baixa?
o pior é que acho que o carro nem sequer estava a andar mesmo engrenado, acho que só ia mesmo com o balanço, mas foi muito rápido e não posso confirmar.

dizes que não haveria perigo de incêndio, referes-te no meu caso em particular ou no caso de fazer o processo que falas-te até ir a baixo?
É sempre bom ter o máximo de info possivel. ;)
 
nao estando com o carro é difícil de ver. as vezes nem com eles é facil.

se meteres uma mudança que seja (alta melhor) e travares com o pé o carro vai abaixo ao largar embraiagem como se fosses um maçarico a arrancar. nesse caso nao ha problema de incêndio pois quando notas tu paras.
 
ah ok... percebi, não houve perigo de incêndio porque se desligou o carro a tempo...
não sei se fico mais descansado ou mais enervado por saber que poderia ter corrido mal lool :s
 
Foi precisamente isto que me aconteceu, com a diferença que o carro desligou, pelos vistos ou por sorte ou por ter sido rápido a faze-lo.
Apesar de ter ficado calmo, podem imaginar o susto que não é.

Se calhar se o carro não desligasse, talvez eu tivesse ficado digamos que assustado e sem saber o que fazer. Deve ser uma sensação terrivel ver o que conseguimos com o esforço do nosso trabalho ir ah vida.
 
a sério? não parava? então deve ter sido por isso.
de qualquer forma tem as juntas cegas e não tem o tubo que faz a circulação dos fumos? não fica a mesma coisa que com o supressor? a nível de mecânica?
eu deixei assim por ficar mais barato e não ter stress na IPO. depois tive de desligar electronicamente para não dar erro?
já agora pergunto, e se a egr estivesse de origem? desligaria?
Quando não se consegue desligar digamos que só para quando o motor entregar a alma não?
 
moço estas a complicar o facil. o corpo da egr tem uma bolboleta separada da valvula da egr. quando se tira o corpo fora os carros ficam com um parar a trator porque essa borboleta também vai fora.
ao desligares a chave ele fechou a borboleta normalmente e o motor parou.
se nao a tivesses (como muitos outros andam sem ela) engatavas uma mudança como disse antes.
 
ok estou a perceber. pensei que com a egr desactivada electronicamente que a borboleta nem funcionava, já percebi que funciona.
 
Bem pessoal, após algum tempo fora derivado a serviço, já estou de volta e o misterioso problema do motor aos saltos acabou. Pelos vistos, era uma válvula partida=X o gajo mediu a compressão do motor e faltava compressão, então teve a ver e disse que tinha uma válvula que lhe faltava um bocado=O eu não percebo muito disto, é fácil isto acontecer? Que pode levar a isto?
Epah até agora o carro nunca mais voltou a fazer o mesmo, mas mesmo assim ao ralenti, acho que ainda treme um pouco mais que o normal mas pronto agora até pode ser paranoia minha porque de resto parece portar-se bem.
 
Back
Top